Elementos essenciais para jardins de abelhas

  • Fornecer fontes de água -As abelhas, tal como os seres humanos, precisam de uma fonte de água para se manterem saudáveis e seguras. As abelhas não sabem nadar! Têm de ser capazes de estar num local seco e beber. Bons sistemas incluem banheiras de pássaros pouco profundas ou fundos de vasos cheios de água e seixos ou rolhas.
  • Proporcionar locais de nidificação- Uma boa maneira de atrair polinizadores para o seu jardim é proporcionar-lhes locais de nidificação, tais como manchas de solo nu, madeira morta e áreas de invernada.
  • Evitar pesticidas - Os pesticidas são nocivos para os polinizadores e outros insectos benéficos, podendo remover recursos florais importantes, causar efeitos subtis, mas preocupantes, na reprodução, navegação e memória, e matar as abelhas. Os pesticidas podem também agravar os efeitos de outros factores de stress nas populações de polinizadores, como a perda de habitat e a exposição a agentes patogénicos e doenças.
  • Plantar plantas nativas - Um dos prazeres dos jardineiros caseiros é ter as suas flores favoritas mesmo à porta de casa e criar o seu paraíso pessoal. No entanto, deve sempre pesquisar quais as plantas nativas da sua área e quais as que serão mais difíceis de cultivar. As plantas nativas serão normalmente capazes de se defender mais facilmente de doenças e pragas comuns que vivem na sua área do que uma espécie de planta estrangeira.A pesquisa de espécies de plantas nativas que se desenvolvem no seu solo natural e nas alterações climáticas sazonais permite-lhe desfrutar mais do florescimento dos seus jardins de abelhas, utilizando plantas bem adaptadas à sua área.
Leia mais sobre plantas autóctones: 13 razões pelas quais as plantas autóctones são melhores: a perspetiva de um jardineiro de vida selvagem Jardins das abelhas

12 plantas nativas para jardins de abelhas

Se é como eu, adora a presença de abelhas no jardim. É um som tão agradável ouvir uma generosa companhia de abelhas a passear e a zumbir alegremente entre a mistura de flores da mãe natureza.

Estes pequenos tesouros não só anunciam a chegada da primavera, como fazem alegremente o trabalho de espalhar o pólen. Podemos associar-nos a eles e fazer-lhes um grande favor, acrescentando uma variedade de plantas autóctones à nossa paisagem e aos jardins das abelhas. Elas não deixarão de nos agradecer e de nos dar a conhecer o seu prazer. Hoje, vamos descobrir quais são as plantas de que os nossos pequenos amigos zumbidores mais gostam.

Susana de olhos negros

(Rudbeckia hirta)

As flores apresentam uma única camada de pétalas amarelas brilhantes que rodeiam um centro castanho-escuro-preto. Por vezes, as pétalas são mais alaranjadas ou vermelhas. As pétalas são longas e afunilam até uma ponta arredondada. As flores ficam erectas em caules robustos. As folhas pontiagudas verde-escuras criam o cenário perfeito para estas alegres flores amarelasflores.

As abelhas, as borboletas e os pássaros apreciarão estes Susans felizes de junho a agosto.

Se planear iniciar os seus Susans a partir de sementes, é uma boa ideia iniciá-los cedo no interior para prolongar a época de crescimento se estiver no Connecticut. Tenha em mente que são necessários 60 dias a partir da germinação para os Susans florescerem.

Também importante, esta planta é tolerante à seca e cresce melhor nas zonas de robustez 3 a 9 do USDA. Certifique-se de que planta as suas Susans a pleno sol para uma floração óptima.

Erva borboleta

( Asclepias tuberosa )

Se quiser ver borboletas e abelhas a festejar nos seus jardins de polinizadores e abelhas, esta é a flor silvestre para si! A planta apresenta tipicamente aglomerados de flores cor de laranja brilhantes. As flores agrupadas e de topo plano aparecem entre maio e setembro. As folhas alongadas de um verde profundo proporcionam o cenário perfeito para as flores cor de laranja vivas da planta.

A erva-das-borboletas é adorada pela sua capacidade mágica de atrair uma variedade de polinizadores benéficos, como abelhas, abelhas melíferas, borboletas e beija-flores. Esta planta herbácea perene é também um atrativo para os coelhos, mas resiste bem aos veados. Estabelece-se completamente após cerca de 3 anos. As flores tornam-se mais vibrantes e abundantes a cada novo ano. Embora considerada venenosa, aa raiz pode ter propriedades medicinais.

A Butterfly Weed também é conhecida como Orange Milkweed (embora não seja uma verdadeira Milkweed), Pleurisy Root e Chigger Flower. A Butterfly Weed é nativa do Connecticut e encontra-se na maior parte dos Estados Unidos. Desenvolve-se melhor nas zonas de robustez 3 a 9 do USDA. A Butterfly Weed cresce naturalmente em pradarias abertas, gosta de sol pleno, tolera solos variáveis e bem drenados e é tolerante à seca.

Variações de cores populares ( Asclepias tuberosa ):

  • 'Hello Yellow' - Esta variedade apresenta flores amarelas alegres.
  • 'Gay Butterflies' - Flores vermelhas adornam esta variedade de planta.
  • 'Western Gold Mix' - Esta planta tem lindas flores amarelo-alaranjadas.
Os jardins de abelhas estão incompletos sem o Goldenrod

Vara dourada

(Solidago Spp.)

Esta planta nativa cresce melhor nas zonas de robustez 2a a 8b da USDA. A maioria das variedades prefere sol pleno a sol parcial, solo húmido variável e cresce naturalmente em prados abertos, bosques e até mesmo em áreas pantanosas. O Goldenrod de Seaside (Solidago sempervirens) é uma óptima escolha para o Nordeste dos EUA.

Esta planta tem caules grossos e robustos, com folhas alongadas e pontiagudas, que suportam um conjunto robusto de cabeças de flores cónicas. As pequenas flores verde-amarelas formam-se em várias linhas longas e agrupadas, conhecidas como inflorescência, e têm um aspeto quase fofo quando totalmente maduras. As flores da Goldenrod florescem de meados de julho a setembro.

Estas panículas atraentes, carregadas de néctar, são um deleite irresistível para os insectos locais, como abelhas, vespas, lagartas, borboletas e outros polinizadores benéficos. As monarcas, especificamente, dependem do goldenrod para sobreviver e prosperar. As aves também adoram esta planta pelas suas saborosas sementes, que chegam no final do outono.

O melhor de tudo é que esta planta é célebre pelo seu valor medicinal e nutricional. Pode ser utilizada em chás, infusões de ervas e em tinturas. As suas flores são um excelente petisco em saladas ou podem ser adicionadas a sopas e guisados. Uma vez estabelecida, esta planta é tolerante à seca e ficará fantástica em jardins de abelhas. Além disso, a goldenrod é hipoalergénica e não deve ser confundida com a ambrósia.

As ervas daninhas Joe Pye são essenciais para os jardins de abelhas

Erva daninha Joe Pye

(Eutrochium Spp.)

As luxuriantes cabeças de flores rosa-púrpura desta planta nativa atraem uma variedade de polinizadores benéficos para o seu jardim de abelhas. As suas flores silvestres perfumadas atraem pássaros, borboletas, abelhas e resistem facilmente aos veados. Cresce melhor nas zonas de resistência 4 a 9 do USDA e dá-se muito bem aqui no Connecticut.

A planta perene cresce até cerca de 2 a 8 pés de altura e largura e é uma excelente sebe de privacidade. A Joe Pye Weed prefere solo variável húmido e bem drenado, sol pleno e é tolerante à seca depois de bem estabelecida.

Esta planta pode ter sido usada medicinalmente pelos nativos americanos como um remédio para a febre tifoide, bem como um remédio para infecções renais e urinárias. A ciência moderna, no entanto, não reconhece qualquer aplicação médica (ainda). Também digno de nota, as sementes são úteis como um corante para têxteis.

Leia mais sobre o Joe Pye Weed aqui:

  • Como fazer um chá com a erva daninha?
  • 6 excelentes razões para precisar da erva daninha Joe Pye no seu jardim

Coreopsis de folha larga

( Coreopsis Lanceolata L. )

A Lanceleaf é nativa da maior parte dos EUA, da parte sul do Canadá e do México. Cresce melhor nas zonas 3 a 8. Também é conhecida como Lanceleaf Tickseed. Esta flor perene amarela brilhante é grande e robusta. De facto, as cabeças das flores podem atingir até 5 cm de largura!

