Uma óptima maneira de os conservar ervas Através deste artigo, aprenderá os pormenores de como fazer uma tintura de ervas.

O que são tinturas de ervas?

Antes de falarmos sobre como fazer uma tintura de ervas, vamos primeiro aprender o que é uma tintura de ervas.

As tinturas são extractos líquidos concentrados de ervas. As tinturas são muito eficazes, pelo que devem ser tomadas a conta-gotas, muitas vezes diluídas em água morna, chá ou sumo. Por serem tão concentradas, devem ser administradas com precaução e moderação.

As tinturas são preparadas utilizando o álcool como menstruum (solvente). Recomendo a utilização de uma vodka de alta qualidade (80-100 proof), uma vez que a sua neutralidade de sabor permite experimentar plenamente o sabor da erva. Glicerina vegetal ou vinagre de cidra de maçã pode ser usado em vez de vodka (para fazer um extrato) se não quiser usar álcool ou se a tintura for administrada a uma criança.

Porque é que quer fazer uma tintura?

Eis algumas razões pelas quais se deve fazer uma tintura em vez de outros tipos de preparações à base de plantas, tais como tisanas ou infusões.

  • As tinturas podem ser feitas com qualquer parte da erva: com ervas frescas ou secas, flores, folhas, raízes, cascas, sementes ou bagas.
  • As tinturas têm um prazo de validade mais longo do que outros métodos de preparação de ervas
    • As tinturas preparadas com álcool podem durar indefinidamente se forem preparadas corretamente
    • Extractos preparados com vinagre de cidra de maçã pode durar cerca de seis meses se for preparado corretamente - recomenda-se a refrigeração
    • Extractos preparados com glicerina pode durar entre 14-24 meses e não necessita de refrigeração
  • Uma vez preparadas, as tinturas são simples de dispensar e podem ser tomadas instantaneamente ou diluídas num copo de água, chá, sumo ou outro líquido
  • As tinturas são úteis quando uma infusão, chá ou decocção tem um sabor demasiado amargo para ser bebido

*Nota

Todas as tinturas são extractos, mas nem todos os extractos são tinturas! Para ser considerada uma verdadeira tintura, o álcool deve ser o solvente utilizado para extrair as propriedades das ervas. Se estiver a utilizar vinagre , glicerina ou qualquer outro menstruum (solvente) que não o álcool, a sua preparação é um extrato e não uma tintura.

Que álcool é utilizado nas tinturas de ervas?

Pode ser utilizado qualquer álcool de qualidade e de alto teor alcoólico, mas muitos herboristas, incluindo eu próprio, preferem uma bebida espirituosa neutra como o vodka, para que o sabor da erva seja visível.

A maioria das tinturas utiliza álcool etílico, que pode ser encontrado em bebidas espirituosas de alto teor alcoólico, como a vodka ou o brandy, que estão disponíveis no mercado e são muito seguras para consumo.

Lembre-se que, independentemente do álcool escolhido, tem de ser pelo menos 80-proof (ou seja, 40 por cento de álcool) para evitar qualquer mofo do material vegetal na garrafa.

Proporções de material vegetal: fresco vs. seco

O primeiro passo para fazer uma tintura de ervas é encher o frasco com a proporção certa de material vegetal. As proporções são importantes porque se adicionar muito pouco, acabará por ter uma tintura fraca. Demasiado, e a quantidade de álcool adicionada não será suficiente para extrair todas as propriedades medicinais das ervas.

A graduação alcoólica adequada e a quantidade relativa de material vegetal a utilizar variam consoante o que está a tingir. Aqui estão algumas directrizes básicas de medição:

Material para fazer tintura

Quando se aprende a fazer uma tintura de ervas, a maioria das pessoas utiliza o método popular, que é o método mais utilizado pelos herboristas caseiros. Esta técnica tradicional é simples, prática e eficiente, e permite-lhe estimar as medidas das suas ervas sem quaisquer ferramentas complicadas.

De que ferramentas vou precisar?

  • cultivados em casa, colhidos ou ervas orgânicas compradas em loja
  • frascos de vidro para conservas widemouth de vários tamanhos (com tampas bem fechadas)
  • faca afiada, picador ou moedor de ervas
  • funil metálico
  • pano de algodão ou musselina
  • álcool (por vezes chamado "menstrum" nas preparações de tinturas)
  • t garrafas de tinta (frascos conta-gotas em vidro âmbar)
  • coador de malha fina

Como fazer uma tintura de ervas

  1. Reunir as partes úteis do erva(s), Possivelmente, as bagas, as folhas, as raízes, a casca, ou tudo isso, e remover quaisquer partes indesejadas.
  2. Cortar as ervas frescas e moer ervas secas para aumentar a superfície de maceração. Colocar as ervas num recipiente limpo e seco frasco de vidro com uma boca larga.
  3. Deite álcool de qualidade e de alta qualidade (vodka ou brandy) sobre as ervas até que o nível de álcool esteja 2,5 cm acima do topo das ervas. As ervas secas podem absorver o líquido, por isso verifique e adicione álcool conforme necessário.
  4. Tapar bem com uma tampa e colocar o frasco num armário escuro, deixando-o de molho ou a macerar durante 4-6 semanas.
  5. Durante a maceração, agite suavemente o frasco de dois em dois dias. Mantenha-se atento ao nível de álcool para garantir que todas as ervas ainda estão cobertas.
  6. Quando a maceração estiver concluída, colocar em camadas pano de algodão algumas vezes sobre a parte superior de uma tigela limpa e, se possível, prenda com um elástico.
  7. Coar a mistura através da pano de algodão e, com as mãos limpas, juntar o pano e apertar com força para que todo o líquido possível seja drenado das ervas.
  8. Deixar o material assentar durante a noite e voltar a filtrar através de um filtro mais pequeno, como um filtro de café ou um filtro de papel muito fino. coador de malha fina .
  9. Utilizar um funil para transferir para a etiqueta, garrafas de âmbar e guardar num armário escuro.

Receitas de tintura

Como fazer glicerites de ervas poderosas: Alternativas de tintura sem álcool

11 de maio de 2023

Faça a sua própria tintura de knotweed japonesa em 6 passos simples

25 de abril de 2023

Receita de tintura de Usnea: Descubra como este medicamento pode acabar com uma constipação

11 de fevereiro de 2022

Como fazer uma tintura de ervas: mais 2 receitas fáceis

15 de julho de 2021

Receita fácil de tintura de raiz de dente-de-leão

18 de março de 2021

REFERÊNCIAS

Cech, Richo (2000) Making Plant Medicine, Williams, OR: Horizon Herbs

Galaxy of the Guardians Vol3 Marvels Guardians of the Galaxy Vol. 3 a partir de Disney+. Patrocinado por Disney+ Abonnieren

Gladstar, Rosemary (2012) Medicinal Herbs: A Beginners Guide (Ervas medicinais: um guia para principiantes), North Adams, MA: Storey Publishing.

Herbal Academy of New England (2013) Herbal First Aid, Herbal Academy of New England's Medicine Making Handbook

Gladi Tor

Por Gladi Tor