Criar um jardim de polinizadores

Criar um jardim de polinizadores beneficiará todos os seres vivos e ajudará a manter o nosso planeta saudável.

Os polinizadores são essenciais para polinizar as plantas, de modo a que estas possam produzir alimentos, flores e reproduzir-se a si próprias. Podemos desfrutar da beleza e dos alimentos que o trabalho manual dos polinizadores cria, além de que a vegetação viva melhora a qualidade do ar, da água e do solo.

Ao plantar e cultivar um jardim de polinizadores, estará a atraí-los para a sua paisagem e a ajudar a aumentar a sua população. A chave para um jardim de polinizadores próspero é ter uma grande variedade de plantas, de modo a que alguma esteja em flor durante a maior parte do ano. Se viver num clima de inverno ameno, poderá manter as plantas produtoras de pólen e de bagas em crescimento durante o invernomeses para atrair e alimentar os polinizadores.

Um jardim de polinizadores bem planeado também aumentará o valor da sua propriedade. Jardins de flores e vegetais estabelecidos aumentarão a atração da sua casa e aumentarão o valor se decidir vendê-la. Mas mesmo que viva num apartamento alugado, pode criar um jardim de polinizadores atraente e funcional com alguns recipientes na varanda.

O que cultivar

Quanto mais flores que produzam pólen e néctar estiverem a crescer na sua paisagem, melhor. As abelhas são o polinizador número um e precisam tanto de pólen como de néctar para sobreviver. As borboletas também precisam de ambos, enquanto os beija-flores e os insectos podem prosperar apenas com o néctar.

O néctar fornece hidratos de carbono altamente energéticos, enquanto o pólen fornece as proteínas e a gordura, bem como os outros nutrientes de que os polinizadores necessitam.

As flores ricas em pólen incluem a lavanda e o snapdragon. As flores ricas em néctar incluem a sálvia e as coneflowers. Mas não limite o seu jardim de polinizadores apenas às flores. Os legumes, as ervas, os arbustos e as árvores produzem flores que atraem e alimentam os polinizadores.

Inclua plantas que florescem de manhã, à noite, à sombra e durante as quatro estações do ano. Isso tornará o seu jardim bonito e manterá os polinizadores bem alimentados.

Como plantar

Crie grupos de plantas para que os polinizadores vejam facilmente as flores coloridas quando passarem e desçam para ver se há uma refeição grátis à sua espera. Agrupe as mesmas cores de flores para obter o máximo impacto de cor.

O roxo parece ser a cor preferida das flores para atrair abelhas, o vermelho é o preferido dos beija-flores, as borboletas preferem o laranja e o amarelo parece ser a cor universal que atrai todos os polinizadores.

Plante uma variedade colorida de flores que produzam flores tubulares cheias de pólen ou néctar, como a dedaleira ou a madressilva. Plante também algumas flores que produzam flores planas e abertas para que possam descansar enquanto comem, como as margaridas e os cosmos.

Tempo de florescimento

Os jardins de polinizadores precisam de flores cheias de alimento, dia e noite, durante todo o ano. O objetivo de criar uma área de alimentação bem-sucedida para os polinizadores é ter plantas que floresçam durante a maior parte do ano e plantas que produzam bagas durante o inverno. Também precisará de plantas que tenham novas flores a abrir ao longo do dia e uma planta de florescência nocturna para os polinizadores noturnos

Os polinizadores começam a alimentar-se ao início da manhã e continuam a alimentar-se até ao meio da tarde, para depois descansarem, o que é muito necessário. A alimentação recomeça ao início da tarde e continua durante a noite.

As Glórias da Manhã abrem muito cedo de manhã e farão com que os polinizadores comecem bem, no entanto, há muitas flores produtoras de pólen e néctar, como os Hemerocallis, que produzem novas flores desde a manhã até meio da tarde. As plantas de floração nocturna, como a Prímula, atrairão os polinizadores noturnos, como os morcegos (em climas tropicais e desérticos) e as traças.

Legumes de jardim

Muitas plantas hortícolas produzem grandes flores amarelas que estão cheias de alimentos para polinizadores.

As flores amarelas de forma tubular das abóboras são irresistíveis para as abelhas e os insectos. Os tomates, pepinos, pimentos e quiabos também produzem flores amarelas. Os feijões e as ervilhas têm pequenas flores roxas cheias de pólen e os polinizadores não resistem às flores herbáceas.

Todas as plantas produtoras de alimentos terão flores que atrairão os polinizadores para o jardim. Pode criar um jardim de polinizadores que proporcionará beleza, alimento e fragrância quando plantar vegetais e ervas aromáticas como manjericão, orégãos, alecrim, salva e lavanda na sua horta.

Plantas que gostam de sombra

Os locais com sombra na paisagem são muitas vezes subutilizados para o cultivo de plantas, mas essas áreas são ideais para a criação de um jardim de polinizadores. Se tiver um local que está sombreado durante a maior parte do dia e não sabe o que fazer com ele, plante estas plantas ricas em pólen e néctar no local para que os polinizadores possam desfrutar.belo jardim.

* As begónias desenvolvem-se bem à sombra e florescem durante todo o verão. A planta apresenta uma grande variedade de cores de flores (o laranja-avermelhado parece ser a cor preferida), tamanhos e hábitos de crescimento.

* A Bacopa é uma planta rasteira que desenvolverá estolhos com 3-4 pés de comprimento quando madura. Esta amante da sombra produz pequenas flores brancas ou lavanda durante o verão. Esta flor é boa para crescer num cesto suspenso num local com sombra.

* As coleus florescentes são um membro da família da hortelã e as suas pequenas flores são muito atractivas para os polinizadores. Estas plantas anuais coloridas desenvolvem-se à sombra e produzem um pico de flores em meados do verão.

* Esta planta perene que adora sombra é da família das prímulas e é uma planta de crescimento rápido que se desenvolve bem em solo húmido. Flores amarelas brilhantes.

* As campainhas de coral são atractivas para as abelhas e desenvolvem-se bem à sombra. As campainhas de coral são resistentes à seca e aos veados e desenvolverão espigas altas de flores em meados do verão que durarão até à geada.

* Esta planta perene que adora a sombra desenvolve uma folhagem prateada e flores roxas durante o verão.

* A Hosta é uma das preferidas dos abelhões e as suas flores altas em meados do verão atraem todo o tipo de polinizadores que procuram uma refeição. As Hostas crescem melhor num local com sombra e num solo húmido e os abelhões gostam de procurar alimento debaixo das folhas da planta na humidade.

* A fúcsia é uma planta anual que produz hastes de flores suspensas bicolores que criam um cesto suspenso atraente para um local com sombra. As abelhas carpinteiras e os pássaros adoram estas flores ricas em néctar.

* As impatiens crescem à sombra e têm um esporão curvo invulgar que sobressai da parte de trás da flor. Este esporão está cheio de uma solução açucarada doce concebida para atrair os polinizadores das flores. As abelhas, borboletas, traças e beija-flores não resistem a um canteiro de impatiens coloridas.

* O alecrim é uma erva de jardim que alimenta tanto os polinizadores como as pessoas. Esta erva perfumada cresce ao sol ou à sombra e é uma importante fonte de néctar para as abelhas recém-emergidas na primavera.

* As folhas verdes escuras e coriáceas permanecem na planta durante todo o ano e produzem pequenas flores brancas na primavera que estão cheias de pólen.

* A vinca é boa para atrair abelhas, borboletas, beija-flores e outros polinizadores. Também conhecida como pervinca, a vinca prospera no calor do verão e em locais com sombra. As cores da floração incluem o branco, o rosa e o vermelho, e as cores ajudarão a iluminar um local com sombra enquanto alimentam os polinizadores.

Plantas de floração nocturna

Os polinizadores começam a alimentar-se logo após o nascer do dia e as plantas de floração nocturna ainda têm flores abertas quando o sol nasce de manhã, proporcionando um pequeno-almoço rápido de restos para os madrugadores esfomeados.

