Aqui na Nova Inglaterra, a natureza começa a despertar no início de março. Lentamente, envia os primeiros rebentos de urtiga e cavalinha e desenrola graciosamente os botões de folhas inchadas da forsítia. Este despertar bem-vindo é muito apreciado após o longo sono do inverno.

Quando estava a fazer o inventário das ervas recém-emergidas, reparei com prazer na erva-mãe (Leonurus cardiaca) Ainda está na sua fase inicial de crescimento, mas sei que dentro de pouco tempo estarei a colher esta maravilhosa erva para tinturas e chá.

Esta erva apareceu no ano passado no meu quintal, onde revolvemos o solo durante a construção da oficina do meu marido. Uma vez que a minha propriedade é um santuário botânico certificado com foco em ervas medicinais, a presença desta erva com coração de leão foi bem-vinda. Fiquei muito satisfeita por vê-la reaparecer este ano com ainda mais vigor.

Para aqueles que não estão familiarizados com esta planta, trata-se de uma planta medicinal naturalizada e florida que tem sido utilizada durante séculos para tratar cólicas menstruais e outras doenças reprodutivas nas mulheres, bem como ansiedade e problemas cardíacos. Nativa da Eurásia, cresce agora em estado selvagem em partes dos Estados Unidos e do Canadá, e é agora cultivada em todo o mundo pela sua forte medicina.

Embora seja uma planta atractiva e muito bonita numa paisagem naturalizada, o seu verdadeiro objetivo reside no seu valor medicinal - as folhas podem ser utilizadas para fazer um chá ou uma tintura e, tal como o nome sugere, a erva-mãe é um remédio fantástico para os problemas reprodutivos femininos, mas a sua magia não se limita a isso. Também pode ajudar a aliviar problemas cardíacos, ansiedade, depressão e problemas digestivos. Também podePode comê-las cruas se quiser, mas o seu amargor pode ser avassalador, pelo que normalmente não recomendo este método, a não ser que esteja desesperado!

Como identificar

Esta planta herbácea perene, de 2 a 4 metros de altura, é reconhecível pelo caule quadrado, pelo padrão de folhas opostas e pelas flores tubulares. As folhas têm três lóbulos, sendo o inferior maior do que o superior, e apresentam lóbulos mais profundos à medida que se desce no caule.As florzinhas cor-de-rosa pálido florescem entre as axilas das folhas.

Aparece no início da primavera (por volta de março) no nordeste e floresce no início do verão.

Utilizações culinárias

Apesar do seu sabor e cheiro amargos, as folhas de erva-mãe podem ser comidas ou preparadas como bebida. O chá feito a partir das folhas e flores desta erva é uma óptima bebida que pode ajudar com sintomas como o stress, a ansiedade ou a insónia. Este chá pode ser aromatizado com adoçantes como o mel, o açúcar e o limão para melhorar o sabor também! Se não é fã de beber chá de ervas, não se preocupe. Também pode experimentaradicionar motherwort à sua próxima cerveja caseira ou preparar uma tintura com ela.

Não sendo fã de amargos, tenho tendência para tomar rapidamente a tintura de motherwort pelo seu potente medicamento e definitivamente NÃO pelo seu sabor!

Benefícios para a saúde & Usos medicinais

A sábia e paciente Motherwort. Esta planta tem uma longa história de utilização para aliviar o stress, a ansiedade e os batimentos cardíacos irregulares. Os seus efeitos relaxantes também podem ser úteis para tratar a tensão arterial elevada e a aterosclerose. Além disso, esta erva é boa para manter a saúde reprodutiva feminina - equilibrando as hormonas que regulam o ciclo menstrual e os sintomas da menopausa, acelerando a recuperação apóso parto e o tratamento da depressão pós-parto.

Para utilizar a erva-mãe como medicamento, colher o terço superior da planta no verão, quando está em flor.

Tintura de Motherwort

Colher apenas as ervas mais vibrantes na altura do seu ciclo de crescimento em que as qualidades medicinais estão no seu auge (quando florescem).

O facto de ser eu a cultivar e a colher as ervas garante um conhecimento em primeira mão da qualidade e da sustentabilidade. Considero que isto me proporciona ervas medicinais do mais alto nível, tanto do ponto de vista medicinal como ambiental, mas sei que nem toda a gente tem a capacidade de o fazer. Nestes casos, recomendo vivamente as ervas da Mountain Rose Herbs para as suas ervas cultivadas de forma orgânica e sustentável.a mais alta qualidade.

  • 1 parte de flores frescas
  • 2 partes de menstrum (50% álcool, 50% água)

ou

  • 1 parte de flores secas
  • 5 partes de menstrum (50% álcool. 50% água)

Dosagem - Tomar 3-30 gotas conforme necessário. Algumas gotas são muitas vezes suficientes para acalmar os nervos, ajudar no relaxamento, aliviar as reacções de stress e restaurar o equilíbrio hormonal.

Chá de erva-mãe

Se não tiver acesso a plantas frescas, as secas servem perfeitamente, mas certifique-se de que não foram guardadas durante muito tempo, pois a sua potência diminui com o tempo.

Precauções

Deve ter-se cuidado com o consumo de erva-mãe. Em excesso, pode causar diarreia e irritação do estômago. As pessoas com pele sensível devem evitar tocar na erva-mãe, porque o contacto com a pele pode causar erupções cutâneas e sensibilidade ao sol. A erva-mãe também pode diluir o sangue de uma pessoa e aumentar a probabilidade de sangrar facilmente. Para ajudar a prevenir estes problemas, as mulheres grávidas não devem consumirerva-mãe.

Reflexões finais

É claro para mim porque é que a erva-mãe tem sido utilizada como erva medicinal há milhares de anos e porque é que as pessoas continuam a usufruir dos seus benefícios curativos hoje em dia. Não só tem a capacidade de aliviar muitas doenças, como também é um belo complemento para qualquer jardim. Pessoalmente, adoro a sua presença imponente no meu jardim e sinto que as suas flores encantadoras realçam verdadeiramente a beleza natural da minha paisagem.

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor