A jardinagem como terapia?

A minha parte favorita do jardim é o meu jardim de chá. Adoro cultivar ervas pelo seu sabor em chás de ervas e pelas suas propriedades como medicamento, e ADORO estar ao ar livre e brincar na terra! É bom para a alma e para a minha saúde mental.

A jardinagem é para mim uma terapia, uma meditação e um lugar de contemplação tranquila. Há algo na jardinagem que me faz sentir em paz. Quando planto e cuido do meu jardim, sinto-me ligado à terra, à vida e, acima de tudo, ligado a mim próprio.

A jardinagem permite-me libertar-me do stress que nos é acumulado todos os dias e revitaliza-me para o resto do dia. Descobri que, ao jardinar, a minha mente fica mais clara e torno-me mais consciente de mim própria e do que me rodeia. É uma óptima maneira de voltar a mim num mundo em que as pessoas estão constantemente a dizer-nos o que devemos fazer e como devemos parecer, soar ou sentir.

Até a ciência apoia a ideia da jardinagem como terapia. Estudos descobriram que os terapeutas que utilizam a terapia hortícola apoiam a recuperação e melhoram o humor, resultando em estadias mais curtas em instalações de saúde mental e hospitais. A terapia hortícola está enraizada na ideia de que a interação com as plantas pode trazer bem-estar, quer se trate de cuidar de um jardim ou apenas de ter plantas em casa.

Estudos demonstram também que a natureza estimula o processo de cura. As pessoas que recuperam de uma cirurgia podem melhorar mais rapidamente se as árvores forem visíveis das janelas do hospital. Também tendem a tomar menos analgésicos e os enfermeiros fazem comentários mais positivos nos relatórios sobre os doentes que podem ver árvores das suas camas de hospital.

Por isso, se estiver a lutar contra o stress ou à procura de formas de se ligar à natureza, começar um jardim pode ser uma forma fácil de o fazer. E lembre-se, não tem de ser um jardim digno da HGTV, pode simplesmente cultivar ervas em alguns vasos ou apenas num pequeno pedaço de quintal.

Na verdade, a jardinagem como terapia pode ser tão simples como cuidar de uma planta em sua casa. Está provado que mesmo uma única planta de casa pode melhorar muito o seu bem-estar físico e emocional. Estudos têm demonstrado que as pessoas que cuidam de plantas - mesmo em circunstâncias stressantes - têm uma pressão arterial mais baixa, melhores padrões de sono e estados de espírito mais positivos do que as pessoas que não têm plantas de casa.

Não tem tempo para um jardim à escala real?

Que tal um pequeno jardim de ervas no peitoril da janela? Esta é uma óptima opção se quiser cultivar as suas próprias ervas, mas não tem espaço no local onde vive nem tempo para cuidar de um terreno. Com um jardim de ervas de interior, pode ainda colher todos os benefícios para a saúde da jardinagem como terapia. Na verdade, tudo o que é necessário são alguns pequenos vasos, alguma terra e algumas sementes. O jardim de ervas no peitoril da janela oferece todos estes benefíciossem o trabalho extra ou o espaço exigido por jardins maiores.

Aqui está um artigo sobre como começar um jardim de ervas de interior em frascos de pedreiro. Esta é uma óptima opção que também fica bonita no parapeito da sua janela. Jardim de ervas de frasco de pedreiro fácil de fazer

Ervas favoritas para o jardineiro principiante

Existem muitos tipos de ervas que podem ser cultivadas facilmente em casa, e todas elas são boas para a sua saúde! Algumas ervas podem ajudá-lo a relaxar; outras podem ajudá-lo a concentrar-se; enquanto outras ainda podem ajudá-lo a dormir melhor ou apenas a cheirar bem (o que é importante!). Aqui estão algumas das minhas favoritas, juntamente com algumas dicas para começar:

  1. A hortelã é uma planta prolífica que pode tomar conta de um canteiro inteiro se você deixar. Plante a hortelã em um recipiente ou canteiro elevado em pleno sol ou sombra parcial. Ela se dá melhor em solo úmido e prefere ser regada frequentemente com água fria. Se você tiver espaço para apenas uma planta de hortelã, eu recomendo a hortelã - ela tem alto teor de mentol, o que a torna ótima para cozinhar e para remédios (especialmente pastilhas para a garganta). A hortelã-pimenta éótimo para problemas digestivos e tem sido usado medicinalmente desde os tempos antigos.
  2. A erva-cidreira é um membro da família da hortelã (juntamente com a hortelã-pimenta e a hortelã-verde), o que a torna fácil de cultivar e divertida de utilizar na culinária. A erva-cidreira é uma bela adição a sobremesas, compotas e molhos. As suas propriedades calmantes tornam-na uma óptima erva para utilizar com crianças - pode adicioná-la à água do banho, ao chá ou à comida sem preocupações. Os óleos voláteis têm efeitos sedativos ligeiros no sistema nervoso,Além disso, o bálsamo de limão funciona bem como agente antiviral.
  3. O alecrim é uma erva aromática, com cheiro a pinho, que pode ser utilizada em muitos pratos. Os benefícios medicinais da planta também são extensos. É fácil de cuidar, o que a torna um complemento ideal para o seu jardim no quintal.
  4. Embora a camomila seja normalmente classificada como uma planta anual, ela auto-semeia-se a um ritmo tão rápido que faz a replantação para a estação de crescimento seguinte. O resultado é uma bela abundância destas flores. A camomila floresce melhor ao sol pleno ou à sombra parcial. No entanto, se estiver a cultivar camomila num clima quente, é melhor inclinar-se para a sombra parcial, uma vez que demasiado sol pode acidentalmentefritar as flores.
  5. Sálvia: O chá de sálvia está repleto de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, podendo promover a saúde da pele, oral e cerebral, bem como diminuir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, entre outros benefícios.
  6. A calêndula tem muitos benefícios para a saúde e está repleta de antioxidantes que neutralizam os efeitos nocivos do stress oxidativo no seu corpo. Além disso, possui compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar a aliviar os sintomas da inflamação crónica.

Se quiser saber mais sobre como cultivar e utilizar ervas medicinais para chá medicinal, consulte o meu artigo: Ervas medicinais para chá: dicas para cultivar o seu próprio jardim fantástico

Espero que isto o inspire a tentar cultivar as suas próprias ervas aromáticas. Sei como é gratificante colher ervas frescas quando são necessárias, quer seja no parapeito da sua janela, em vasos na sua varanda ou numa parte do seu quintal. Boa sorte, viva de forma saudável e cultive uma abundância de ervas aromáticas!

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor