Adoro chás de ervas porque não têm cafeína e podem ser misturados a partir de uma grande variedade de plantas, muitas das quais podem ser facilmente cultivadas em quase qualquer quintal. Se gosta de chás de ervas e está interessado em cultivar os seus próprios chás, plantar um jardim de ervas primaveris para chás de ervas caseiros é um projeto perfeito para si.

O que mais gosto no cultivo das minhas próprias ervas para chá é saber, sem sombra de dúvida, que são cultivadas organicamente e sem quaisquer produtos químicos. Não se pode dizer o mesmo quando se compram chás cultivados comercialmente, mesmo os que dizem ser orgânicos. Por esta razão, cultivo, seco e misturo as minhas próprias combinações de chá de ervas todos os anos. Felizmente, com os cuidados adequados, a maioria das plantas de chá de ervas são fáceis de cultivar e colher.Continue a ler para descobrir como é fácil cultivar ervas medicinais para chá.

Como planear um jardim de ervas aromáticas

Para os jardineiros principiantes, decidir a disposição do jardim pode, por vezes, ser o seu próprio desafio. Há um mundo de opções para escolher quando se trata de construir um jardim de ervas, tudo depende das suas necessidades e preferências pessoais.

Vamos começar do zero com a localização, localização, localização. Usar a sua casa como base para planear a sua horta é um primeiro passo perfeito. Vive numa casa nos subúrbios? Numa quinta com espaço aberto? Num apartamento com varanda? Todos estes factores influenciam a forma e o local onde cultiva as ervas aromáticas.

O método mais simples de cultivar ervas medicinais para o chá é cultivá-las individualmente nos seus próprios vasos. Este método é benéfico porque os vasos individuais dão-lhe maior mobilidade para mover as ervas para diferentes áreas do jardim ou da casa, e cada erva tem espaço adequado para crescer sem que outra espécie de erva sufoque o seu crescimento. Por outro lado, isto pode tornar-se muito aglomerado, especialmentese tenciona cultivar uma grande variedade de ervas aromáticas.

Se tiver pouco espaço, posso sugerir a jardinagem vertical como solução? Uma das soluções mais populares para a jardinagem vertical de ervas é uma torre de jardinagem. Uma torre de jardinagem é uma estrutura alta com pequenas "bolsas" a partir das quais cada planta individual cresce. Este plantador permite o crescimento de múltiplas variedades de plantas, sem encher o seu pátio com um exército de vasos. Uma torre de jardinagempode também ser a escolha ideal para os jardineiros de varanda, que querem tirar o máximo partido do pouco espaço que têm.

Eu recomendaria que olhasse para a sua casa e descobrisse qual seria o local ideal para cultivar um jardim de chá de ervas. Qual é a área que recebe mais luz solar? Qual é a área que recebe mais sombra? Quantos plantadores posso colocar na minha varanda? Estas são todas as perguntas que deve fazer a si próprio quando planear um jardim.

Variedades de ervas aromáticas

O próximo passo no planeamento de um jardim de chá de ervas para o cultivo de ervas medicinais para o chá é selecionar a variedade de ervas a cultivar. O número de variedades que se pode ramificar é infinito, e cada erva tem um efeito especial no corpo humano.

Vejamos algumas variedades notáveis de ervas medicinais que são especialmente benéficas quando incluídas em misturas de chá:

10 melhores ervas para cultivar para chá

1. hortelã

Possuindo um dos aromas mais reconhecíveis que existem, a hortelã é uma potência absoluta no jardim de ervas. A hortelã é uma erva perfeita para começar, porque é uma erva fácil de cultivar. A hortelã pode levar até 90 dias para estar totalmente madura e requer cuidados mínimos. É uma erva não intensiva para cultivar, tornando-a perfeita para iniciantes.

A hortelã é considerada uma planta perene, o que significa que é uma planta que vive durante vários anos e regressa em cada estação de crescimento. Com os cuidados adequados, a sua planta de hortelã tem potencial para viver para sempre. Ao plantar hortelã, certifique-se de que utiliza um solo leve que proporcione uma drenagem ampla. Estas plantas gostam de sol pleno (cerca de 6 a 8 horas de luz por dia), mas também podem suportar sombra parcial. A hortelã também é capaz dePara satisfazer as suas necessidades em termos de luz, a hortelã deve ser cultivada junto a uma janela solarenga!

Como erva medicinal, a hortelã é usada para tratar muitas doenças. Mais notavelmente, o chá de hortelã é usado para aliviar problemas de digestão, como a síndrome do intestino irritável e indigestão. A hortelã também tem sido usada como um descongestionante nasal natural, tornando-se um remédio para resfriados. A hortelã é usada na aromaterapia para tratar ansiedade, estresse e até mesmo dores de cabeça.

2) Camomila

À primeira vista, a camomila pode parecer apenas pequenas flores delicadas, mas são tão úteis quanto bonitas! O chá de camomila é aplaudido em todo o mundo pelo seu efeito na melhoria da qualidade do sono e do humor. A melhor parte - é uma das ervas mais simples de cultivar no jardim.

Embora a camomila seja normalmente classificada como uma planta anual, ela auto-semeia-se a um ritmo tão rápido que faz a replantação para a estação de crescimento seguinte. O resultado é uma bela abundância destas flores. A camomila floresce melhor ao sol pleno ou à sombra parcial. No entanto, se estiver a cultivar camomila num clima quente, poderá querer inclinar-se para a sombra parcial, uma vez que demasiado sol pode acidentalmente fritaras vossas flores.

A camomila cresce rapidamente, todas as variedades florescem no prazo de 10 semanas após a sementeira. São tolerantes à seca e não requerem um programa de rega vigoroso. Além disso, a camomila também não requer muita fertilização.

Para além de aliviar os problemas de sono, algumas pessoas que bebem chá de camomila também relatam uma melhoria do humor, incluindo a redução dos sintomas de depressão. E isso não é tudo; a camomila está repleta de antioxidantes, o que está relacionado com a redução dos riscos de certos tipos de cancro!

3. bálsamo de limão

Embora a erva-cidreira não seja tão popular como outras ervas domésticas, vale a pena dar uma vista de olhos pelos seus benefícios medicinais. A erva-cidreira é um membro da família da hortelã e, tal como a sua prima, é muito fácil cultivar esta erva aromática.

A erva-cidreira é muito tolerante à maioria das condições. Embora os jardineiros digam que se dá muito bem com sol parcial, é capaz de suportar a exposição total ao sol (no entanto, a luz do sol pode diminuir a cor e o sabor da erva). A erva-cidreira não requer tratamento especial ou fertilização durante o seu processo de crescimento. A única condição de crescimento que realmente requer é que seja plantada em solo húmido e bem drenadosolo. A erva-cidreira tem um período de crescimento de cerca de 70 dias.

Tal como a hortelã, a erva-cidreira é útil para ajudar na indigestão e nas náuseas, bem como no stress e na ansiedade. A erva-cidreira também pode atuar como analgésico, sendo que algumas pessoas utilizam esta erva para aliviar dores de dentes, dores de cabeça e cólicas menstruais.

4. hissopo

Há milhares de anos que os povos das civilizações antigas reconheceram os benefícios do hissopo, que ainda hoje é utilizado em muitos chás medicinais, tal como era utilizado antigamente.

O hissopo é uma planta perene com um aspeto semelhante ao do alecrim ou da alfazema. Necessita frequentemente de sol pleno, embora, nas zonas mais quentes, seja preferível plantar o hissopo numa área que apanhe sol parcial. É tolerante à seca e prefere um solo mais seco e bem drenado para ser plantado.

A melhor maneira de introduzir o hissopo no jardim é através da propagação ou transplante. Recomenda-se plantar transplantes e estacas de hissopo no início da primavera, permitindo que o hissopo tenha tempo para se desenvolver durante alguns meses antes da colheita. O hissopo pode ser cultivado a partir de sementes, embora possa demorar até um ano antes de ter hissopo viável que possa ser colhido.

A utilização mais popular do chá de hissopo é para problemas respiratórios. As pessoas podem utilizar o chá de hissopo para aliviar os sintomas da constipação, incluindo a libertação do catarro e o alívio das dores de garganta. Outras utilizações comuns são o alívio da dor, o alívio digestivo e algumas pessoas até referiram utilizar o chá de hissopo para emagrecerperda.

5. gengibre

Este rizoma é famoso pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pelo seu sabor ousado e picante. O cultivo de gengibre numa horta caseira é completamente viável, embora tenha um tempo de crescimento significativo (8-10 meses) antes de poder ser devidamente colhido e consumido. Independentemente disso, os jardineiros que estão prontos para o desafio de cultivar gengibre descobrem que é uma cultura satisfatória para adicionar a um jardim de ervas medicinais.

O gengibre é uma planta tropical, que se desenvolve em condições climatéricas quentes. Felizmente, para quem vive em zonas mais frias, o gengibre pode ser cultivado num recipiente que pode ser movido do interior para o exterior à medida que as estações mudam. Embora o gengibre possa ser tolerante a temperaturas mais frias

Comece a plantar segmentos de gengibre cedo, pois demoram muito tempo a germinar e a desenvolver-se. O gengibre adora solo húmido, pelo que a rega atenta é a chave para o sucesso do cultivo de uma planta de gengibre. Durante o longo período de crescimento do gengibre, trate a planta com um fertilizante granular que tenha uma relação 5:5:5 de azoto, fósforo e potássio.

O gengibre é utilizado principalmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, devido ao seu elevado teor de gingerol (o principal composto ativo do gengibre). O chá de gengibre também é eficaz no combate às náuseas. Se tiver dores de estômago, beber um chá de gengibre pode ajudar a aliviar a dor.

6. erva-dos-gatos

A erva-dos-gatos é uma erva superfácil de cultivar e requer cuidados mínimos. Tenha apenas em atenção que, tal como outras plantas da família da hortelã, pode ser invasiva. Acho que é melhor plantar a hortelã-dos-gatos e outras hortelãs em recipientes para que não tomem conta de todo o jardim. A erva-dos-gatos pode ser plantada no seu jardim na primavera ou no outono, a partir de sementes ou de plantas. Brota rapidamente quando é iniciada a partir de sementes. Esta planta perene prosperaem solos pobres e bem drenados e não são muito exigentes quanto ao terreno onde crescem, desde que o solo não seja demasiado húmido.

A erva-dos-gatos (Nepeta cataria) é uma erva perene nativa da Europa, América do Norte e Ásia. Este membro da família da hortelã é utilizado há séculos como chá de ervas, mas é também uma planta medicinal valiosa com muitos benefícios.

O maior benefício do chá de erva-dos-gatos para a saúde é o efeito calmante que pode ter sobre o corpo. A erva-dos-gatos contém nepetalactona, que é semelhante aos valepotriatos encontrados num sedativo à base de ervas comummente utilizado, a valeriana. Isto pode melhorar o relaxamento, o que pode melhorar o humor e reduzir a ansiedade, a inquietação e o nervosismo.

7. Tomilho

O tomilho é uma excelente erva para incluir no seu jardim de chá de ervas. Cresce bem a pleno sol, mas também tolera sol parcial e é uma erva ideal para plantar se estiver à procura de uma erva de manutenção muito baixa. O tomilho é um ingrediente eficaz para o chá de ervas que pode ser utilizado para acalmar dores de barriga e de garganta. Utilize as suas folhas (frescas ou secas) para preparar o chá, se houver flores, adicione-as também.

8) Sage

Esta planta dá-se bem tanto plantada no solo como em vasos e dá-se bem se for regada regularmente. A salva é uma planta perene resistente quando cultivada em climas mais frios. Se viver onde faz calor, a salva crescerá provavelmente como uma planta anual porque não tolera bem o calor ou a humidade.

A sálvia precisa de espaço e dá-se bem quando plantada a uma distância de pelo menos 18 a 24 polegadas numa área que receba muita luz solar e tenha um solo rico e bem drenado com um pH de 6,5 a 7,0.

A sálvia deve ser podada das hastes mais pesadas e lenhosas todas as Primaveras.

O chá de salva está repleto de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, podendo promover a saúde da pele, oral e cerebral, bem como diminuir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, entre outros benefícios.

9) Santo Basílio

O manjericão pode ser cultivado da mesma forma que as outras ervas, mas requer temperaturas quentes, tal como o alecrim. Se vive num clima quente, tropical ou subtropical, pode cultivá-lo facilmente ao ar livre. Se vive num clima frio como eu (zona 6a), terá mais sorte se cultivar o manjericão em recipientes e se os invernar dentro de casa, tal como faz com o alecrim.

O manjericão prefere um solo leve e bem drenado que seja enriquecido com matéria orgânica, embora o manjericão tolere bem um solo pobre. Eu gosto de adicionar composto ao meu solo para adicionar nutrientes que as ervas parecem adorar. Esta planta tolera surpreendentemente alguma sombra, por isso, se não tiver muito sol pleno... não se preocupe, provavelmente terá sucesso com o manjericão! Regue regularmente quando estiver seco e colhaas folhas necessárias, tal como se faz com um manjericão normal.

