Para que é utilizada a tintura de hipericão?

A tintura de hipericão é um tratamento bem conhecido para a depressão ligeira, bem como para a ansiedade e as insónias. Neste artigo, vamos explicar-lhe como fazer a sua própria tintura de hipericão. É um processo simples que demora apenas alguns minutos do seu tempo e requer apenas uma mão cheia de ingredientes.

O que é o hipericão?

O hipericão é uma planta florida do género Hypericum que cresce em estado selvagem na Europa e na América do Norte. As flores da planta são utilizadas para produzir um óleo conhecido como hipericina, que é utilizado há séculos pelas suas propriedades medicinais.

As flores do arbusto hipericão são utilizadas há centenas de anos na medicina ocidental e oriental como antidepressivo, sedativo, agente antidepressivo e analgésico (analgésico). Nos últimos anos, tornou-se um dos remédios fitoterápicos mais comuns prescritos por naturopatas devido à sua eficácia no tratamento de sintomas de depressão ligeira, como alterações de humor e perda deinteresse pelas actividades quotidianas sem provocar efeitos secundários como os associados aos medicamentos sujeitos a receita médica.

Tenha em mente que, se sofre de depressão, particularmente de depressão moderada a grave, vale a pena falar com o seu médico sobre a melhor opção para as suas necessidades específicas, uma vez que esta erva não é eficaz para todos ou para todos os tipos de depressão.

Como tomar o hipericão

Quando tomada internamente para a depressão, ansiedade ou insónia, a erva de São João é melhor consumida como uma tintura ou chá. Enquanto a maioria dos remédios de ervas pode ser facilmente feita com ervas secas compradas em lojas, a planta da erva de São João é diferente. A erva só é potente quando usada ou extraída fresca, e a erva de São João seca é mais ou menos inútil.

Esta erva cresce naturalmente na natureza e pode ser facilmente identificada e recolhida para utilização nos seus próprios remédios à base de plantas. Se não conseguir encontrar erva de São João na natureza, considere cultivar alguma ou comprar uma tintura de uma fonte respeitável como a Mountain Rose Herbs. É o meu local favorito para comprar ervas orgânicas e produtos à base de plantas de alta qualidade. Algumas pessoas acham que a tintura de erva de São Joãofunciona para eles, mas não é uma erva milagrosa e tem algumas contra-indicações.

Como fazer a tintura de hipericão

Para fazer uma tintura de hipericão, precisa dos seguintes ingredientes e equipamento:

  • Os topos floridos do hipericão, colhidos frescos (lembre-se, o material vegetal seco NÃO funciona para esta tintura).
  • Vodka (ou qualquer outro álcool palatável que tenha pelo menos 80 proof/40 por cento - não é necessário exagerar aqui, qualquer marca de vodka que seja barata e tenha um sabor neutro serve).
  • Frasco de vidro com tampa. É preferível usar vidro âmbar, mas se não o encontrar, qualquer frasco de vidro serve, desde que mantenha a tintura sempre ao abrigo da luz.
  • Funil
  • Pano de algodão
  • Filtro de malha fina
  • Frascos de tintura em vidro âmbar (com conta-gotas)

Instruções para preparar a tintura de hipericão

  1. Para fazer a tintura, encher um frasco com dois terços de flores de hipericão.
  2. Para fazer uma tintura de hipericão, encha um frasco com dois terços de flores frescas da erva. Cubra a erva com vodka ou outro álcool e feche o frasco.
  3. Colocar a tintura em desenvolvimento num local fresco e escuro e agitá-la suavemente de tempos a tempos.
  4. Irá reparar que uma tintura feita com flores frescas de hipericão irá ficar com uma cor vermelho-âmbar devido aos compostos presentes nas flores frescas. Isto é perfeitamente normal e é o que quer ver.
  5. Depois de 4 a 6 semanas, é altura de decantar o líquido. Para isso, coar o material vegetal através de algumas camadas de gaze e espremer o material vegetal para garantir que todo o líquido é expelido. Em seguida, verter cuidadosamente a tintura em pequenos frascos de tintura de vidro âmbar.
  6. Quando a tintura tiver sido decantada, é uma boa ideia rotular os frascos com a data e as dosagens sugeridas.
Como pode ver, fazer a sua própria tintura de hipericão é bastante simples. Os ingredientes são acessíveis e fáceis de encontrar, e os passos são suficientemente simples para serem seguidos por qualquer pessoa. Este é um ótimo projeto para fazer no verão, quando o hipericão é fácil de encontrar e há tempo extra disponível.Erva de João.

Dosagem e precauções da tintura de hipericão

Normalmente, a tintura de hipericão é tomada em doses de 2 a 4 ml três vezes por dia. Um "conta-gotas cheio" num frasco de tintura normal é de 1 ml e uma colher de chá é de 5 ml.

Mais uma vez, tenha em atenção que o hipericão tem uma longa lista de interacções medicamentosas negativas, por isso não se esqueça de consultar o seu médico, especialmente se estiver a tomar outros medicamentos. Também foi relatado que algumas pessoas têm reacções negativas quando tomam a tintura de hipericão durante algum tempo e depois param subitamente, por isso tente diminuir lentamente para evitar isso (a menos que o seu médico lhe dê outro conselho).

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor