Vamos fazer uma tintura de verbena azul!

A verbena azul é uma das muitas plantas nativas que cultivo no meu jardim bioregional. Tenho uma forte afinidade com ela porque é uma planta bonita e vibrante, fácil de cultivar e com muitas utilizações importantes para a saúde humana. Colho à mão os topos floridos e as folhas desta planta assim que estão prontos, normalmente a meio do verão, e depois faço imediatamente uma tintura de verbena azul a partir da planta frescaNão só a verbena azul é uma óptima planta medicinal, como as suas flores azuis brilhantes atraem uma variedade de abelhas e são um ótimo complemento para qualquer jardim!

Para que serve a tintura de verbena azul?

A verbena azul é uma planta encantadora e uma importante erva nervosa, sendo uma excelente tintura para quem tende a acumular tensão e aperto no corpo, particularmente na parte superior das costas, ombros e pescoço. É um poderoso antídoto para a tensão e o stress, especialmente quando a fonte do stress é tentar controlar coisas que estão fora do seu controlo,Esta tintura de verbena azul oferece apoio emocional e físico ao sistema nervoso e ao sistema reprodutor do corpo. Pode ajudar a acalmar a agitação pré-menstrual ou os sintomas associados à menopausa.

Porquê fazer a sua própria tintura?

As tinturas de ervas são uma óptima maneira de preservar o poder das plantas e manter as suas qualidades úteis à mão para quando precisar delas. Gostamos de fazer as nossas tinturas com álcool orgânico, mas também pode usar vinagre ou glicerina.

Para ter a certeza de que eu e a minha família estamos a tirar o máximo partido das ervas medicinais que consumimos, prefiro fazer as minhas próprias tinturas de ervas em casa. Isto permite-me controlar exatamente quais as partes da planta que são utilizadas para fazer as minhas tinturas (normalmente: raízes, caules, sementes ou folhas), qual o solvente ou agente de transporte que estou a utilizar (frequentemente álcool) e quanto tempo deixo as ervas de molho antes de coarFazer as suas próprias tinturas garante que sabe exatamente o que está a consumir!

Se está a começar a trabalhar com ervas medicinais, consulte este artigo útil: Comece um fantástico boticário caseiro com estas 22 ervas e ferramentas indispensáveis

Aqui está como fazer a tintura de verbena azul:

  1. Colha à mão os belos topos floridos e as folhas delicadas (sem caules ou raízes) da verbena azul em meados ou no final do verão. Certifique-se de que colhe apenas de plantas que tenham sido cultivadas organicamente e que não estejam perto de quaisquer áreas que possam estar contaminadas com pesticidas ou outros produtos químicos. Após a colheita, apare quaisquer flores ou folhas que estejam descoloridas ou danificadas.
  2. Corte-os grosseiramente com uma faca para expor os sucos da planta.
  3. Encha um frasco com cerca de 2,5 cm a menos de ervas frescas e depois cubra-o até ao topo com vodka a 100º, certificando-se de que todas as partes da planta estão completamente submersas. Usar um frasco suficientemente grande para caber todo o material da planta, com espaço para encher com vodka até ao topo, ajudará a evitar a oxidação ou o crescimento de bolor.
  4. Selar o frasco e agitar. Tintura durante 6-8 semanas, agitando de poucos em poucos dias.
  5. Coe as ervas e engarrafe-as em frascos de vidro âmbar para armazenamento a longo prazo. As tinturas não abertas podem durar vários anos se forem armazenadas num local fresco e escuro.

Para utilizar a tintura de verbena azul, tomar algumas gotas, conforme necessário, debaixo da língua ou adicionadas a água, chá ou sumo para uma rápida absorção e máxima eficácia.

Conservar num local fresco e seco, ao abrigo da luz.

Abaixo está um vídeo maravilhoso sobre como fazer uma tintura de verbena azul de April Graham, uma colega herbalista. Ela realmente detalha todo o processo e é real, honesta, realista e divertida como o inferno também.

Um guia simples sobre como fazer e utilizar a sua própria tintura de verbena azul. Quer seja novo nas abordagens holísticas ou alternativas de cura ou já faça tinturas há anos, espero que este post tenha sido útil e informativo. Se estiver interessado em ler mais sobre os benefícios da verbena azul e a sua história, aconselho-o a consultar o seguinte artigo: Tintura de verbena azulVervain: The Hidden Aspects Of A Magical Medicinal Herb. Veja também outros artigos sobre ervas no nosso blogue se estiver interessado em obter mais informações.

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor