Uma coisa que aprendi durante esta pandemia é que, na verdade, gosto do ritmo mais lento da vida. Nunca me importei de estar em casa, na verdade, sou uma pessoa muito caseira, mas descobri que gosto realmente de não ter tantas obrigações. Gosto de ter mais tempo para desfrutar da minha casa e da minha família. Espero que também esteja a desfrutar e a tirar o melhor partido deste ritmo mais lento.

Reparei que a situação em que nos encontramos despertou o interesse de muitas pessoas em explorar a vida simples, a fitoterapia, a jardinagem e um estilo de vida mais sustentável e natural.

Acredito firmemente que uma vida mais próxima da natureza pode ser um grande benefício para a nossa saúde e para o bem-estar mental.

Uma das formas de adotar este estilo de vida é começar a comer de forma mais próxima da dos nossos antepassados. Procure e aprenda sobre os alimentos selvagens disponíveis no local onde vive. Acredito sinceramente que existe magia nestas plantas selvagens e também uma medicina valiosa, que ainda agora começámos a compreender.

Foraging & Wildcrafting sua própria comida e medicina é tão importante, por algumas razões.

Em primeiro lugar, o facto de aprendermos a identificar, a procurar e a colher os nossos próprios alimentos torna-nos auto-suficientes de uma forma que não há muito mais.

Além disso, as plantas selvagens são normalmente mais nutritivas, com mais nutrientes e minerais do que as plantas convencionais.

Sair para a natureza é simplesmente bom para nós e está cientificamente provado que tem benefícios significativos para a saúde, tanto para o corpo como para a mente. A procura de alimentos também pode ser um bom exercício se envolver alguma caminhada.

Por último, a confeção dos seus próprios alimentos e medicamentos liga-nos mais profundamente à natureza e ajuda-nos a sintonizarmo-nos com os ritmos das estações, algo que os nossos antepassados provavelmente compreendiam muito bem, mas que parece que perdemos. Encontrar e preparar os seus próprios alimentos ajuda-nos a recuperar alguma dessa sabedoria ancestral perdida... não é fantástico?

Tenho a certeza de que há mais, mas estes são os que realmente se destacam para mim e a razão pela qual continuo a fazê-lo!

O que colher na primavera

A primavera é uma óptima altura para começar a procurar alimentos. Muitas das plantas que crescem bem na primavera são fáceis de identificar e deliciosas para comer. É também a altura em que muitas plantas medicinais começam a crescer novamente depois da sesta de inverno. A minha lista de plantas para procurar alimentos na primavera inclui alguns dos meus alimentos silvestres favoritos, bem como algumas plantas medicinais que estão a começar a aparecer no final do inverno ou no início da primavera(consoante a sua localização).

Esta lista do que pode ser colhido na primavera vai ajudá-lo a começar a sua aventura de colheita na primavera! Pode dar por si a aprender alguns truques novos ou mesmo a descobrir um novo vegetal sazonal favorito ou uma nova erva medicinal.

Erva-de-passarinho

A erva-de-bico é uma erva comum que podemos facilmente ignorar nos nossos quintais. A boa notícia é que é uma planta comestível e medicinal com muitos benefícios para a saúde! Leia mais para aprender a identificar a erva-de-bico, os benefícios para a saúde, os sósias venenosos... e muito mais!

Saiba mais

Dente-de-leão

Esta erva comum não é apenas nutritiva, mas tem sido usada há séculos na medicina herbal para tratar uma variedade de doenças. O dente-de-leão tem sido usado há milhares de anos para ajudar o corpo a livrar-se de toxinas. A investigação moderna confirma que o dente-de-leão aumenta a produção de bílis e estimula a digestão, o que ajuda no processo de desintoxicação.

Saiba mais

Fetos de cabeça de peixe

Colheita de fetos ( Matteuccia struthiopteris Como identificar, colher e preparar os fetos em segurança.

