Há magia escondida nas histórias dos nossos antepassados. Num mundo em que estamos constantemente a perder a nossa ligação à natureza selvagem e ao mistério da vida, pode parecer que perdemos a capacidade de nos lembrarmos de onde vimos. Mas quando cultivamos um sentimento de pertença ancestral, entramos num vórtice magnético de memória; um lugar onde existe um sentimento de lar dentro de nós e dentro dos nossos ossos.

Este post é um convite para recordar a sua pertença à terra e a profunda natureza selvagem que existe dentro de si, bem como o ADN da sua linhagem ancestral que ainda vive nas suas células. Quando se apercebe de todas estas coisas, muito do seu desejo de se sentir em casa começa a desaparecer.

O que é que imagina?

Quando pensa nos seus antepassados, o que é que lhe vem à cabeça?

Talvez sejam os seus avós ou bisavós. Talvez sejam as pessoas que são mais importantes na sua vida neste momento. Mas e se houvesse mais do que isso? E se a "ascendência" não fosse apenas a sua linha familiar direta, mas também os antepassados afins - aqueles com quem partilha uma ligação com base na vocação, identidade cultural ou mesmo prática espiritual?

A ancestralidade também engloba antigos antepassados mortos - aqueles de que nunca saberá os nomes e os antepassados não recordados da sua "linhagem de afinidade". E depois há os antepassados mais do que humanos do reino dos cogumelos, das árvores antigas e do cosmos infinito. Tudo isto está ligado à própria fibra do nosso ser, que devemos recordar e reclamar como nosso lar.

Linhagem ancestral

Como é que me posso ligar mais profundamente à minha linhagem ancestral?

Como posso ligar-me ao solo, às plantas e aos animais dos meus antepassados? Como posso usar os resultados de um teste de ancestralidade para os traduzir em sabedoria real? Como posso encontrar ligações ancestrais para além das fronteiras nacionais dos dias de hoje? Reconectar-se à sua linhagem ancestral é lembrar-se de que pertence.

Explorar a linhagem ancestral de uma pessoa pode ser uma caça ao tesouro para toda a vida. À medida que passa de uma pista para a seguinte, vão-se revelando pedaços e fragmentos de informação sobre os seus antepassados. Abaixo estão 11 formas de o ajudar a ligar-se à sua linhagem ancestral.

Linhagem ancestral

Ligar-se às suas raízes ancestrais

1) Fazer um teste de ADN

Recomendo que faça um teste de genealogia para descobrir as suas raízes ancestrais, o que tem sido uma experiência esclarecedora para mim, mostrando-me como os meus antepassados migraram de um lugar para outro e como se juntaram ao longo do tempo para criar a minha herança única.

O ADN é uma das melhores formas de ligar os indivíduos aos seus antepassados numa escala temporal alargada. A sua capacidade de reconstruir relações ao longo de milénios e ao longo de milhares de quilómetros faz dele uma ferramenta poderosa para revelar a história humana. Pode dizer-nos quem foram os nossos antepassados e onde viveram. Pode até dizer-nos como a nossa espécie mudou em resposta aos ambientes em que vivemos ao longo de dezenas deNesta perspetiva, pode ver-se como um elo de uma cadeia que se estende ao longo do tempo e através do globo. Essa história profunda merece ser celebrada.

2) Estudar a terra que os seus antepassados habitaram

Uma componente fundamental para restabelecer a ligação com a sua linhagem ancestral é aprender a história, a cultura e a geografia da terra de onde os seus antepassados vieram. Isto ajudá-lo-á a compreender melhor como era a vida para eles, quem estava no poder quando eles viviam lá e de onde os seus antepassados vieram antes disso. Aprender sobre a terra de onde vem ajudá-lo-á a aproximar-se da suasentido de lugar para que possas compreender melhor quem és verdadeiramente.

A sua alma está ligada à terra dos seus antepassados como um cordão umbilical. Viver de uma forma que honre e respeite a sua origem, quem eram os seus antepassados e o que representavam, ajudá-lo-á a aprofundar a sua ligação e a sua compreensão da linhagem ancestral.

3) Registe as histórias da sua família

Sei que, para alguns de vós, pode ser impossível ligarem-se às vossas linhas ancestrais através da história oral dos membros da família. Podem ter sido adoptados, ou talvez se tenham separado conscientemente da vossa família para protegerem a vossa saúde mental e o vosso bem-estar. Se é esse o vosso caso, podem saltar esta secção, sabendo que ainda têm muitas formas de se ligarem às vossas linhas ancestrais.Mas se tiver acesso a relatos orais ou escritos, encontre uma forma de registar estas memórias. Aprenda estas histórias e grave-as no seu coração. Guarde-as para as gerações futuras, para que estas histórias não se percam, como tantas outras histórias anteriores.

4) Pesquisar registos públicos

Vivemos numa época em que podemos descobrir os segredos dos nossos antepassados através de registos públicos. Comece por obter uma conta de avaliação no site Ancestry.com e faça algumas pesquisas nesse site. Algumas bibliotecas oferecem software de antepassados gratuitamente e podem até ter grandes colecções de recursos de genealogia. Em cinco minutos de pesquisa, consegui encontrar o registo de imigração do meu bisavô para a sua passagemDepois, segui o rasto da sua migração através do Canadá até se estabelecer em Connecticut para cultivar. A igreja Mórmon também mantém registos detalhados a que qualquer pessoa pode aceder. Também o encorajo a verificar o que os Arquivos de História Suprimida têm para oferecer.

