O mundo em que vivemos está repleto de ritmos naturais. Se alguma vez experimentou os vermelhos e laranjas do outono, se se deliciou com o brilho de um sol amarelo brilhante no verão ou se observou as ondas a baterem contra a costa, sentiu esta ligação. Neste artigo, quero mostrar-lhe como é fácil voltar a ligar-se à natureza, vivendo em harmonia com as mudanças sazonais.

Quando nos permitirmos sintonizar com as enormes percepções e oportunidades que a vida sazonal nos pode dar, começaremos a experimentar a natureza de uma forma totalmente nova. Veremos como todos os acontecimentos naturais à nossa volta estão ligados e como fazemos parte de um todo maior.

Estas treze ideias para uma vida sazonal abrem um mundo de possibilidades e ligam-nos à natureza de uma forma totalmente nova.

O boticário ao ar livre é apoiado pelos leitores. Quando compra através de links no nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saiba mais

Quais são os benefícios da vida sazonal?

Aqui estão algumas das coisas que pode experimentar ao fazer da vida sazonal a sua prioridade.

  • passar tempo na natureza pode reduzir o stress e melhorar o humor.
  • A vida sazonal ajuda-nos a sentirmo-nos mais ligados à natureza e ao nosso lugar no universo.
  • maior consciência da diversidade da vida no nosso planeta.
  • a oportunidade de saborear a vida e viver cada momento de forma mais consciente e intencional.

13 maneiras de viver sazonalmente

A vida sazonal é uma óptima maneira de viver a natureza. Aqui estão 13 maneiras de se ligar aos ritmos da natureza.

1) Comer na estação

Uma das melhores coisas que pode fazer por si e pelo planeta é seguir uma dieta sazonal. Comer sazonalmente significa consumir frutas e legumes da época na sua região local. Comer produtos fora de época geralmente não é tão rico em nutrientes como comer o que cresce localmente, porque tende a ser colhido antes do seu pico de maturação.

Ao comer na época certa, não está apenas a apoiar os agricultores locais, mas também a reduzir a sua pegada de carbono. Comer alimentos cultivados localmente é melhor para o ambiente, porque é necessária menos energia para transportar os alimentos da quinta para o seu prato. Os alimentos que são cultivados mais perto de casa têm uma pegada de carbono menor do que os alimentos que são enviados do outro lado do país ou de todo o mundo. Quando escolhe alimentos sazonaispode desfrutar dos melhores sabores de cada estação e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono.

2) Observar e registar o mundo natural

Observe e registe o tempo, as plantas e os animais que o rodeiam. Ao observar o ambiente natural que o rodeia, começa a tomar consciência das mudanças sazonais subtis e dos ciclos da natureza de forma mais completa. Esta é uma óptima forma de tomar consciência dos ritmos naturais que regem a vida na Terra. Esta consciência pode levar a uma maior apreciação do ambiente e do nosso lugar nele. Aqui está um livro gratuito sobre a naturezaDiário para descarregar que poderá ser útil.

Diário da Natureza GRÁTIS

3) Celebrar as estações do ano

Há muitas tradições em todo o mundo que honram cada estação, desde celebrações antigas de agradecimento e gratidão por tudo o que a vida nos dá até celebrações modernas de amor e amizade.

Celebre as estações do ano honrando cada uma delas com uma tradição especial. No verão, faça um churrasco ou uma viagem ao mar. No outono, desfrute das festas das colheitas e das folhas coloridas. No inverno, crie memórias com luzes cintilantes e chocolate quente. Na primavera, celebre com flores e plantando sementes. Todas as estações têm algo de especial para oferecer.

Uma forma de celebrar as estações do ano é criar um calendário sazonal, que pode ser tão simples ou elaborado quanto quiser, mas que é uma excelente forma de criar rituais e tradições que tragam significado à sua vida.

4) Viver em sintonia com os ciclos lunares

Os nossos antigos antepassados eram especialistas em vida sazonal. Seguiam os movimentos da lua e das estrelas para se ligarem aos ciclos naturais da nossa terra. Observando as constelações e os alinhamentos planetários, podemos ver como fazemos parte de um todo maior. Algumas pessoas meditam sobre o seu lugar no universo olhando para as estrelas em busca de inspiração. Outras encontram consolo na natureza observando o ciclo lunarfases; esta ligação com a natureza é como a celebração de feriados sazonais no nosso calendário solar.

A lua é um ciclo de magia, uma presença divina eterna que cria mudanças incalculáveis em resposta aos ciclos e estações do ano na Terra. Embora estejamos suficientemente conscientes para viver confortavelmente de acordo com o posicionamento do sol, viver de acordo com a lua intensifica ainda mais a nossa ligação com a natureza e a vida. Existem inúmeros benefícios em alinhar a sua vida com a lua. Pode ajudá-lo a viver ao ritmo da natureza,compreender o seu efeito na sua saúde e bem-estar, e ajudar no seu crescimento espiritual.

Para aqueles que querem aprofundar a sua ligação com a natureza, a lua pode servir como uma espécie de calendário natural, permitindo-lhe tornar-se mais consciente da mudança das estações e do fluxo do tempo.

LUA NOVA

A lua nova é um momento para novos começos. É uma boa altura para iniciar projectos, plantar sementes para o futuro e definir intenções para o mês seguinte. Recomenda-se a escrita de um diário durante a lua nova - ajuda-o a exprimir-se claramente e pode ajudá-lo a estabelecer prioridades para os objectivos.

LUA DE CERA

É o momento de pôr em prática os objectivos que estabeleceu durante a lua nova. À medida que a lua começa a expandir-se, o mesmo acontece com as suas visões e planos. Utilize o impulso da lua crescente para concretizar as suas visões e desenvolver o que começou durante a lua nova.

MOO COMPLETO

Este é o momento em que podemos ver o nosso trabalho e a nossa vida iluminados. Esta fase da lua representa abundância, fertilidade, transformação e conclusão. Também representa iluminação; soluções para questões ou problemas surgirão durante este período. Durante a lua cheia, pode examinar honestamente o seu trabalho e a sua vida e avaliar o que está a funcionar e o que não está.

LUA MERECIDA

Este é um período de rendição. Quando a lua minguar, deixe ir o que já não lhe serve. Desapegue-se do velho e prepare-se para um novo crescimento. A fase minguante é quando você se acalma, reflete sobre suas realizações e se estabiliza antes de passar para o próximo ciclo.

MAIS LEITURA DA LUA:

  • Viver com a lua para obter benefícios surpreendentes e ligação à natureza
  • Receita de Chá da Lua Sagrada & Celebrando o Divino Feminino e a Realização dos Desejos
  • 6 Rituais de Lua Cheia para restaurar a sua feminilidade sagrada e ligar-se à natureza

5) Celebrar os equinócios e os solstícios

Uma forma de tirar o máximo partido da vida sazonal é celebrar os solstícios e equinócios, quatro acontecimentos celestes que marcam a transição de uma estação para outra. O solstício de verão é quando o sol atinge o seu ponto mais alto no céu. Durante esta época do ano, temos dias longos e tempo quente. No extremo oposto do espetro, o solstício de inverno marca o dia mais curto e o tempo mais longoOs equinócios da primavera e do outono marcam o ponto intermédio entre cada solstício, quando o dia e a noite são iguais em todo o globo.

A mudança das estações do ano é um poderoso lembrete de que a Terra está viva e vibrante. Cada estação tem a sua beleza única e todos nós podemos encontrar algo para apreciar em cada uma delas. Quer esteja a celebrar o solstício de inverno com uma fogueira ou a apreciar as flores da primavera durante o equinócio vernal, estes quatro marcos naturais são óptimas oportunidades para sair eligar-se à natureza de uma forma mais profunda.

Eis os equinócios e os solstícios e as formas de os celebrar:

SOLSTÍCIO DE INVERNO

No Solstício de inverno, a natureza dá início a um novo ano. É uma altura em que a escuridão do inverno é mais profunda, mas a luz está a regressar. É uma altura para dormir mais, comer refeições ricas e reconfortantes, reunir-se com a família à volta de uma lareira quente, sonhar em grande para o ano que se aproxima e renovarmo-nos.

EQUINÓCIO DA PRIMAVERA

O Equinócio da primavera é uma altura mágica do ano. As sementes na natureza estão a brotar e a terra acorda do seu sono. Dizemos adeus ao inverno e damos as boas-vindas a dias mais longos e quentes, que trazem nova vida, energia e beleza. É também uma altura para pôr em prática os nossos sonhos e abraçar a diversão juvenil.

SOLSTÍCIO DE VERÃO

O solstício de verão é uma época de abundância e da beleza da vida que floresce por todo o lado. É uma altura para se reunir com amigos e família, fazer coroas de flores, dançar, estar junto a fogueiras e deleitar-se com dias quentes cheios de diversão, trabalho e aventura.

EQUINÓCIO DO OUTONO

O Equinócio de outono marca uma época de grandes mudanças na natureza e nas nossas vidas. Podemos sentir a energia a mudar do exterior para o interior. É uma altura para abrandar, regressar às nossas raízes e prepararmo-nos para o que está para vir. O outono é uma altura perfeita para criar ou trazer mais rituais para a sua vida, quer isso signifique desfrutar de alimentos sazonais ricos e saudáveis ou criar objectos para usar durante todo o ano.o ano.

6) Ligar-se à terra

Ao prestar atenção à terra e ao ambiente que o rodeia, pode experimentar uma vida mais sazonal. Aprenda a identificar árvores e pássaros e conheça as plantas medicinais nativas que crescem no local onde vive. Aprenda o que precisam para sobreviver e como os seus hábitos e comportamentos mudam com as estações.

Se tiver a sorte de viver perto de áreas naturais, dedique algum tempo todos os dias ou todas as semanas a explorá-las. Ouvir a natureza e tentar aprender com ela: Esta é uma boa forma de começar a percorrer o caminho para se tornar mais consciente em relação ao ambiente; ao observar a terra, torna-se mais consciente das suas mudanças sazonais e da forma como são afectadas pelos seres humanos. Ao estar atento ao mundo natural que o rodeia - eaprendendo com isso - pode compreender melhor como ajudar estas áreas a florescer em harmonia com os seres humanos.

7) Observar a vida selvagem

Procurar e observar a vida selvagem pode ajudar-nos a experimentar os ciclos naturais da natureza de uma forma íntima. Observar a vida selvagem pode dar-nos uma janela para os ciclos da natureza. Podemos observar como várias espécies migram, hibernam e se reproduzem em resposta à mudança das estações.

Por exemplo, se virmos menos aves ou outros animais numa área onde foram utilizados pesticidas, podemos sentir-nos mais motivados para tomar medidas de proteção ambiental.

Se estiver interessado em observar a vida selvagem, há muitas formas de o fazer. Pode fazer caminhadas de observação de aves ou assistir a palestras sobre a vida selvagem local no seu centro comunitário. Se vive perto de uma floresta, campo ou ribeiro, considere passear por eles e familiarizar-se com os tipos de plantas e animais que aí vivem. Cada espécie tem o seu próprio conjunto único de comportamentos que podemos aprender eAo observar a vida selvagem na sua área, pode tornar-se mais consciente da forma como esta se adaptou ao seu ambiente e pode ajudar-nos a compreender melhor o nosso impacto humano no mundo natural que nos rodeia.

MAIS LEITURA SOBRE A VIDA SELVAGEM:

  • 13 razões pelas quais as plantas nativas são melhores: a perspetiva de um jardineiro de vida selvagem
  • Como transformar o seu quintal num fantástico habitat certificado para a vida selvagem e num santuário botânico

8) Cultivar uma horta

No jardim, tornamo-nos especialistas em compreender todas as fases da vida. Cultivar plantas a partir de sementes e depois vê-las florescer e frutificar é uma forma tangível de nos envolvermos nos ciclos contínuos da natureza. É no jardim que nos tornamos íntimos do ciclo de vida que a nossa terra suporta ao longo de um ano sazonal. Esta é a verdadeira vida sazonal!

MAIS LEITURA SOBRE JARDINAGEM:

  • Maneiras fáceis de criar um jardim de polinizadores
  • A jardinagem como terapia e 6 ervas aromáticas fáceis de cultivar
  • Jardinagem e Permacultura para uma vida sustentável
  • Os 6 princípios básicos do design de permacultura: jardinagem sustentável
  • Jardinagem de Permacultura: para resultados surpreendentes
Tomar o meu chá de ervas matinal

9) Iniciar um ritual matinal de ligação à natureza

Começar o seu dia com um ritual matinal pode ajudá-lo a sentir-se mais enraizado e ligado a essa estação. Pode iniciar um ritual matinal de ligação à natureza dando um passeio no seu quintal, fazendo uma caminhada ou mesmo apenas sentando-se no seu alpendre com uma chávena de café e apreciando os sons dos pássaros a chilrear ou das folhas a farfalhar.

Por exemplo, é comum beber chá de erva-cidreira e hortelã no verão e chá de roseira brava ou de agulhas de pinheiro no inverno. Este tipo de ritual pode ser uma excelente forma de entrar em contacto com o que nos rodeia e com as estações do ano.

MAIS para LER:

  • 10 belos rituais para o solstício de verão
  • Chá Goldenrod: A magia de um ritual alegre

10) Ver o sol nascer e pôr-se

Observar o nascer e o pôr do sol pode ajudá-lo a sentir-se mais ligado à natureza e a estar mais em sintonia com as mudanças sazonais. O nascer e o pôr do sol são acontecimentos belíssimos que podem ser apreciados por qualquer pessoa que dedique algum tempo a apreciá-los. São uma óptima altura do dia para estabelecer intenções ou refletir sobre o dia que passou e preparar-se para o próximo.ocorrências enquanto absorvo toda a sua beleza, cores, formas, texturas, o que me ajuda a sentir-me mais ligado à natureza que me rodeia e ao meu lugar nela.

11) Passar tempo diariamente na natureza

Para tirar o máximo partido da vida sazonal, é importante tentar passar alguns minutos por dia em comunhão com a natureza. Dê um passeio no bosque, sente-se junto a um riacho e ouça-o a balbuciar sobre as pedras, observe as flores silvestres e toque na casca de uma árvore que cresce há centenas de anos. Abrande o suficiente para reparar no que está a acontecer à sua volta - o que estão os animais a fazer?Estas observações diárias ajudá-lo-ão a desenvolver uma forte relação com os padrões da natureza.

12) Desligar a ficha

Desligar-se da tecnologia oferece uma oportunidade de se reconectar com a natureza. Em vez de ler no seu tablet ou smartphone, leia um livro de bolso. Em vez de ver televisão ou um filme, conte histórias à volta da fogueira ou parta numa aventura nocturna em busca de lendas locais. Utilize um relógio de pulso analógico para ver as horas em vez de olhar para a aplicação de relógio do seu telemóvel. Utilize um mapa em papel em vez de utilizar o GPSAcorde com o sol todas as manhãs e vá para a cama quando escurecer à noite. Desligar-se da tecnologia pode restaurar o equilíbrio do seu corpo e mente para que possa ligar-se mais facilmente aos ritmos da natureza.

Quando não está a desperdiçar tempo nas redes sociais ou a percorrer o seu feed de notícias, por exemplo, tem mais tempo para fazer coisas que são realmente importantes.

13) Praticar a atenção plena na natureza

A atenção plena consiste em estar presente e consciente do que está a acontecer à sua volta. Pode ajudá-lo a acalmar-se, a reduzir o stress e até a melhorar a sua concentração no trabalho. Isto pode ajudar-nos a abrandar e a ser mais intencionais, promovendo a paz interior e o equilíbrio.

Quando pratica a atenção plena na natureza, pode sentir-se mais ligado à Terra e aos seus ciclos. Também é mais provável que aprecie a beleza da Mãe Natureza, o que pode ajudar a acalmar a sua alma. Por exemplo, quando repara numa flor a desabrochar ou no canto dos pássaros, esta é uma forma de atenção plena. Também é importante notar que a atenção plena não significa necessariamente estar sentado em silêncio - pode serativa ou passiva, consoante as suas preferências.

Quando está atento, está totalmente presente. Em vez de deixar a sua mente vaguear pelos pensamentos, sentimentos e sensações, concentra-se no que está a acontecer neste preciso momento. Se der um passeio na natureza, por exemplo, tente reparar em cada passo que dá. Sinta a ligação entre os seus pés e o chão por baixo deles à medida que avançam. Repare como as folhas farfalham suavemente ao vento ou como a luz do solfiltra através das árvores acima.

Reflexões finais

Estas ideias para uma vida sazonal destinam-se a estimular a sua criatividade e a encorajá-lo a encontrar novas formas de se relacionar com a natureza. Não existe uma forma correcta de abordar a vida sazonal, nem uma resposta única. O que funciona para outra pessoa pode ou não funcionar para si, e isso não faz mal. Acima de tudo, queremos que dedique algum tempo a pensar nestas possibilidades e que as deixe abrir o seu próprio caminhoA vida é demasiado curta para não aproveitar cada momento.

Gladi Tor

Por Gladi Tor