Podemos criar um habitat para a vida selvagem plantando plantas autóctones que satisfaçam as suas necessidades de alimento, abrigo e locais de nidificação. Podemos utilizar plantas autóctones para controlar a erosão, reduzir o escoamento da água para os esgotos pluviais, melhorar a qualidade da água, criar um habitat para os polinizadores e atrair insectos benéficos que atacam as pragas prejudiciais.atraente, ao mesmo tempo que nos fornece frutos, nozes, legumes e ervas aromáticas.

Existe muita informação disponível sobre os benefícios da utilização de plantas autóctones no seu jardim. A melhor forma de aprender mais é ir até à natureza. Comece a explorar a paisagem natural do local onde vive. Ficará surpreendido com a beleza das flores e ervas selvagens que aí crescem. Verá como estas plantas interagem umas com as outras de formas complexas que sustentam a vida de todosPode mudar a forma como pensa sobre a sua terra para sempre!

Os seres humanos e a vida selvagem podem coexistir

Como seres humanos, temos a capacidade de coexistir com a vida selvagem e, ao mesmo tempo, sermos administradores responsáveis da terra.

Utilizámos esta filosofia como luz orientadora quando decidimos acolher as plantas nativas, incluindo as ervas daninhas, e deixar que a natureza fosse o nosso guia, acolhendo os processos naturais e as mudanças sazonais e permitindo que ditem a direção dos nossos esforços de jardinagem. Ter um jardim auto-sustentado pela natureza não só é ambientalmente correto, como também é rentável. Não precisa de pesticidas ouO jardim é um lugar onde se trabalha com a natureza em vez de contra ela, e onde se observa e se cuida dele para que se transforme em algo belo e abundante.

Como é exatamente a jardinagem natural nativa?

A jardinagem natural nativa tem muitos aspetos, dependendo do local onde vive e do tipo de terreno com que está a trabalhar. Pode ser um jardim formal ou informal, concebido em torno de padrões naturais na sua paisagem ou um que imite a paisagem circundante ou as comunidades vegetais que se encontram nas proximidades. Pode utilizar plantas nativas que funcionem com o sistema natural do seu local. O seu jardim pode ser umpequena parcela urbana ou hectares de terra.

O que é que se entende por plantas "autóctones"?

Para ser considerada autóctone, uma espécie de planta deve ter estado presente numa região antes da chegada dos colonizadores europeus. As plantas que selecionar para o seu jardim autóctone devem, idealmente, ser autóctones do estado onde vive ou, no mínimo, autóctones de alguma parte da região. As plantas autóctones, tal como as aves autóctones e outros animais selvagens, fazem parte da teia interligada de vida que evoluíram em conjunto no mesmoEles dependem uns dos outros para sobreviver.

A criação de jardins de plantas autóctones é uma forma importante de ajudar a manter a biodiversidade. Ao criar um jardim de plantas autóctones, cada pedaço de habitat torna-se parte de um esforço coletivo para nutrir e manter a paisagem viva para aves, animais e insectos.

De seguida, analisaremos 13 dos benefícios de adicionar plantas nativas à paisagem e ao jardim.

1. requerem menos água e menos manutenção

Quando compra uma planta autóctone, está a comprar uma planta que está especialmente adaptada ao clima e ao solo, pelo que será muito mais fácil cuidar dela quando estiver estabelecida. As plantas autóctones precisam de pouca ou nenhuma poda, monda, rega ou fertilização. Ajudam a reduzir a poluição sonora causada por cortadores de relva, sopradores e aparadores. E são uma bela adição à sua paisagem!

2. as plantas autóctones são fontes de alimentação essenciais

Para além de fornecerem alimentos e abrigos essenciais para as aves, muitas outras espécies de vida selvagem beneficiam das plantas autóctones. As monarcas, as caudas de andorinha, as tartarugas e os belos azuis dependem de espécies específicas de plantas autóctones para se alimentarem e abrigarem. Estas plantas fornecem néctar aos beija-flores, às abelhas autóctones, às traças, às borboletas e aos morcegos. Servem também de habitats naturais para os mamíferos.frutos, nozes e sementes, estas plantas fornecem à vida selvagem uma fonte crucial de alimento.

3. ajudam a controlar a erosão do solo e o escoamento das águas pluviais

A erosão é uma ameaça comum às paisagens que dependem demasiado de plantas não nativas. A erosão pode alterar drasticamente os declives e os canteiros do seu jardim e até redirecionar o fluxo de água para áreas indesejáveis. Pode ajudar a prevenir a erosão plantando plantas nativas em áreas problemáticas. Graças aos seus sistemas de raízes profundas, as plantas nativas ajudam a estabilizar e a fixar o solo.

4. as espécies nativas fornecem abrigo

As plantas nativas atraem uma variedade de pássaros, borboletas e outros animais selvagens, proporcionando diversos habitats, abrigos e fontes de alimento. Os relvados muito cortados proporcionam pouco habitat ou alimento para os animais e são de pouca utilidade para a maioria dos animais selvagens!

5. as plantas nativas ajudam a regenerar a saúde do solo

Uma coleção diversificada de plantas autóctones com raízes profundas beneficia qualquer tipo de solo. As raízes das plantas autóctones podem crescer até 3 a 5 metros de profundidade, dependendo da espécie. As suas raízes quebram solos argilosos pesados e permitem que a água penetre completamente no perfil do solo.

6) As espécies nativas atraem o tipo certo de insectos polinizadores e de aves.

Os polinizadores que se alimentam de néctar e de pólen evoluíram com as plantas nativas, que se adaptam melhor às condições de crescimento locais. A maioria dos insectos que se alimentam de néctar e de pólen alimenta-se de espécies de plantas específicas - os beija-flores bebem o néctar das flores longas e tubulares da madressilva, enquanto as abelhas mineiras dependem da goldenrod. As plantas não nativas têm muito menos probabilidades de serem visitadas pelos polinizadores e fornecem menos fontes de alimento parapopulações de insectos.

7. apoia as economias locais, uma vez que as plantas são de origem local

Ao comprar plantas autóctones num centro de jardinagem ou viveiro local, estará a investir na economia local e a cultivar uma base de conhecimento local sobre as melhores plantas que se desenvolverão na sua área.

8. têm mais probabilidades de sobreviver a condições climatéricas extremas

Por exemplo, se viver perto do oceano, as plantas nativas tolerantes ao sal têm mais probabilidades de sobreviver a ventos fortes e à maresia do que as plantas não nativas que nunca precisaram de se adaptar a essas condições.

9. as plantas nativas apoiam e incentivam a biodiversidade

Ao plantar plantas nativas no seu jardim, estará a ajudar a aumentar a biodiversidade. As plantas nativas apoiam os insectos nativos, que por sua vez apoiam os animais maiores. e criam uma "teia alimentar" de espécies ligadas entre si. Os insectos são um importante ponto de transição para a energia dentro das teias alimentares. Uma vez que muitos deles consomem matéria vegetal, transformam a energia aproveitada do sol em proteínas de que os animais maiores necessitam.Escolhendo plantas autóctones, podemos proporcionar à nossa paisagem doméstica um habitat para apoiar a vida selvagem autóctone e apoiar também a flora local.

10. Os jardins de vida selvagem nativa reduzem a sua pegada de carbono

As plantas nativas são mais fáceis de cuidar do que os relvados e absorvem dióxido de carbono, o que pode ajudar a combater o aquecimento global, especialmente as árvores de vida longa como os carvalhos e os bordos.

11. plantar plantas nativas é um ato de conservação

Enquanto grande parte do movimento de conservação e ambientalismo se concentra em grandes gestos (pense em grandes cheques passados a organizações ecológicas ou em protestos em Washington), a verdadeira mudança que faz a diferença acontece todos os dias nos nossos próprios quintais. O habitat do quintal é onde os pássaros, as abelhas, as borboletas e outras espécies nativas têm a sua primeira oportunidade de entrar em contacto com a naturezaambiente - e é onde ficarão se lhes for dada uma oportunidade.

Quando plantamos plantas nativas no nosso quintal e jardim, estamos efetivamente a criar uma extensão do habitat à nossa volta. Quando escolhemos plantas que crescem naturalmente na nossa área, estamos a ajudar essas espécies na sua luta para acompanhar a rápida expansão do desenvolvimento humano que invade o seu território.

12. as plantas nativas são mais saudáveis e mais fortes

Se plantar espécies nativas, elas estabelecer-se-ão rapidamente e serão resistentes e saudáveis. Uma planta nativa de uma área evoluiu ao longo de milhares de anos, aprendendo a prosperar em áreas específicas - em harmonia com o ambiente, o solo, o abastecimento de água, o clima variável ao longo de todas as estações e outras companheiras nativas. O sistema radicular de uma planta nativa pode estender-se até 15 pés de profundidade noUma vez que faz parte de um ecossistema natural mais vasto, uma espécie nativa é uma boa escolha para restabelecer uma área após projectos de terraplanagem ou outras perturbações.

13. as plantas nativas raramente são invasivas

As plantas nativas têm muito menos probabilidades de serem invasivas do que as espécies não nativas. A trepadeira English Ivy é um exemplo perfeito: embora pareça encantadora, pode rapidamente espalhar-se fora de controlo e invadir o espaço de outras plantas no seu quintal. As plantas nativas são muito melhores para restaurar o equilíbrio do quintal porque requerem menos manutenção do que as plantas invasoras.

Onde posso encontrar plantas autóctones?

Aqui estão as minhas sete fontes favoritas para aprender sobre plantas autóctones e escolher as que quer adicionar ao seu jardim:

  1. A National Wildlife Federation (Federação Nacional da Vida Selvagem) tem uma ferramenta de pesquisa muito interessante que lhe permite pesquisar por código postal para encontrar plantas que albergam o maior número de borboletas e mariposas para alimentar as aves e outros animais selvagens no local onde vive.
  2. Embora exista uma grande quantidade de informação na Internet, nada substitui o folhear de um livro, especialmente um com fotografias de plantas fantásticas. Felizmente, a Amazon tem praticamente todos os livros de que possa precisar.
  3. Explore a base de dados do Centro de Vida Selvagem Lady Bird Johnson de plantas nativas da sua região. É fácil de utilizar, basta selecionar um estado da base de dados (ou introduzir uma província canadiana) e, assim que tiver uma lista de plantas, pode filtrar os resultados pela quantidade de luz solar de que necessitam, períodos de floração, tamanho da planta adulta emais!
  4. Muitas organizações oferecem aulas gratuitas sobre plantas nativas e organizam eventos como a venda de plantas nativas.
  5. Encontre um viveiro local que venda plantas autóctones.
  6. Visite a sua biblioteca local, que terá certamente livros e recursos sobre plantas autóctones da sua zona, podendo também ter bases de dados online ou outros recursos digitais.
  7. Visite os serviços de extensão cooperativa do seu estado. Estes são constituídos por especialistas locais que fornecem conselhos no terreno sobre problemas complicados com insectos, as melhores variedades para plantar na sua área e muito mais! Eis uma lista dos serviços de extensão cooperativa por estado.

Alabama

Idaho

Michigan

Nova Jersey

Pensilvânia

Virgínia

Considerações finais

Por isso, da próxima vez que for comprar plantas, dê uma segunda vista de olhos às que têm o rótulo de "nativas". Estará a fazer uma coisa boa para o ambiente local e talvez até a evitar que o seu quintal seja invadido por insectos nocivos ou ervas daninhas invasoras não nativas. Tenha estas ideias em consideração quando conceber o seu próprio jardim. E se tiver espaço para aumentar o seu quintal ou jardim, considere aplicá-las eplantar algumas plantas nativas!

As plantas autóctones, se forem seleccionadas e plantadas corretamente, podem ajudar a reduzir a quantidade de trabalho que tem de fazer, reduzir a quantidade de dinheiro que gasta em material de jardinagem e podem poupar-lhe tempo e esforço. E o melhor de tudo é que irão garantir que o seu jardim também atrai pássaros, borboletas e outros animais selvagens!

Mais para explorar

  • Mudanças ecológicas em casa - 4 ideias para reduzir o desperdício este verão
  • Apicultura: 4 elementos essenciais para abelhas felizes e saudáveis
  • Maneiras fáceis de criar um jardim de polinizadores
  • Estações de rega 101: uma forma fácil de melhorar os habitats dos polinizadores
  • Harmonia com a Natureza: O Poder da Jardinagem de Permacultura para a Sustentabilidade
Gladi Tor

Por Gladi Tor