5) Construir um altar ancestral

Os altares ancestrais são ferramentas poderosas para refletir sobre aqueles que vieram antes de si e podem ajudá-lo a ligar-se aos antepassados no reino espiritual. Este altar pode ter qualquer aspeto, por isso não se preocupe demasiado com o aspeto que deve ter ou com a quantidade de coisas que deve colocar nele ou qualquer coisa do género.

Ao preparar o seu altar ancestral, tenha em conta as suas linhagens ancestrais e os sistemas de pensamento indígenas. Como é que se alinha com os elementos? Como é que eles influenciam a sua espiritualidade?

Honre os seus familiares falecidos ou outras pessoas que já faleceram. Coloque fotografias, relíquias de família e outras recordações no altar, juntamente com várias velas votivas. Acenda as velas em memória das pessoas que homenageia, dizendo os seus nomes em voz alta e expresse votos de felicidades. Sente-se em silêncio durante algum tempo e concentre-se no que sente.

6) Aprender os modos de alimentação dos seus antepassados

Uma forma de entrar em contacto com as suas raízes é concentrar-se nas tradições alimentares dos seus antepassados. A Internet pode oferecer-nos uma janela para a história e para as diferentes tradições culinárias. Aprenda sobre algumas das tradições e alimentos mais importantes que os seus antepassados poderão ter apreciado. Com este conhecimento, prepare uma refeição comemorativa para partilhar com a família.

7) Mergulhe no seu património através da literatura

O conjunto da literatura criada por pessoas que partilham uma cultura, uma língua ou uma religião distinta é designado por literatura étnica. A leitura deste tipo de literatura pode ajudar-nos a ter uma visão da vida a partir da perspetiva de outras pessoas que partilham a mesma herança. Faça alguma pesquisa na Internet para encontrar literatura que represente a sua herança ou visite a biblioteca pública local ou a biblioteca da universidade, para procurar eler alguma literatura étnica.

8) Descubra a arte dos seus antepassados

Explore o mundo do artesanato tradicional, aprendendo sobre o artesanato e as artes populares dos seus antepassados. O artesanato inclui uma grande variedade de tipos de trabalho em que os objectos úteis e decorativos são feitos completamente à mão ou utilizando apenas ferramentas simples. A arte popular refere-se à arte produzida por uma cultura indígena ou por outros artesãos trabalhadores.A sua utilização é mais utilitária e decorativa do que puramente estética, tendo frequentemente um significado cultural e/ou religioso.

9) Aprecie a música e a dança dos seus antepassados

Ao aprender sobre o seu património, tente aprender canções e danças que tenham sido transmitidas de geração em geração. Cantar e dançar pode ser uma óptima forma de estabelecer contactos com pessoas que partilham um património semelhante. Faz parte do que nos torna humanos: a capacidade de transmitir conhecimentos de uma pessoa para outra. É nas nossas canções e danças, que muitas vezes reflectem valores culturais importantes, crenças eE ajuda a manter essas linhas de vida vivas para as gerações futuras.

Muitas canções tradicionais são cantadas no seio da mesma família ou comunidade étnica há várias gerações, podendo por vezes remontar a locais de origem como a Grã-Bretanha, a Europa e a África; outras pátrias que reflectem a herança cultural diversificada da América.

10) Ligue-se aos seus antepassados através da língua

A língua é a alma de uma cultura e a perda de uma língua pode ser devastadora. Os imigrantes trouxeram as suas línguas nativas para os Estados Unidos, mas quando o inglês ganhou mais importância, muitas famílias deixaram de falar a língua dos seus antepassados. Pode redescobrir as suas raízes aprendendo a língua nativa dos seus antepassados.

Embora possa não ser possível tornar-se fluente na língua dos seus antepassados, aprender algumas frases e talvez uma ou duas canções é um ótimo presente. Pode encontrar muitos tutoriais e vídeos no YouTube hoje em dia.

Rastreando a linhagem ancestral do meu marido - Círculo de Drombeg no Equinócio da primavera - Condado de Cork, Ir-

11) Fazer uma peregrinação aos antepassados

Se puder, visite as terras ancestrais do seu povo. Toque no solo, beba dos poços, coma a comida e respire o ar. Faça alguma pesquisa antes de ir para que possa planear a visita a locais importantes para os seus antepassados, como poços sagrados, locais de enterro sagrados e espaços de reunião. Veja se pode visitar a aldeia onde um dos seus antepassados nasceu. Ao fazê-lo, terá uma visão mais profunda deligação com esses lugares que é incrivelmente poderosa.

Reflexões finais

Ao entrar no seu interior para descobrir a sua própria linhagem ancestral, pode surpreender-se com o que descobre. Ao ligar-se aos seus antepassados desta forma, pode encontrar aquela incrível fonte de pertença que tem faltado durante toda a sua vida. É uma prática essencial para nós hoje em dia, uma forma de curar a nossa ligação perdida à terra e uns aos outros. Pode ajudar-nos a perceber o amor pelo lugar onde estamos nestaplaneta que talvez nunca tivéssemos pensado ser possível antes.

A principal conclusão deste post é que a linhagem ancestral pode ser profundamente significativa para muitos de nós, especialmente para aqueles que não têm um sentido de herança tão forte e se sentem distantes das suas raízes culturais. Idealmente, a ligação aos seus antepassados pode dar-lhe um sentimento mais forte de si próprio. Para algumas pessoas, penso que sim, mas não para todos. No entanto, no mínimo, pode ser umuma forma interessante de aumentar o seu sentido de auto-consciência e de aprender algo novo sobre si próprio.

Gladi Tor

Por Gladi Tor