1. como erva culinária

O tomilho é uma erva mediterrânica frequentemente utilizada na culinária. O sabor do tomilho fresco tem um sabor herbáceo concentrado que pode ser melhor descrito como terroso, mentolado e ligeiramente limonado. Como erva culinária, o tomilho é bom pelo seu sabor em pratos salgados, como carne de vaca estufada ou assada, cebolas ou peixe. Também pode ser adicionado a sopas, ingredientes de cocktails e chás para dar sabor e profundidade. O tomilho manteve-seum favorito da cozinha até hoje devido ao seu sabor distinto e delicioso.

Nota: Consulte o nosso índice de receitas para mais receitas com ervas.

2. como remédio para a tosse

O tomilho está repleto de vitamina C e é frequentemente um ingrediente comum em fórmulas à base de plantas utilizadas para a tosse, infecções respiratórias, bronquite e tosse convulsa. Se sentir que está a ficar constipado, o tomilho pode ajudá-lo a recuperar a saúde.

Xarope simples para a tosse com tomilho

Experimente este simples xarope para a tosse para obter os benefícios curativos do tomilho. Ferva 1 chávena de água, retire do lume, adicione o tomilho e deixe repousar, tapado, durante 15 a 20 minutos. Coe e bata 1/2 chávena de mel e 2 colheres de sopa de limão fresco até combinar. O xarope para a tosse pode ser conservado no frigorífico num frasco de vidro até dois meses.

3. como fonte de vitaminas essenciais

Para além de estar repleto de vitamina C, o tomilho é também uma boa fonte de vitamina A. Tem também potássio , cobre , fibra , ferro , selénio e manganês... tudo boas razões para incluir o tomilho na sua alimentação!

4. para a saúde e apoio do cabelo e do couro cabeludo

O tomilho tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas que limpam, curam e acalmam o couro cabeludo. O tomilho é frequentemente utilizado em champôs de limpeza profunda porque ajuda a aliviar a caspa e estimula os folículos capilares para ajudar na queda de cabelo, o que o torna o ingrediente perfeito em tratamentos capilares e champôs à base de plantas.

O tomilho é rico em potássio, magnésio e selénio, que podem ajudar a estimular os folículos capilares, resultando no crescimento do cabelo.

Receita para o crescimento do cabelo: Misture um pouco de óleo de tomilho com lavanda e aplique algumas gotas no cabelo ou misture o tomilho com um óleo de base, como o óleo de amêndoas doces, e massaje a mistura no couro cabeludo.

Também pode fazer um enxaguamento capilar à base de ervas, preparando um chá forte com tomilho e alecrim e deixando-o arrefecer. Em seguida, coar e enxaguar o cabelo com a infusão.

Receita de enxaguamento do cabelo com tomilho e alecrim: Misture 1 colher de sopa de folhas de alecrim frescas (ou 1/2 colher de sopa de folhas secas) e 1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas (ou 1/2 colher de sopa de folhas secas) numa tigela e deite 2 chávenas de água a ferver sobre as ervas. Deixe em infusão até arrefecer e coe para um recipiente limpo.

5. para a cura do acne

O óleo essencial de tomilho inibe o crescimento de bactérias superficiais, impedindo que a pele seja um local ideal para o acne. De facto, um estudo realizado por investigadores no Reino Unido descobriu que o tomilho combatia as borbulhas melhor do que os produtos anti-acne, que incluíam peróxido de benzoílo.

6. para baixar a tensão arterial

De acordo com a revista Plant Foods for Human Nutrition, beber chá de tomilho tem benefícios para o coração e pode ajudar a tratar a hipertensão. Foi relatado que as propriedades antioxidantes do tomilho podem ajudar a baixar a pressão arterial.

7. para eliminar o bolor

O óleo essencial de tomilho tem propriedades fungicidas, o que o torna uma boa escolha para produtos de limpeza caseiros e desinfectantes em sua casa. Estes são especialmente bons no combate a baixas concentrações de crescimento de bolor que normalmente se encontram em divisões húmidas como as casas de banho.

8. como inseticida

Um dos compostos activos do óleo de tomilho é o timol, que é um ingrediente encontrado em muitos insecticidas e repelentes naturais de insectos.

Se é um jardineiro biológico como eu, então provavelmente já se deparou com insectos indesejáveis no seu jardim. Aqui está uma excelente receita para manter afastados muitos insectos nocivos do jardim.

