O que é a Rosa Mosqueta?

A roseira brava, para simplificar, é o que as flores das rosas acabam por se tornar. A roseira brava é de cor vermelha a laranja, tem uma forma oblonga ou redonda, dependendo do tipo de roseira em que cresce. A roseira brava parece ter pequenas mechas de "cabelo" que saem da parte inferior. As que estão na foto acima são rosas rugosas ou mais vulgarmente chamadas rosas da praia.

Quais são os benefícios para a saúde da Rosa Mosqueta?

A roseira brava não é apenas saborosa, quando preparada corretamente, mas também traz uma dose necessária de vitamina C à mesa durante os meses de inverno. De facto, contém uns impressionantes 2000 miligramas de vitamina C por 100 gramas de fruto.

Onde encontrar Rosa Mosqueta

Pode encontrar roseira brava em muitos locais e em qualquer variedade de roseira brava. Procure roseira brava em roseira brava nos bosques. Também pode encontrar rosas selvagens a crescer na berma da estrada em algumas áreas. E procure as roseira brava muito grandes e suculentas da Rosa rugosa ou rosas da rocha ao longo das costas e perto de água, mesmo ao longo de valas de irrigação.

Vivo não muito longe da costa de Connecticut, por isso colho normalmente da Rosa rugosa, que produz roseiras grandes e carnudas como as da fotografia acima.

Como colher roseira brava

Não se esqueça de que temos de partilhar a generosidade com as outras criaturas que nos rodeiam, por isso, embora algumas espécies de rosas sejam invasivas, devemos tentar deixar algumas para os pássaros comerem, especialmente no inverno, quando a comida é escassa.

Qual é a melhor altura para colher roseira brava?

As roseiras estão no seu melhor e mais saborosas depois das primeiras geadas de inverno terem caído sobre nós. Acredito que as roseiras estão no seu melhor quando têm cores vivas mas também estão ligeiramente enrugadas e macias.

A roseira brava pode ser usada para fazer uma variedade de guloseimas deliciosas, como compota, vinho, chá e xarope. Nunca se deve comer a roseira brava inteira, pois o seu interior contém um núcleo peludo e sem sementes que deve ser removido. Pode retirar este centro antes de usar, ou coar o conteúdo após o processamento.

Estou a usar roseira brava seca, mas também pode usar fresca.

Comecemos por fazer um chá

Para fazer o nosso xarope de rosa mosqueta, começamos por fazer um chá que depois adicionamos ao mel para criar o nosso xarope.

Para preparar as roseiras, é necessário retirar os caules, as folhas e os pedaços de flores castanhas (chamados cálices) das roseiras.

Em seguida, coloque-as numa peneira e passe-as por água fria para as enxaguar bem antes de as colocar num processador de alimentos.

Coloque as roseiras lavadas no seu processador de alimentos e pulse várias vezes para quebrar as roseiras em pedaços mais pequenos.

Rosa Mosqueta seca picada

Coloque as roseiras processadas numa panela com água. Para uma chávena de roseiras, use duas chávenas de água - ou uma proporção de 2:1 de água para roseiras.

Deixe ferver, reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando durante 15-20 minutos ou até a água ter reduzido para cerca de metade.

Em seguida, desligue o lume e deixe arrefecer o chá e a rosa mosqueta em infusão, para que os constituintes medicinais tenham mais tempo para serem extraídos.

Quando a mistura tiver arrefecido, deve passá-la por um coador de malha fina ou por várias camadas de pano de algodão para remover os pêlos finos que se encontram no interior das roseiras.

Estes pêlos podem ser irritantes se consumidos, pelo que é sempre bom coar com cuidado.

Se necessário, pode espremer as roseiras para retirar todo o líquido.

Pode ser necessário conter o líquido se vir alguns dos pêlos finos a flutuar nele.

A contenção através de algumas camadas de pano de queijo deve ser suficiente.

Preparação do xarope de rosa mosqueta

Agora vem a parte mais fácil e divertida: fazer o xarope de rosa mosqueta!

Para fazer o xarope, adicione partes iguais do chá de rosa mosqueta coado a um pouco de mel orgânico local. Assim, se tiver uma chávena de chá de rosa mosqueta, adicione uma chávena de mel.

Sempre que possível, tento usar mel orgânico local, porque o mel local tem sabores únicos que se perdem quando industrializado. O mel local também pode ajudar com alergias, pois isso garantirá que o mel tenha os alérgenos nativos da área em que você vive. Comprar local é melhor e não apenas porque reduz a poluição e economiza recursos.

Adicione uma quantidade igual de mel e mexa bem.

Agitar!

Misture as partes iguais de chá e mel e pronto, está feito o Xarope de Rosa Mosqueta!

Guarde-o no frigorífico até 6 meses ou congele-o para utilização posterior. A roseira brava contém pectina natural, pelo que o seu xarope pode engrossar ao longo do tempo, tornando-se mais parecido com uma geleia, o que é perfeitamente normal.

Para uso medicinal e para uma dose elevada de vitamina C, tome uma colher diariamente. Como delícia culinária, regue com um pouco de gelado ou adicione uma colher a uma chávena de chá para um sabor delicioso.

Mais para explorar

Leite dourado para a felicidade do outono: uma receita comovente para experimentar

Molho para Fritar Fácil e Delicioso com Alho e Gengibre

Receita de beldroegas: abraçar a natureza com beldroegas fermentadas, gengibre e alho

Queen Anne's Lace: História, identificação, semelhanças tóxicas e utilizações

Chucrute 101: O guia fácil para criar repolho fermentado caseiro

Como congelar feijão verde: o melhor método para conservar a frescura e o sabor

Gladi Tor

Por Gladi Tor