Abaixo encontrará as propriedades medicinais do gengibre, bem como uma receita simples para um chá de gengibre fácil de fazer e eficaz.

1) O gengibre é anti-inflamatório

O gengibre pode ajudar a aumentar a sua imunidade, de acordo com um estudo publicado em junho de 2021. Os investigadores descobriram que uma dieta anti-inflamatória que inclua gengibre é útil para prevenir infecções virais das vias respiratórias superiores. Os investigadores escreveram: "Considerando o envolvimento do sistema imunitário, o aumento da inflamação e o envolvimento do sistema pulmonar nas infecções por vírus respiratórios e o papel notáveldos alimentos anti-inflamatórios para os contrariar, recomenda-se a utilização de uma dieta predominantemente anti-inflamatória juntamente com protocolos de prevenção/controlo e tratamento." (1)

2) O gengibre é antibacteriano

Em 2011, um teste de laboratório descobriu que o gengibre provou ser mais eficaz do que os antibióticos no combate ao Staphylococcus aureus e ao Streptococcus pyogenes. A faringite estreptocócica, mais conhecida como faringite estreptocócica, é causada por uma destas duas bactérias. Um novo estudo de laboratório confirma que o gengibre tem efeitos antibacterianos significativos. (2)

3) O gengibre é antiviral

Para além de prevenir uma doença, o gengibre pode também ter uma atividade antiviral direta contra certos vírus. Um estudo descobriu que o gengibre fresco tem uma atividade antiviral direta contra o vírus sincicial respiratório humano in vitro. Outro estudo descobriu que o gengibre inibe a replicação viral na gripe e os investigadores concluíram que o gengibre pode ser potencialmente útil para o controlo do vírus da gripeinfecções. (3)

4) O gengibre alivia a congestão

O gengibre é um descongestionante natural e ajuda a diluir o muco nos pulmões. Prepare uma chávena de chá de gengibre e pegue em alguns lenços de papel!

5) O gengibre alivia a dor

Para além de combater as constipações, o gengibre pode ajudar a aliviar a dor. Os vírus respiratórios superiores, especialmente os da gripe, podem provocar dores musculares. Ensaios clínicos demonstraram que o gengibre também pode aliviar a dor menstrual, a dor muscular de início retardado (DOMS), a osteoartrite, a dor lombar crónica e as enxaquecas. Uma revisão afirmou que "A utilização do gengibre para o seu efeito de redução da dor é segura eprometedoras." (4)

gengibre para uma constipação

Receita de chá de gengibre para o frio

Ingredientes:

Esta receita é fácil de fazer e segura para qualquer pessoa com mais de dois anos de idade. Não só isso, mas também tem um ótimo sabor. Da próxima vez que você ou um dos membros da sua família sentir uma constipação a aproximar-se, porque não dar uma oportunidade ao gengibre para uma constipação para a aliviar.
  • 1 polegada de rizoma de gengibre fresco (raiz) cortado em fatias ou ½ colher de chá de gengibre seco.
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 1 ½ chávena (12 onças (0,45 kg)) de água

Direcções:

  • Coloque água numa panela, adicione o gengibre e deixe ferver suavemente.
  • Cobrir e cozinhar em lume brando durante 15 a 20 minutos.
  • Coe e adicione o mel e o sumo de limão.

Dosagem:

  • Os adolescentes e os adultos devem beber uma chávena 2 a 3 vezes por dia.
  • As crianças dos 2 aos 12 anos podem beber ¼ a ½ chávena, 1 a 3 vezes por dia, consoante a idade.

Nota: Se quiser um impulso extra anti-inflamatório e antiviral, pode adicionar ½ colher de chá de raiz de alcaçuz ao cozinhar o gengibre. O alcaçuz ajuda a aliviar dores de garganta particularmente fortes. Exceto para quem tem tensão alta, adicionar esta quantidade de alcaçuz é perfeitamente suficiente para 2 a 3 dias.

Reflexões finais

Quer esteja doente ou não, o gengibre é um ótimo complemento para a sua dieta. Tem propriedades anti-inflamatórias e é uma erva que aquece, com um sabor ligeiramente picante. Também é bom para a sua saúde digestiva e pode ajudar a aliviar as náuseas. O gengibre para uma constipação é um ótimo remédio natural e acessível!

Recursos & Referências

  1. Vahid, Farhad, e Diana Rahmani. "Can an Anti-Inflammatory Diet Be Effective in Preventing or Treating Viral Respiratory Diseases?" (Pode uma dieta anti-inflamatória ser eficaz na prevenção ou tratamento de doenças respiratórias virais? Nutrição Clínica ESPEN 43 (junho de 2021): 9-15. //doi.org/10.1016/j.clnesp.2021.04.009.
  2. Journal of Microbiology and Antimicrobials Vol. 3(1), pp. 18-22, January 2011 Available online //www.academicjournals.org/JMA ISSN 2141-2308 ©2011 Academic Journals
  3. Chang, Jung San, Kuo Chih Wang, Chia Feng Yeh, Den En Shieh e Lien Chai Chiang. "Fresh Ginger (Zingiber Officinale) Has Anti-Viral Activity against Human Respiratory Syncytial Virus in Human Respiratory Tract Cell Lines." Jornal de Etnofarmacologia 145, no. 1 (9 de janeiro de 2013): 146-51. //doi.org/10.1016/j.jep.2012.10.043.
  4. Rondanelli, Mariangela, Federica Fossari, Viviana Vecchio, Clara Gasparri, Gabriella Peroni, Daniele Spadaccini, Antonella Riva, et al. "Clinical Trials on Pain Lowering Effect of Ginger: A Narrative Review." Investigação em Fitoterapia: PTR 34, no. 11 (novembro de 2020): 2843-56. //doi.org/10.1002/ptr.6730.
Gladi Tor

Por Gladi Tor