O boticário doméstico

Todas as casas de ervas devem ter um boticário doméstico bem equipado, com as ferramentas e ervas necessárias para tratar com sucesso as doenças comuns.

O que é maravilhoso na fitoterapia é que qualquer pessoa pode praticá-la. Basta pegar num livro sobre o assunto para aprender remédios simples com especialistas na matéria. Foi aqui que começou a minha viagem. A partir daí, comecei a estudar a sério, frequentando aulas em várias escolas de fitoterapia, como a Herbal Academy, que recomendo vivamente.

Se quer mesmo incorporar ervas e remédios à base de plantas no plano de bem-estar da sua família, então há certas ervas que eu recomendo que todas as casas de ervas tenham à mão. Muitas delas podem ser colhidas no seu próprio quintal, enquanto algumas podem precisar de ser compradas a uma fonte de confiança.

De seguida, partilho as ervas que considero imprescindíveis para o seu boticário doméstico.

Ervas básicas para o boticário doméstico

Depois de decidir criar o seu próprio boticário caseiro para apoiar o seu bem-estar e o da sua família, deve também considerar quais as ervas a armazenar. Recomendo que tenha pelo menos uma ou duas ervas para as seguintes acções:

  • ADAPTOGÉNIOS (AJUDAM O ORGANISMO A GERIR O STRESS)

  • IMUNOMODULADORES (APOIAM A SAÚDE IMUNITÁRIA)

  • CARMINATIVO (ACALMA AS PERTURBAÇÕES DA DIGESTÃO)

  • ANTI-INFLAMATÓRIO (AJUDA A REDUZIR A INFLAMAÇÃO)

  • ANTI-MICROBIANO (AJUDA A COMBATER OS MICRÓBIOS POTENCIALMENTE NOCIVOS)

  • NUTRITIVO (CONTRIBUI PARA O BEM-ESTAR GERAL)

Sei que pode ser difícil saber exatamente por onde começar, e é por isso que vamos abordar 13 ervas incríveis que são polivalentes e um ótimo ponto de partida para o seu boticário caseiro.

  1. Astragalus (adaptogénico e amp; imunomodulador) apoia uma resistência saudável a stressores físicos e emocionais ocasionais e apoia uma função imunitária saudável.
  2. Alho (antimicrobiano & amp; nutritivo) - Combate muitas infecções, incluindo as do nariz, garganta e peito, reduz o colesterol, ajuda na circulação e diminui os níveis de açúcar no sangue.
  3. Calêndula (anti-inflamatório & anti-microbiano) - As pétalas de laranja brilhante são um excelente remédio para a pele inflamada. As suas propriedades anti-sépticas e cicatrizantes impedem a propagação da infeção e aceleram a taxa de reparação. Uma infusão ou tintura de calêndula pode ser usada para tratar infecções crónicas.
  4. Camomila (carminativo & amp; anti-inflamatório) Esta planta maravilhosa é frequentemente utilizada para aliviar problemas de estômago, gases, diarreia, insónia e ansiedade. É importante notar que se for alérgico à ambrósia, deve manter-se afastado da camomila.

  5. Hortelã-pimenta (carminativo e amp; antimicrobiano) - Algumas pessoas gostam desta erva pela sua capacidade de ajudar a aliviar dores de estômago, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e problemas respiratórios
  6. Urtiga (anti-inflamatório As propriedades anti-inflamatórias desta erva podem ajudar a melhorar os sintomas relacionados com as alergias sazonais.
  7. Yarrow (anti-inflamatório e amp; anti-microbiano) - Esta erva é útil para desinfetar arranhões e cicatrizar feridas. É também um excelente aliado para a época das gripes e constipações, devido às suas propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a apoiar a saúde imunitária.
  8. Gengibre (carminativo e amp; imunomodulador) -- A raiz desta planta é bem conhecida pela sua capacidade de ajudar com náuseas e dores de estômago e não deve ser negligenciada. Pode também experimentá-la para aumentar o seu apetite, para aliviar a dor da artrite ou para combater uma constipação.
  9. Raiz de dente-de-leão (nutritivo) - É uma óptima limpeza geral para os rins e o fígado e dá um sabor agradável aos seus chás.
  10. Equinácea (anti-inflamatório, imunomodulador e amp; antimicrobiano) - Também conhecida como Coneflower - a investigação mostra que esta planta tem a capacidade de aumentar a resistência do corpo a infecções bacterianas e virais, estimulando o sistema imunitário. Uma erva útil no tratamento de constipações e gripes e também pode curar infecções da pele, como acne e furúnculos.
  11. Açafrão-da-terra (adaptogénico, anti-inflamatório& anti-microbiano) - A curcuma, uma erva poderosa, e especialmente o seu composto mais ativo, a curcumina, têm muitos benefícios para a saúde cientificamente comprovados, tais como o potencial para prevenir doenças cardíacas, Alzheimer e cancro. É um potente anti-inflamatório e pode também ajudar a melhorar os sintomas de depressão e artrite
  12. Sabugueiro (imunomodulador & amp; nutritivo) - Um forte impulsionador do sistema imunitário, o sabugueiro também contém fibras para a saúde intestinal e pode ajudar nas dores articulares.
  13. Manjericão sagrado (adaptogénico e amp; imunomodulador) - Uma planta fantástica conhecida por combater o stress, a ansiedade e a inflamação. Use as folhas para fazer uma chávena de chá relaxante.

Fontes de aquisição

Se tenciona comprar as suas ervas, recomendo sempre que as compre a uma fonte de confiança. Eu confio na Mountain Rose Herbs, que oferece uma das selecções mais completas de ervas, especiarias e produtos botânicos orgânicos certificados e está empenhada em obter fontes responsáveis.

Se comprar na Amazon, gosto da cooperativa Frontier, que se dedica a obter especiarias, ervas aromáticas e produtos botânicos da mais elevada qualidade, ao mesmo tempo que cria oportunidades de mudança de vida para os seus produtores, empregados e respectivas famílias. São movidos por um objetivo simples: fazer o bem ao seu povo e ao seu planeta e criar uma empresa mais forte, assente num compromisso de qualidade e sustentabilidade.

Artigo relacionado: 10 ervas que aumentam a imunidade para se manter saudável em 2021

Ferramentas necessárias para construir o seu boticário caseiro

Para que o boticário caseiro funcione no seu melhor, são recomendadas algumas ferramentas básicas, muitas das quais poderá já possuir, enquanto outras poderão tornar-se um investimento ao longo do tempo. Embora esta lista não seja de forma alguma exaustiva, destaca as ferramentas básicas necessárias para que o herborista principiante possa começar a criar um boticário caseiro funcional.

1. chaleira para chá

Quando começar a aprofundar a fitoterapia, verá que muitos dos remédios básicos envolvem infusões de ervas em água, ou aquilo a que chamamos chás de ervas. Uma boa chaleira de chá ser-lhe-á muito útil, e se optar por uma chaleira de fogão ou por uma eléctrica é uma decisão totalmente sua (eu tenho ambas).

Fazer chás de ervas é provavelmente a forma mais básica e mais simples de começar a trabalhar com ervas para principiantes. Veja este post recente: COMO FAZER A SUA PRÓPRIA MISTURA DE CHÁ MAIS 5 RECEITAS FÁCEIS DE MISTURA DE CHÁS

2. almofariz e pilão

Todos os que gostam de ervas aromáticas devem possuir e utilizar pelo menos um almofariz e pilão. Trata-se de um utensílio que tem sido utilizado para preparar ervas medicinais e remédios durante séculos... desde que os humanos aprenderam a criar e a utilizar utensílios de pedra.

Há também um processo rítmico na utilização de um almofariz e pilão que torna a sua utilização um prazer e o liga ao trabalho que tem em mãos da mesma forma que um processador de alimentos não o faria.

3. frascos, frascos e mais frascos

À medida que se vai aprofundando no herbalismo, é muito provável que se torne como todos nós... colecionador de frascos.

Vai precisar de frascos limpos de diferentes tamanhos, alguns para guardar as ervas e outros para preparar tinturas, óleos infundidos, infusões, etc. Um bom sítio para começar é uma variedade de frascos de conservas Ball de vários tamanhos. São baratos e cumprem a função.

4. coadores de chá

A não ser que queira pedaços de ervas a flutuar nas suas infusões de chá, é absolutamente necessário ter um coador de chá à mão. Pode comprar um coador de chá de dose única que apenas tem capacidade para conter ervas suficientes para uma chávena de chá. Pode comprar coadores maiores que podem coar panelas inteiras de chá, ou pode comprar uma prensa francesa.de chá de ervas sem esforço.

5) Pano de algodão

A fitoterapia e a criação de remédios à base de ervas implicam muitas vezes a filtragem do líquido das ervas utilizadas. Para isso, é necessário dispor de uma boa gaze natural.

6. frascos de tintura

Se quer começar a fazer tinturas, então os frascos âmbar com rolha são uma obrigação. O âmbar impede que a luz solar degrade a potência da sua tintura e ajuda-a a ter uma vida útil mais longa.

7. boa vodka & óleos de transporte

Estes três líquidos são a base de muitas preparações à base de plantas.

A vodka é utilizada para fazer tinturas. A vodka de 80 proof é considerada padrão para a maioria das tinturas e deve ser utilizada em ervas frescas e secas que não tenham um elevado teor de humidade (como o louro, o endro, o funcho, a salva e o tomilho).

Para um óleo de infusão de natureza culinária, é imprescindível um azeite de boa qualidade. Para utilizar na confeção de bálsamos, necessitará de óleos base como o azeite, amêndoas doces ou coco.

8. latas para pomadas

Para fazer a pomada, vai precisar de pequenas latas para deitar a pomada e prepará-la.

9. cera de abelha

Se tenciona fazer um bálsamo com esse óleo, vai precisar de cera de abelha. Prefiro os pellets de cera de abelha porque são mais fáceis de trabalhar e não é necessário ralar à mão. Se for vegan, pode substituir por cera de carnuba.

Ervas aromáticas: a nossa ligação à natureza

Há algo de muito criativo e intuitivo no trabalho com ervas, que foi provavelmente o que me guiou para a prática da fitoterapia caseira em primeiro lugar. Quanto mais se aprende, mais se percebe quantas plantas curativas rodeiam a nossa vida quotidiana e como estamos verdadeiramente ligados à natureza.

Ferramentas & Recursos para o Herbalista Iniciante

Descarregue este guia de 14 páginas com as ferramentas e recursos mais essenciais para o herborista principiante. Inclui ligações para as melhores lojas de ervas a granel & escolas para herboristas. Sim, por favor!

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor