Há alguns anos, comecei a concentrar os meus esforços de jardinagem em plantas nativas da Nova Inglaterra e, especificamente, do nordeste de Connecticut, onde vivo. Uma das plantas nativas que acrescentei ao meu jardim medicinal nativo e ao meu jardim de polinizadores nativos é a Joe Pye Weed. Adoro esta planta!

Como provavelmente já adivinhou, é utilizada como planta polinizadora e tem algumas propriedades medicinais que os meus antepassados Nipmuck provavelmente utilizavam. O objetivo deste artigo de hoje é discutir o que é a erva daninha Joe Pye e destacar as 6 principais razões pelas quais vai querer plantá-la no seu quintal ou jardim.

erva daninha joe pye

O que é a Joe Pye Weed?

A erva daninha Joe Pye pode ter um nome pouco inspirador, mas é uma planta resistente que pode crescer bem em muitos jardins norte-americanos. Diz a lenda que esta flor selvagem recebeu o seu nome de um curandeiro nativo americano que vendia aos colonos tónicos de ervas para combater a febre tifoide.

A erva daninha Joe Pye é o nome comum das plantas do género Eutrochium. Estas plantas perenes atingem cerca de 2 metros de altura e têm cachos de flores cor-de-rosa no topo de longos caules. É uma planta NATIVA dos Estados Unidos e do Canadá, por isso é perfeita para plantar no seu jardim!

Adoro o facto de a época de floração da Joe Pye Weed ser geralmente por volta de agosto, quando muitas das minhas outras plantas perenes de jardim já acabaram de florescer. Tenho a minha plantada na orla do nosso bosque, em sombra parcial, e parece muito feliz aí, onde se espalha um pouco mais todos os anos. Alguns jardineiros não gostam que se espalhe tanto, mas eu adoro-o. Também se dá bem em zonas húmidas.

As 5 espécies de Eutrochium selvagens encontradas na América do Norte:

  • Eutrochium dubium: Também conhecida como Coastal Plain Joe Pye Weed, está localizada no leste dos EUA e no Canadá, e a sua área de distribuição estende-se da Nova Escócia à Geórgia.
  • Eutrochium fistulosum: Esta espécie é conhecida por muitos nomes, incluindo Hollow Joe Pye Weed, Trumpetweed e Purple Thoroughwort. Cresce desde o sul do Canadá até ao leste e sul dos EUA, desde o Maine a oeste até Ontário, Wisconsin e Missouri e a sul até ao Texas e à Florida.
  • Eutrochium maculatum: Esta planta, vulgarmente designada por Joe Pye Weed, cresce em grande parte dos Estados Unidos e do Canadá, sendo a única espécie selvagem de Joe Pye que se encontra a oeste das Grandes Planícies.
  • Eutrochium purpureum: Esta espécie é vulgarmente conhecida como erva daninha roxa, raiz de rim, erva daninha doce e erva daninha doce. É nativa do leste e centro da América do Norte.
  • Eutrochium steelei: Esta espécie de Joe Pye Weed é vulgarmente conhecida como Steele's eupatorium e encontra-se apenas nos Montes Apalaches, no Kentucky, Virgínia, Geórgia, Tennessee e Carolina do Norte.

Quando compra a Joe Pye Weed no seu centro de jardinagem local, é provável que encontre uma variedade de opções. A maioria destas cultivares foi desenvolvida a partir de espécies selvagens.

As 6 principais razões para cultivar Joe Pye Weed

1. interesse ornamental

  • Florescer no verão - Quando outras flores já terminaram a sua floração, esta bela flor selvagem está apenas a começar. As flores acrescentam muito interesse colorido ao jardim e continuarão a florescer de agosto até à primeira geada.

2. atrai a vida selvagem

  • Atrai borboletas - é uma importante fonte de alimento para a vida selvagem. Atrai abelhas e borboletas com as suas flores ricas em néctar. As espécies de borboletas que pode esperar ver incluem saltadores, fritilários e caudas de andorinha.
  • Atrai aves - Esta planta atrai aves para o seu quintal. No verão, poderá ver beija-flores a beber o néctar das flores. No outono, muitas aves - como o pintassilgo americano - alimentam-se das sementes. Além disso, a adição de plantas altas como a erva-dos-prados pode proporcionar abrigo, cobertura e proteção - o que pode encorajar mais aves canoras a visitar o seu jardim.
  • Atrai abelhas - Produtora de pólen e néctar, esta flor silvestre é apreciada por muitos tipos de abelhas, o que a torna indispensável em qualquer jardim de vida selvagem e de polinizadores.
  • Planta hospedeira - é uma planta hospedeira das lagartas de várias espécies de traças.

3) Tolerância

  • Resistente a veados e coelhos - A erva daninha Joe Pye é geralmente resistente ao veado e ao coelho devido ao seu sabor amargo. No entanto, as folhas e os caules mais jovens podem ser comidos por estes animais.
  • Tolerante ao solo e à seca - Esta flor selvagem cresce em muitas condições de solo. É tolerante a solos argilosos e húmidos, e as plantas maduras têm até alguma tolerância a curtos períodos de seca. É notável como uma planta que tolera quase todos os níveis de pH do solo.

4. fácil de cuidar

  • Pouca manutenção - As plantas nativas são a sua melhor aposta para um jardim saudável. Elas evoluíram para crescerem bem na sua área, por isso não tem de se preocupar com a possibilidade de morrerem devido a demasiada ou pouca água, ou devido a um solo pobre. Também poupará dinheiro em monda, rega e fertilização.

5) Utilizações versáteis

  • Jardim do Prado - A erva daninha Joe Pye pode crescer em áreas que não secam, como prados ou áreas abertas; ela combina bem com outras espécies mais altas. Todas as plantas receberão o sol necessário, pois ele passa por cima.
  • Jardim de Chuva - A erva daninha Joe Pye é atraente e resistente. Dá-se bem em jardins de chuva, que são áreas concebidas para tratar parte da água que escorre do seu telhado e propriedade. Tudo o que precisa é de uma pequena depressão no seu quintal onde a água se acumula.
  • Massagem - A erva daninha Joe Pye tem um aspeto impressionante quando plantada em grupos, criando um aspeto notável e uma altura arquitetónica na parte de trás de um jardim fronteiriço ou ao longo das margens da água. Também é boa para preencher valas de drenagem e outras áreas baixas.
  • Naturalizado - As ervas daninhas Joe-Pye podem ser utilizadas formal ou informalmente em bordaduras perenes, jardins de flores silvestres ou paisagens naturalizadas.
  • Espécime - A erva daninha Joe Pye cresce até cerca de 1 a 2 metros de altura, o que a torna uma excelente planta de espécime - pode facilmente tornar-se o ponto focal de qualquer jardim

6. valor medicinal

A erva Joe Pye tem uma longa história de utilização medicinal, incluindo como diurético, para aliviar problemas do trato urinário, rigidez das articulações e gota. Também é utilizada para tratar problemas reprodutivos e diabetes.

Reflexões finais

É uma planta que proporciona muitos benefícios visuais a qualquer jardim, é fácil de cultivar, requer pouca manutenção e tolera alguma negligência, pelo que não terá de lhe dedicar muito tempo.Se quiser fazer um esforço para cultivar uma planta autóctone, dê uma vista de olhos à erva daninha Joe Pye.

Se estiver interessado noutros artigos sobre jardinagem para a vida selvagem ou polinizadores, consulte estes artigos:

  • 13 razões pelas quais as plantas nativas são melhores: a perspetiva de um jardineiro de vida selvagem
  • Como transformar o seu quintal num fantástico habitat certificado para a vida selvagem e num santuário botânico

Declaração de exoneração de responsabilidade Não sou um profissional de saúde. Toda a informação aqui partilhada é apenas para informação e entretenimento. Faça a sua própria pesquisa e consulte o seu profissional de saúde antes de se tratar com qualquer produto, planta ou mistura.

Gladi Tor

Por Gladi Tor