Como sabe, um dos nossos objectivos na quinta do The Outdoor Apothecary é viver de forma mais autossuficiente e sustentável. Uma das formas de o fazermos é criando galinhas. De facto, criar galinhas tornou-se uma atividade de importância crescente nos movimentos de permacultura/sustentabilidade, e podemos atestar os benefícios deste empreendimento.

Muitos proprietários de galinhas de quintal criam as suas aves para obterem ovos e carne. Algumas pessoas também têm galinhas como companhia, porque gostam das suas personalidades. Outras têm galinhas para lhes fornecerem ovos frescos e estrume de galinha fertilizado.

É importante lembrar que, quando pensamos em transições sustentáveis, precisamos de pensar em sistemas e não em actividades solitárias. É tudo uma questão de como as peças se encaixam como um todo e como cada peça se encaixa. Um dos melhores livros que encontrei até à data sobre sistemas sustentáveis e como pensar desta forma éO Jardim de Gaia.

Para nós, criar galinhas significa muito mais do que ovos frescos todas as manhãs, embora isso seja sem dúvida um bónus adicional. As nossas "meninas" também nos fornecem fertilizante para o jardim, lavoura para o jardim, controlo natural de pragas, composto e, por último, mas não menos importante, entretenimento. As galinhas são criaturas maravilhosas cujos hábitos diários contribuem positivamente para o seu ambiente e encaixam perfeitamente no nossoquadro de sustentabilidade.

Algumas das nossas "meninas" em liberdade.

Benefícios ambientais da criação de galinhas.

Quando cria galinhas de quintal, pode criar os seus próprios ovos e evitar o impacto ambiental nocivo da agricultura industrial. Em comparação com uma quinta industrial, as galinhas de quintal produzem menos estrume num espaço mais pequeno. Pode tratar os resíduos de forma adequada, devolvendo-os ao ambiente de uma forma ecologicamente consciente. E com os devidos cuidados, haverá pouco ou nenhum odor no seu galinheiro. As suas aves também serão mais felizese mais saudáveis - e os seus ovos conterão uma melhor nutrição do que os provenientes de explorações industriais.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais as galinhas de quintal proporcionam benefícios ambientais para nós:

1. ovos frescos

Comer o mais localmente possível é algo em que a minha família tem trabalhado nos últimos anos. Uma das formas de o fazer é ter um fornecimento constante de ovos frescos das nossas galinhas criadas de forma sustentável. Saber que estamos a tratar-nos com alimentos que não contêm químicos, hormonas ou outras interferências desagradáveis dá-nos uma paz de espírito enorme!

Outra vantagem é saber que criar galinhas e produzir os nossos próprios ovos significa que nenhum dinheiro foi canalizado para a criação em fábricas - onde as galinhas são sujeitas a condições abomináveis para satisfazer a procura. Criar galinhas com base numa dieta saudável e utilizar esses ovos ajuda-nos a estar conscientes da origem dos nossos alimentos e a estar gratos pelas dádivas que as nossas "meninas" nos dão todos os diasdia.

2) Fertilizantes

Tal como a maioria dos seres vivos, as galinhas produzem resíduos, muitos deles. O estrume de galinha envelhecido pode ser utilizado como fertilizante para o seu jardim. Uma vez que as galinhas são omnívoras (o que significa que comem de tudo), não transportam doenças ou bactérias que se encontram no estrume de animais que consomem carne. Recolher e utilizar os seus excrementos como fertilizante dará às suas plantas uma gama brilhante de nutrientes.

3. lavoura de jardim

As galinhas são uma óptima forma de preparar novos canteiros para a horta e está no espírito de se alinhar com os processos naturais para não ter de lutar contra a natureza.

O facto é que se deixarmos [as galinhas] num sítio durante muito tempo, elas matam a relva.

O resultado da lavoura de galinhas é um solo que tem:

  • Ter sido despojado de culturas de cobertura ou de outra vegetação.
  • Um centímetro ou mais de terra solta.
  • As raízes das culturas de cobertura são deixadas no local para fornecer matéria orgânica para os microrganismos e para a retenção de água.
  • Foi fertilizado com estrume de galinha com elevado teor de azoto.

Poupe muito trabalho a si próprio:

  1. Utilização de motocultivadores para preparar canteiros de ervas daninhas para a plantação.
  2. Plantar culturas de cobertura após a lavoura das galinhas e deixá-las crescer.
  3. Trituração da cultura de cobertura com motocultivadores.
  4. Plantar o seu jardim.

4. controlo natural das pragas

Se procura uma solução totalmente natural para os problemas de pragas do seu jardim, considere a possibilidade de criar galinhas! As galinhas adoram comer gafanhotos, lesmas, caracóis e escaravelhos - impedindo que estas pragas danifiquem as suas plantas. Criar galinhas com uma dieta rica em insectos e insectos é extremamente benéfico para elas e, como resultado, os seus ovos até ficarão mais saborosos

5. adubo

Uma vez que estamos empenhados em cuidar do nosso planeta, recusamos fertilizantes sintéticos e nocivos em qualquer um dos nossos jardins. Em vez disso, confiamos no composto, que é uma óptima forma de reutilizar os resíduos e criar fertilizante natural. O estrume das galinhas é um excelente ingrediente para o composto, porque é rico em nitrogénio e potássio. Adicionamos outras matérias orgânicas, como as aparas de madeira natural utilizadas como cama no galinheiro eAcrescentamos também pedaços de plantas extra e depois humedecemos o monte com água para ativar as suas propriedades fertilizantes.

Também mantemos um caixote de compostagem debaixo do lava-loiça da cozinha, onde recolhemos os restos de cozinha para a pilha de compostagem e para alimentar as nossas galinhas. As galinhas adoram restos de cozinha! Alimentar as galinhas com os restos de cozinha é uma óptima forma de minimizar os resíduos e reduzir os aterros. Depois de digeridos pelas galinhas, os restos de cozinha dão origem a estrume, que é depois utilizado como fertilizante! E assim se inicia o ciclo da sustentabilidadecontinua.

Para saber mais sobre compostagem, consulte esta publicação Composting 101: An Easy Composting How To Guide

A cooperativa

Outros benefícios da criação de galinhas

  • Entretenimento - As galinhas são criaturas divertidas e divertidas de se ter por perto. Há vários anos que temos galinhas e descobrimos que são maravilhosamente divertidas. Passámos muitas tardes sentados por perto enquanto as "meninas" ciscavam e bicavam na terra à procura de insectos ou tomavam banhos de pó! As galinhas parecem tão felizes com a vida - dê-lhes um pouco de espaço para vaguear e verá o que queremos dizer.

  • Como ferramenta de ensino - Criar galinhas com crianças é uma óptima forma de lhes ensinar responsabilidade e como viver de uma forma amiga do ambiente. Tarefas como recolher ovos, alimentar com restos ao jantar e limpar o galinheiro dão às crianças lições e competências valiosas sobre como cuidar dos animais - e muitas vezes levam à autoestima e a sentimentos de realização.na Terra nos próximos anos.
Outro ângulo do galinheiro

Construção de um galinheiro

A construção de um galinheiro não tem de ser complicada ou dispendiosa e irá proporcionar-lhe muitos benefícios. É também muito mais fácil do que pensa e pode ser um projeto divertido para membros da família de todas as idades.

Saber quais os passos a dar, que materiais utilizar e como executá-los pode ser confuso se não estiver familiarizado com a carpintaria. Mas não tem de ser. Aqui estão alguns guias fáceis de seguir para construir o seu próprio galinheiro no quintal. Se conseguir reunir os seus materiais, plano e ferramentas para começar a construir um galinheiro agora!

Obtenha os seus planos hoje mesmo

Reflexões finais

As galinhas podem ensinar-nos muito enquanto nos esforçamos por viver em harmonia com a natureza. Embora as galinhas passem grande parte do seu tempo concentradas na sobrevivência, também têm tempo para desfrutar de banhos de pó, de sestas ao sol e de receber atenção dos seus tratadores.

Tal como as galinhas, devemos esforçar-nos por viver em harmonia com a natureza e voltar ao básico, manter as coisas simples e fazer as mudanças de estilo de vida necessárias para que todos possamos ser produtores e não apenas consumidores.

Com alguns ajustes e alguma dedicação, as galinhas podem constituir uma boa fonte de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, enriquecer a sua vida.

É altura de partilhar com alguns amigos!

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor