Não há nada como passar algum tempo na natureza para alimentar a minha alma. Quer seja a dar um longo passeio na natureza, a trabalhar nos meus jardins ou simplesmente a sentar-me calmamente lá fora com o sol no rosto. É nestas alturas que me sinto mais em paz comigo própria e com o mundo. O mais maravilhoso é que o sentimento perdura muito depois de o meu tempo na natureza ter terminado.

Por isso, sempre que sinto que a minha calma e a minha paz estão a diminuir, sei que é altura de dar um passeio, desanuviar a cabeça e voltar a encontrar o meu equilíbrio.

Tenho a certeza de que já teve uma experiência semelhante, como quando teve um dia particularmente mau e se distraiu com algo bonito na natureza e, de repente, o seu estado de espírito melhorou.

O truque é utilizar o que sabemos agora que é bom para nós e transformá-lo numa prática de auto-cuidado. A ligação regular com a natureza deve ser algo que devemos reservar para incorporar nos nossos planos de bem-estar diários, tal como comer bem ou dormir o suficiente .

Ligação à natureza e saúde mental

Nos últimos anos, os investigadores têm vindo a estudar a Ecoterapia, também conhecida como Terapia da Floresta, como forma de tratar a ansiedade e a depressão. Não sou médico, mas sei que a ideia de que a natureza pode ser utilizada como forma de terapia é verdadeira. Utilizei-a durante anos sem saber nada, exceto que me sentia sempre melhor e parecia ter uma perspetiva melhor depois de me ligar à natureza.

A ecoterapia baseia-se na ideia de que as pessoas estão ligadas ao ambiente natural e que passar tempo na natureza pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e a depressão, e até ajudar a combater a PHDA e a agressividade em doentes com Alzheimer.

Em que consiste a ecoterapia?

A ecoterapia é um termo amplo para uma série de técnicas e práticas que conduzem a círculos de cura mútua entre a mente humana e o mundo natural a partir do qual evoluiu. Pode incluir terapia hortícola, trabalho de excursão na natureza, gestão do stress do tempo e certos tipos de terapia assistida por animais.

A verdadeira ecoterapia envolve normalmente a orientação de um terapeuta com formação em ecoterapia e nas suas abordagens, mas pode definitivamente criar a sua própria prática de bem-estar baseada na natureza, incorporando algumas das ideias que enumerei abaixo.

Benefícios da ligação à natureza através da prática da ecoterapia

Há muitos benefícios em desenvolver uma prática de ligação à natureza.

  • maior resistência ao stress (fonte)
  • aliviar os sintomas de PTSD (fonte)
  • alívio ou redução da ansiedade (fonte)
  • melhoria geral do bem-estar - através da jardinagem - muitos relataram melhor humor, maior calma, sentimentos de pertença e uma compreensão mais profunda da sua saúde mental. ( fonte )

12 maneiras fáceis de se conectar com a natureza

  1. Andar descalço - Fique descalço num ambiente natural; sinta a solidez da terra sob os seus pés e concentre-se na sua ligação à terra. Esta técnica terapêutica também se chama "ligação à terra" ou "aterramento" e envolve a realização de actividades que o "ligam" ou reconectam eletricamente à terra. As provas sugerem que as cargas eléctricas da terra podem ter efeitos positivos no seu corpo.
  2. Ir a um piquenique - Em vez de ir a um restaurante, faça um piquenique e coma num local cénico.
  3. Faça a sua pausa para o almoço no exterior - Mesmo que não seja possível encontrar um local verde para almoçar, o próprio ato de estar ao ar livre tem os seus benefícios: ar fresco, uma mudança de cenário e vitamina D.
  4. Dar um passeio - Sinceramente, não há nada mais restaurador do que um passeio no bosque. Vive na cidade? Não se preocupe, encontre um parque público ou um espaço verde e divirta-se a olhar para as flores ou árvores.
  5. Cultivar algo - Para mim, o meu jardim é a minha terapia nos meses mais quentes. Adoro a antecipação de ver algo crescer e materializar-se em algo nutritivo para a minha família. Até acho que arrancar ervas daninhas é um tempo passado em contemplação. Sem espaço para um jardim, experimente as ervas aromáticas do peitoril da janela.
  6. Trazer a natureza para dentro de casa - como amante da natureza, não tenho qualquer problema com isto, de facto, a minha família aceita que eu traga mais um "espécime" da natureza. para pôr isto em perspetiva, tenho uma coleção de 6 ninhos de vespas gigantes que foram recolhidos no inverno.
  7. Arranjar algumas plantas de casa - Para além de melhorarem a qualidade do ar da sua casa, as plantas de interior acrescentam um pouco de verde ao seu ambiente interior. Não gosta de plantas? Experimente uma de manutenção muito reduzida, como uma planta-aranha. Há também a sensação de realização quando se cuida de algo e este cresce.
  8. Adotar uma rotina de sentar-se - Encontre um local favorito para se sentar na natureza (não deve estar a mais de 5 minutos a pé de sua casa) e visite-o várias vezes por semana e apenas observe. Os naturalistas concordam que é a melhor maneira de realmente aprender sobre as espécies que o rodeiam.
  9. Ver um nascer ou um nascer do sol t - Há algo de mágico em observar intencionalmente o início ou o fim de um dia. Ainda me lembro da vez em que acordei cedo intencionalmente para ver o nascer do sol. Havia algo de muito restaurador em ser intencional e atento ao momento. Fez-me perceber que sou apenas uma pequena parte de um todo muito maior.
  10. Abrir os cortinados e as persianas ou as janelas (se estiver suficientemente quente) - Abrir as janelas, os estores, as cortinas e até as portas permite que a luz do sol e o ar natural entrem em sua casa, dando-lhe uma atmosfera mais relaxante e natural.
  11. Stargaze - É incrivelmente humilde lembrarmo-nos de que as nossas vidas aqui na Terra são uma parte de um enorme quadro formado por milhões de mundos com os quais mal podemos sequer começar a sonhar.
  12. Visitar um mercado de agricultores - Fazer um esforço consciente para comer bem com ingredientes que sabe que foram cultivados recentemente e colhidos localmente é uma óptima maneira de sentir uma ligação com a natureza. Sinto sempre uma maior satisfação com a minha refeição quando é feita com ingredientes cultivados em casa.
Gladi Tor

Por Gladi Tor