Hortelã

Lamiaceae

Descrição: Planta perene de caule quadrado, até 2 pés de altura; espigas terminais de pequenas flores roxas, cor-de-rosa ou brancas; folhas dentadas opostas; altamente aromática.

Resistência: Para a zona 4

Peças utilizadas: Folhas

Os benefícios da hortelã para a saúde

A hortelã tem muitos benefícios para a saúde, desde acalmar as dores de barriga até ajudar a reforçar o sistema imunitário, a hortelã é uma erva doméstica valiosa que não deve ser ignorada.

Esta erva também é fácil de cultivar e fá-lo com um abandono selvagem. Certifique-se de que não a planta onde não possa controlar a sua propagação. Eu gosto de a plantar em grandes recipientes, para que não tome conta de todo o meu jardim.

A hortelã é incrivelmente versátil e é uma erva útil e bem-vinda em todos os lares. A hortelã sente-se em casa numa chávena de chá revigorante, num extrato de ervas ou adicionada a muitas receitas.

A hortelã-pimenta, a hortelã-espinhosa, a hortelã-chocolate, a hortelã-maçã, a hortelã-ananás e a hortelã-laranja são apenas algumas das espécies da família das Lamiaceae ou hortelã.

Talvez mais conhecida pela sua capacidade de acalmar a barriga, esta erva encontrou o seu lugar entre as mais veneradas ervas calmantes digestivas. Utilizo esta erva com frequência e considero-a uma deliciosa adição à minha chávena de chá matinal. Não só é calmante para a barriga, como também é revigorante e restauradora!

Potenciais benefícios da hortelã para a saúde

1.) Gestão dos problemas gastrointestinais

A hortelã é uma erva calmante que as pessoas usam há milhares de anos para ajudar a acalmar uma dor de estômago ou indigestão. A hortelã é conhecida no mundo da medicina herbal como um carminativo e um agente antiespasmódico, devido à sua capacidade de reduzir as cólicas estomacais, a indigestão, a dor e o desconforto. A hortelã é muito calmante para condições como a síndrome do intestino irritável (SII), azia e náuseas.

2.) Aliviar os sintomas da constipação comum

A hortelã contém mentol, um descongestionante aromático que pode ajudar a quebrar a fleuma e o muco, facilitando a sua expulsão.

3.) Alergias

As plantas de menta contêm um agente antioxidante e anti-inflamatório chamado ácido de Rosmarinus. Um estudo de 2019 em ratos descobriu que o ácido de Rosmarinus reduziu os sintomas de asma quando comparado com um grupo de controlo que não recebeu um suplemento. A família de plantas de menta fornece uma gama de compostos de plantas que têm efeitos anti-alérgicos, de acordo com uma revisão de 2019 publicada na Frontiers in Pharmacology. No entanto,o teor de extrato de hortelã em óleos e pomadas pode ser muito mais forte do que a hortelã dietética. Há muito pouca investigação sobre o efeito da hortelã dietética nos sintomas de alergias.

4.) Anti-microbiano & anti-fúngico

A hortelã tem a capacidade não só de matar as bactérias más que se encontram no nosso trato digestivo, mas também de combater o crescimento excessivo de fungos que estão presentes depois de muitos de nós tomarmos antibióticos prescritos.

A hortelã é uma erva poderosa na prevenção e tratamento da Candida Albicans (uma infeção comum por leveduras).

5.) Anti-inflamatório

Muitas variedades de hortelã são tradicionalmente consumidas como um anti-inflamatório para os pulmões. A hortelã está a mostrar efeitos promissores em ensaios clínicos de tratamentos para a asma, ao extrair o nutriente ativo ácido Rosmarinus, que pode bloquear a inflamação. A hortelã não deve ser utilizada como substituto de qualquer medicação para a asma, mas sim como complemento.

Aviso

A aplicação de pomadas de mentol ou de vapor pode ser um tratamento seguro e eficaz para as crianças que sofrem de uma constipação comum. O Gabinete de Suplementos Alimentares (ODS) aconselha que o óleo de hortelã-pimenta pode causar irritação e vermelhidão na pele. Recomendam que a pomada não seja aplicada diretamente no peito ou no rosto de uma criança devido a possíveis efeitos secundários graves após inalação direta.