O manjericão sagrado é um adaptogénio com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e pode até ajudar pessoas com artrite ou fibromialgia.

10. calêndula

A calêndula é uma das minhas ervas favoritas e muito fácil de cultivar. A calêndula é uma planta anual adaptável e, tal como outras ervas, não requer muita manutenção. De facto, as suas raízes adaptam-se frequentemente ao espaço fornecido. A incrível calêndula em vaso pode ser cultivada em recipientes ou canteiros em condições de pleno sol ou sombra. A calêndula prefere temperaturas frescas e as suas flores duram mais tempo se forem plantadas ao sol filtrado ouComo ingrediente de chá, a calêndula é difícil de bater. Tem muitos benefícios para a saúde e está repleta de antioxidantes que neutralizam os efeitos nocivos do stress oxidativo no seu corpo. Além disso, possui compostos anti-inflamatórios, que podem ajudaraliviar os sintomas da inflamação crónica.

Reflexões finais

Se está a planear fazer um jardim de chá de ervas, então eu digo: vá em frente! Desenvolver e cultivar ervas medicinais para o chá, para mim, é como se estivéssemos a reconectar-nos com os nossos antepassados antigos, que usavam as ervas como remédio para tratar doenças. Certifique-se de que presta os devidos cuidados e atenção e as suas ervas estarão a prosperar em pouco tempo!

Obtenha 5 guias de referência de preparações à base de plantas GRÁTIS

Eis o que está incluído

  • Obtenha 5 guias de referência de preparações à base de plantas para impressão GRÁTIS.
  • Aprender métodos básicos de como fazer pomadas, tinturas, tisanas (chás), cataplasmas e glicerites
  • Descarregamento digital gratuito para impressão.
Sim, por favor!

Trabalhos citados

Buckner, Heather. "Como cultivar e usar erva-cidreira". G ardina Caminho do utilizador. //gardenerspath.com/plants/herbs/grow-lemon-balm/. Acedido em 3 de maio de 2021.

Elliott, Brianna. "5 maneiras pelas quais o chá de camomila beneficia sua saúde". Healthline. //www.healthline.com/nutrition/5-benefits-of-chamomile-tea#TOC_TITLE_HDR_4. Acedido em 3 de maio de 2021.

"Health Benefits of Hyssop Tea." Health Benefits Times. //www.healthbenefitstimes.com/health-benefits-of-hyssop-tea/. Acedido em 3 de maio de 2021.

Holmes, Kier. "Jardinagem 101: Hissopo". Gardenista . //www.gardenista.com/posts/gardening-101-hyssop-hyssopus-officinalis-perennial-herb/ Acedido em 3 de maio de 2021.

Iannotti, Marie. "How to Grow Chamomile" (Como cultivar camomila). O Spruce. //www.thespruce.com/how-to-grow-chamomile-1402627. Acedido em 3 de maio de 2021.

Leech, Joe. "11 benefícios comprovados do gengibre para a saúde". Healthline. //www.healthline.com/nutrition/1-proven-benefits-of-ginger#. Acedido em 3 de maio de 2021.

Lorin, Nielsen. "Planta de gengibre: adicionando tempero ao seu jardim". Jardinagem épica. //www.epicgardening.com/ginger-plant/. Acedido em 3 de maio de 2021.

Pearson, Keith. "8 benefícios da hortelã para a saúde". Healthline. //www.healthline.com/nutrition/mint-benefits. Acedido em 3 de maio de 2021.

Os Editores. "Cultivar Hortelã: Plantar, Cultivar e Colher Hortelã". O velho agricultor Almanaque. //www.almanac.com/plant/mint#. Acedido em 3 de maio de 2021.

Tilley, Nikki. "Dicas para cultivar hissopo no seu jardim". Conhecimentos de jardinagem. //www.gardeningknowhow.com/edible/herbs/hyssop/growing-hyssop-plant.htm. Acedido em 3 de maio de 2021.

Wilson, Debra Rose. "10 Benefits of Lemon Balm and How to Use It." Healthline. //www.healthline.com/health/lemon-balm-uses. Acedido em 3 de maio de 2021.

Conhecimentos de jardinagem: Cultivo de calêndula - Como cuidar de plantas de calêndula no jardim //www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/calendula/growing-calendula.htm

Gladi Tor

Por Gladi Tor