As plantas de floração nocturna também abrem as suas flores cheias de alimento ao fim da tarde, quando os polinizadores esfomeados procuram um lanche antes de se recolherem para a noite.

Os morcegos, as traças, algumas abelhas, os pirilampos, os ratos e os lagartos fazem o seu melhor trabalho à noite e precisam de muita comida enquanto fazem o turno da noite. Certifique-se de que o seu jardim de polinizadores tem algumas destas plantas de floração nocturna para os polinizadores noturnos.

Prímula nocturna, flor da lua, jasmim noturno, trombeta-de-anjo, gladíolos noturnos, flox noturno, nicotiana, four o'clocks, caldo noturno e tuberosa.

Flores da primavera

Plante algumas destas árvores, arbustos e flores atractivas para florescer no início da primavera, que são ricas em pólen. Macieiras e pereiras, campânulas, açafrão, narcisos, jacintos, tulipas, lungwort, lilases, potentilla, lírio-do-vale e acônito de inverno. A primavera oferece uma vasta seleção de árvores e flores que facilitam a floração.

Flores de verão

Crie o seu jardim de polinizadores tendo em mente uma manutenção reduzida. Utilize plantas que sejam tolerantes à seca e que produzam flores contínuas durante os meses de verão. Bálsamo de abelha, cana-de-açúcar, clematis, hortelã-gato, coneflower, dianthus, girassol, sálvia, salva, alfazema, petúnias e papoilas são algumas das plantas coloridas favoritas dos polinizadores no verão.

Flores de outono

Os crisântemos são a flor favorita do outono, mas produzem muito pouco alimento para os polinizadores. Decore com crisântemos e plante algumas destas plantas produtoras de alimentos de outono para os polinizadores.

Autumn Joy, aster, Bluebonnet, beautyberry, Lantana, verbena, goldenrod, Joe Pye Weed e pineapple sage.

Fontes de alimento para polinizadores no inverno

Em climas mais quentes, os polinizadores estão por perto durante os meses de inverno e precisam de uma fonte de alimento fiável para poderem sobreviver ao inverno. Estas plantas que florescem no inverno vão alegrar a sua paisagem e produzir pólen, bagas e alojamento.

Caixa de Natal, heléboro, hissopo, uva do Oregon, girassol mexicano, floco de neve, madressilva de inverno, urze, salgueiro e hamamélis. O azevinho, a uva-do-inferno e o cotoneaster são arbustos que fornecem bagas e abrigo aos polinizadores durante o inverno.

Nativas perenes

As plantas perenes autóctones crescem em estado selvagem em todos os climas, tendo-se adaptado a um determinado clima, solo e população de pragas dessa região. As plantas autóctones requerem pouca manutenção e os polinizadores da região estão habituados a vê-las e a saber quais as que oferecem as melhores refeições.

As plantas nativas regressarão durante anos sem serem replantadas ou divididas. Incorpore plantas nativas no seu jardim de polinizadores para atrair os habitantes locais.

Os campos abertos, os bosques, as zonas húmidas e qualquer área que não seja cortada terão plantas perenes nativas a crescer. Algumas das plantas nativas serão consideradas ervas daninhas pelos humanos, mas são um festim para os polinizadores.

Pode descobrir as plantas nativas que crescem na sua área fazendo uma pesquisa online de listas de plantas nativas.

Para saber mais sobre a importância das plantas nativas no jardim, leia: 13 Reasons Why Native Plants Are Best: A Wildlife Gardener's Perspective

Bosques e vinhas

Se a sua paisagem tiver uma secção de floresta natural, crie um jardim de polinizadores perto dela. Isto proporcionará aos polinizadores um habitat natural, bem como plantas nativas para se alimentarem.

Plante plantas trepadeiras ao longo da fronteira da área florestal para que as trepadeiras cresçam até às árvores e criem flores coloridas e atraiam polinizadores. As plantas trepadeiras treparão às árvores e criarão um buffet irresistível de pólen e néctar. A altura das flores nas árvores será visível para mais polinizadores e atraí-los-á para uma refeição.