Utilizações culinárias da hortelã

Esta erva foi inicialmente introduzida na Grã-Bretanha pelos romanos e continua a ser popular nas suas utilizações culinárias até aos dias de hoje. A influência da Grã-Bretanha em todo o mundo assegurou que as utilizações e o potencial desta erva fossem percebidos em toda a parte.

Para além dos benefícios da hortelã para a saúde, esta erva versátil também tem muitas utilizações culinárias. Adicione hortelã a sobremesas, saladas, molhos e geleias, bem como a chás e cocktails quentes ou frios. A hortelã pode ser um complemento refrescante para alimentos quentes ou picantes. Considere combinar hortelã fresca picada com pepino picado e iogurte natural. Descobri que gosto muito de a usar com peixe.

As muitas propriedades úteis da hortelã

As saborosas e vivazes balas de menta estão cheias de propriedades úteis!

  • Antiespasmódico - alivia as cãibras musculares
  • Antimicrobiano - ajuda a combater infecções virais, bacterianas e fúngicas.
  • Carminativas - plantas ricas em óleos aromáticos que ajudam a aliviar os gases, as gripes e os espasmos
  • Digestivo - utilizado por herbalistas para apoiar a digestão
  • Diaforético - ajuda a promover a transpiração, estimulando a circulação periférica
  • Relaxante nervoso - ajuda a acalmar a tensão e a irritabilidade do sistema nervoso
  • Estimulante nervoso - ajuda a estimular o sistema nervoso
  • Analgésico tópico - utilizado externamente por ervanários para aliviar a dor

    *As informações acima foram retiradas de Herbal Medicine from the Heart of the Earth por Sharol Tilgner, Healing Herbal Teas por Brigitte Mars, Mentha piperita/pudina: Peppermint por Anne McIntyre, e Peppermint in The Herbarium pela Herbal Academy.

Folclore herbal da hortelã

Na mitologia grega, Minthe era a ninfa amante de Hades que foi transformada em erva aromática por Perséfone, a deusa do submundo e esposa de Hades.

Chá gelado de menta fabricado ao sol

Um delicioso chá feito ao sol durante algumas horas. 5 de 1 voto Imprimir Receita Pin Receita Tempo de preparação 10 minutos minutos Tempo de cozedura 4 horas Curso Bebidas Cozinha Americana Porções 8 copos

Equipamento

  • Jarro de 2 litros

Ingredientes 1x2x3x

  • 2 quartos de água
  • 1/4 chávena de mel de flores silvestres
  • 1 limão grande
  • 2 molhos de folhas de hortelã fresca

Instruções

  • Deite a água num jarro grande de 2 litros ou num recipiente com tampa e junte o mel até dissolver.
  • Raspe o limão, tendo o cuidado de não incluir a medula branca, e faça o sumo do limão. Combine a raspa e o sumo com a mistura de mel e água.
  • Segure um ramo de hortelã numa mão; use a outra mão para torcer e espremer as folhas, ferindo-as ligeiramente para libertar o seu aroma e óleos. Mergulhe os ramos na mistura de água.
  • Tape o recipiente e coloque-o à luz direta do sol durante duas horas. Retire as folhas de hortelã, agite e sirva com gelo em copos altos, guarnecido com um ramo de hortelã.
Palavra-chave chá de menta, chá de hortelã, chá de sol Já experimentou esta receita? Diga-nos como foi!

Mais para explorar

Ervas

Queen Anne's Lace: História, identificação, semelhanças tóxicas e utilizações

26 de agosto de 2023 Ervas

Desvendar a magia da bergamota selvagem: identificação, utilização e atração de polinizadores

8 de agosto de 2023 Ervas

A magia medicinal do chá de bálsamo de abelha & Preparar a chávena perfeita

1 de agosto de 2023 Ervas

Preparar a chávena perfeita de chá de trevo branco: um néctar para a saúde e a serenidade

20 de julho de 2023 Ervas

Chá para o alívio das alergias: abrace os remédios naturais para o conforto sazonal

18 de julho de 2023 jardinagem

Trevo branco: o paraíso dos polinizadores e o tesouro medicinal da natureza

13 de julho de 2023
Gladi Tor

Por Gladi Tor