Receita de inseticida:

  • Misture partes iguais (cerca de 10 gotas) de óleo essencial de hortelã-pimenta, tomilho e alecrim num frasco de spray cheio de água

  • Pulverizar o jardim

  • Repele (não mata) moscas, pulgas, mosquitos, lagartas da couve, pulgões, insectos da abóbora, moscas brancas, formigas, escaravelhos, aranhas, larvas, carraças e baratas.

Repelente de insectos caseiro:

Para acampar ou para quando estiver a passar tempo ao ar livre, pode fazer um repelente de insectos caseiro misturando quatro gotas de óleo de tomilho para cada colher de chá de azeite ou misturando cinco gotas para cada 2 onças de água.

9. como estimulante do humor

O óleo essencial de tomilho contém carvacrol, uma substância ativa que aumenta a atividade neural de uma forma que estimula a sensação de bem-estar.

Se ainda não tem um difusor de óleos essenciais, sugiro que compre um, juntamente com um pouco de óleo essencial de tomilho, e dê uma ajuda a si próprio se tiver mau humor.

10. como auxiliar digestivo

O tomilho é bom para problemas digestivos. Tem um efeito antibacteriano e antimicrobiano, que ajuda na redução das bactérias nos alimentos e pode ajudar a melhorar a saúde gastrointestinal e intestinal.

Consuma-o fresco numa salada ou mergulhado num chá para obter estes benefícios digestivos.

11. em elixir bucal caseiro

O tomilho é um ingrediente frequentemente presente nos colutórios caseiros devido aos seus efeitos anti-sépticos e antifúngicos.

Receita de enxaguante bucal de tomilho: Rende 4 chávenas

Ingredientes:

  • 4 chávenas de água
  • 1/4 chávena de tomilho fresco embalado
  • 1 colher de sopa de sal kosher

Direcções:

  • Pique o tomilho em pedaços (caules e folhas) e coloque-o numa panela com água.
  • Ferver a água.
  • Reduzir para lume brando, adicionar o sal e tapar a panela.
  • Cozinhe em lume brando durante 10 minutos e depois deixe o tomilho em infusão durante uma hora.
  • Coe o tomilho picado do líquido utilizando um pano de algodão ou um coador de malha fina.
  • Verter o elixir bucal num frasco com tampa.
  • Utilizar como se fosse um elixir bucal comprado em loja.
  • Conservar no frigorífico, pois o sal e as propriedades antimicrobianas ajudam-no a manter-se durante cerca de um mês.

12. em Desodorizantes naturais

O tomilho é bom pelas suas propriedades intifúngicas e antimicrobianas e, por isso, é frequentemente adicionado a receitas de desodorizantes naturais.

Receita de desodorizante caseiro de tomilho:

Aqui está uma receita simples, mas eficaz, de desodorizante natural.

Ingredientes

  • 15 gotas de óleo essencial de tomilho
  • 5 colheres de sopa de óleo de coco
  • 8 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 8 colheres de sopa de amido de milho

Método

  1. Misture todos os ingredientes secos numa tigela.
  2. Combine o óleo de coco e o óleo essencial de tomilho e misture bem com os ingredientes secos.
  3. Conservar num recipiente hermético.

Armazenamento e conservação do tomilho

O tomilho está disponível durante todo o ano. As ervas de tomilho são mais aromáticas quando consumidas cruas, mas são muitas vezes menos acessíveis e não duram tanto tempo. Duram uma ou duas semanas no frigorífico se forem compradas frescas. O tomilho seco deve ser mantido num local frio e escuro e utilizado no prazo de seis meses após a compra.

Para congelar o tomilho fresco:

Eis como: Lave as ervas (ainda nos ramos) e coloque-as em sacos de plástico com fecho de correr, com etiqueta, pressione todo o ar, feche e congele.

Para secar fresco Tomilho:

Amarre vários caules em pequenos feixes com um cordel e pendure-os de cabeça para baixo numa sala com pouca humidade. Secarão dentro de uma ou duas semanas. Saberá que estão secos quando as folhas ficarem estaladiças.

Risco e efeitos secundários

Não há provas objectivas suficientes para determinar se o óleo de tomilho é ou não seguro para uso como medicamento ou os potenciais efeitos secundários. Foi relatado que pode causar problemas de estômago, dores de cabeça e tonturas em algumas pessoas. O tomilho não deve ser utilizado holisticamente ou homeopaticamente em crianças, mulheres grávidas ou mães lactantes.

Gladi Tor

Por Gladi Tor