Se não tiver uma área arborizada, considere a possibilidade de instalar uma pérgola ou um arco no jardim dos polinizadores para apoiar as trepadeiras em flor.

Utilize plantas trepadeiras como a madressilva, a trepadeira trompete, a passiflora, o cachimbo holandês, a trepadeira ou a glicínia, para criar um buffet de flores trepadeiras para os polinizadores.

Para saber mais sobre jardinagem para a vida selvagem, leia: Como transformar o seu quintal num fantástico habitat certificado para a vida selvagem e num santuário botânico

Cestos e floreiras

Se não tiver espaço no exterior ou não estiver interessado em criar um grande jardim de polinizadores, pode utilizar um cesto suspenso ou um recipiente para ajudar a alimentar os polinizadores. Cultive plantas ricas em pólen ou néctar para acrescentar beleza colorida ao seu pequeno espaço exterior e será uma vitória para si e para os polinizadores.

Plantar uma grande variedade

Dizem que a variedade é o tempero da vida e podemos assumir que isso é verdade para as flores que os polinizadores gostam de frequentar. Eles parecem gostar de esvoaçar de flor em flor, provando o que cada variedade tem para oferecer.

Plante uma grande variedade de plantas com flores no seu jardim de polinizadores para atrair o maior número possível de polinizadores. Uma mistura de plantas com flores que inclua plantas nativas, perenes, anuais, vegetais, ervas, frutos, flores nocturnas, flores matinais e plantas sazonais manterá os polinizadores a prosperar na sua paisagem.

Não utilize qualquer tipo de produtos sintéticos nas plantas, especialmente pesticidas. Utilize apenas alimentos biológicos para plantas e controlo de pragas para não prejudicar os polinizadores.

QUER SABER MAIS SOBRE COMO APOIAR OS NOSSOS POLINIZADORES?

Se partilha a minha paixão pela natureza e quer ter um impacto positivo no nosso ambiente, está na altura de agir! Ao criar um jardim de polinizadores, pode aumentar a biodiversidade do seu quintal e desempenhar um papel crucial na proteção dos nossos polinizadores nativos.

Se está ansioso por descobrir as maravilhas dos jardins de polinizadores e aprender a cultivar um paraíso para a vida selvagem, não procure mais! Mergulhe no mundo cativante da jardinagem para a vida selvagem e da atração de polinizadores explorando os artigos abaixo.

Juntos, podemos criar um ambiente próspero para os polinizadores e contribuir para um futuro mais sustentável.

Continue a ler e deixe o seu amor pela natureza florescer no jardim do conhecimento. Clique abaixo para explorar mais:

  • Bálsamo de abelha: 7 razões irresistíveis para o incluir no seu jardim de polinizadores
  • Trevo branco: o paraíso dos polinizadores e o tesouro medicinal da natureza
  • Estações de rega 101: Uma forma fácil de melhorar os habitats dos polinizadores
  • Como transformar o seu quintal num fantástico habitat certificado para a vida selvagem e num santuário botânico
  • Apicultura: 4 elementos essenciais para abelhas felizes e saudáveis
  • Jardins de abelhas: 12 plantas nativas essenciais que as abelhas adoram
  • Maneiras fáceis de criar um jardim de polinizadores
  • 13 razões pelas quais as plantas nativas são melhores: a perspetiva de um jardineiro de vida selvagem

Reflexões finais

Esperamos que estas dicas o ajudem. Criar um jardim para polinizadores é uma forma fácil de manter o seu quintal bonito e o ambiente saudável. Esperamos que o encoraje a lembrar-se de plantar flores que sejam amigas das abelhas, borboletas, pássaros e outros polinizadores, para que todos possamos fazer a nossa parte para ajudar a Terra.

É uma óptima maneira de fazer uma diferença tangível no mundo à sua volta e os resultados valem bem a pena. Por isso, vá para lá e jardine!

Gladi Tor

Por Gladi Tor