Saiba mais

Forsítia

Neste artigo, vou mostrar-lhe os benefícios e utilizações da forsítia, bem como a forma de fazer uma tintura, chá, xarope e bálsamo com esta bela planta.

Saiba mais

Mostarda de alho

A mostarda de alho é uma planta silvestre despretensiosa com um agradável sabor apimentado que faz lembrar a rúcula. Esta planta silvestre com um sabor delicioso é fácil de identificar e preparar, por isso é a planta perfeita para começar a sua incursão na recolha de alimentos.

Saiba mais

Lilás

A primeira coisa em que a maioria das pessoas pensa quando se lembram dos lilases é no seu aroma. As flores lilases são tão perfumadas que se sente o seu cheiro antes de as ver. Gosto de usar lilases na decoração da minha casa, mas descobri uma utilização ainda melhor para eles: na comida! Os lilases comestíveis são um deleite de primavera imbatível. Experimente-os numa destas receitas fantásticas.

Saiba mais

Erva-leiteira

Uma das minhas plantas silvestres favoritas da primavera é a serralha. Ouviu bem... a serralha é comestível e deliciosa! Quando cozinhada, tem um sabor e uma textura semelhantes aos espargos, e sim, pode colhê-la de forma sustentável sem prejudicar as monarcas.

Saiba mais

Agulhas de pinheiro

O chá de agulhas de pinheiro não só é delicioso, como também está repleto de vitamina C. É uma das ervas fáceis de apanhar em qualquer altura do ano. Experimente esta receita super simples de chá de agulhas de pinheiro.

Saiba mais

Urtiga morta roxa

A urtiga roxa é uma erva comestível selvagem altamente nutritiva que também tem muitas propriedades medicinais. Aprenda a identificar, preparar e utilizar a urtiga roxa.

Saiba mais

Rampas

Uma das primeiras coisas que anseio no início da primavera é a apanha de rampas. São nutritivas, deliciosas e versáteis quanto às suas utilizações culinárias. Aprenda a identificar, colher e preparar,

Saiba mais

Urtigas

Os benefícios para a saúde da urtiga (Urtica dioica) são apreciados há milhares de anos. Saiba como encontrar, identificar, colher e prepará-la.

Saiba mais

Lírio de truta

São muitas as utilizações do lírio-da-truta amarelo, desde ser uma fonte de alimentação ancestral até ter muitas propriedades medicinais. Saiba mais sobre esta planta pouco falada que, na minha opinião, merece mais atenção.

Saiba mais

Usnea

A Usnea é uma planta medicinal óptima para forragear e para ter à mão como tintura. Perfeita para quando se sente uma tosse ou uma constipação a chegar. Aprenda a forragear a Usnea e a fazer uma tintura medicinal.

Saiba mais

Violetas

As violetas tendem a crescer abundantemente, na verdade, são muitas vezes consideradas invasivas, o que é bom para nós, forrageadores e artesãos selvagens, o que nos permite colher violetas até ficarmos satisfeitos! Aprenda como colher e como usar esta planta deliciosa e medicinal.

Saiba mais

Considerações éticas sobre a procura de alimentos & Artesanato selvagem

A recolha de alimentos selvagens não se limita a ir para o bosque e apanhar o que encontrar. Há várias outras considerações que devem ser tidas em conta no seu processo de decisão antes de pensar em sair para recolher algo:

  • O que procura está na época?
  • Está localizado numa área de colheita ética?
  • É suficientemente abundante para que a sua colheita não prejudique a população? (Para qualquer coisa anual ou de vida curta)
  • Que efeito terá a remoção desta planta no ecossistema que a rodeia?

Há muito mais a considerar, por isso, se é novo no conceito de criação de animais selvagens, aqui está um artigo sobre criação ética de animais selvagens para o ajudar a começar: 9 Princípios básicos da criação ética de animais selvagens para principiantes

Gladi Tor

Por Gladi Tor