As flores da coreopsis Lanceleaf apresentam um generoso aglomerado de 8 pétalas delicadas em torno de uma coroa de pétalas mais finas de cor laranja profunda e, finalmente, culminam num centro amarelo-alaranjado. Na aparência, são semelhantes a margaridas. As pétalas amarelo-sol são elas próprias dentadas na extremidade. As cabeças das flores são altas, até 2 pés, enquanto as folhas oblongas e pontiagudas saem de longos caules peludos. As suas numerosas flores chegarão ao fimabril, maio e junho são os melhores meses.

O néctar destas flores não só atrai as abelhas, como também cativa outros polinizadores benéficos, como borboletas, escaravelhos, saltadores, traças e vespas.

Erva-leiteira

(Erva-leiteira comum: Asclepias syriaca )

Esta flor silvestre irá certamente deslumbrar os olhos com as suas cabeças de flores arredondadas e cores vibrantes. Pequenas flores irradiam do centro para criar grupos lindamente arredondados chamados umbelas. As grandes flores assentam em hastes robustas e são cobertas por folhas ovóides verdes brilhantes. Os novos grupos de flores são verdes, com flores cor-de-rosa recém-emergidas que se seguem. À medida que as umbelas amadurecem, tons mais profundos de rosa eA floração ocorre de junho a agosto.

A erva-leiteira não só atrai mais de 450 insectos nativos, como também é adorada pelas borboletas-monarca e fornece o seu néctar preferido. As folhas também são de importância vital, uma vez que só elas fornecem o alimento essencial de que as lagartas-monarca recém-nascidas necessitam. Os abelhões também são apoiados por esta planta perene resistente e facilitam as suas necessidades de polinização.jardins de polinizadores e abelhas.

A serralha é uma planta que adora o sol e tolera solos variáveis. Cresce melhor nas zonas de robustez 3 a 9 do USDA e cresce abundantemente no Connecticut. Cresce normalmente entre 3 e 5 pés de altura e largura, mas pode atingir até 8 pés.

Outras algas populares e bem distribuídas:

  • Erva-de-são-joão (A. verticillate) - Nativa do Connecticut
  • Erva-leiteira-roxa (Asclepias purpurascens) - Em perigo
  • Erva-leiteira-branca (Asclepias variegata)
  • Erva-de-são-joão (Asclepias exaltata)
  • Erva-de-são-joão-verde (Asclepias viridiflora)
  • Erva-leiteira do pântano (A. incarnata) - Nativa de Connecticut

Evite esta variedade de Milkweed em Connecticut:

  • Erva-de-leite tropical (A. curassavica) - Esta planta não nativa representa uma ameaça para outras espécies nativas de erva-de-leite e para a vida selvagem local. É especialmente prejudicial para as borboletas-monarca, uma vez que transporta um parasita letal. Esta variedade também é comercializada sob os nomes: erva-de-leite mexicana, flor-de-sangue, erva-de-borboleta mexicana, erva-de-leite laranja mexicana e erva-de-leite semi-tropical. Deve ser evitada a todo o custo.

Flor de cone roxa

(Echinacea purpurea)

A flor-de-cone roxa é uma planta nativa do leste dos Estados Unidos e é admirada não só pelas suas propriedades medicinais, mas também pela sua personalidade carismática. Atrai abelhas, borboletas, beija-flores, numerosas outras aves e outros polinizadores benéficos. A flor-de-cone roxa é uma excelente adição ao seu jardim de abelhas.

A equinácea, como também é popularmente conhecida, apresenta lindas flores rosa-púrpura, do verão ao outono. As flores individuais podem atingir até 15 cm de largura e têm um grande centro abobadado. As pétalas individuais são esguias e delicadas com dentes finos na extremidade afilada. O centro abobadado da flor apresenta uma espiral geometricamente disposta de escamas finas e pontiagudas. As grandes flores erguem-se orgulhosamente no topoA folhagem e as flores podem atingir cerca de 1,5 m de altura.

As flores roxas florescem melhor em solo pobre e bem drenado. A planta adora o sol aberto da pradaria e é tolerante à seca. A remoção das flores gastas incentivará a nova floração. A planta cresce melhor nas zonas de robustez 3 a 8 do USDA.

A equinácea também apresenta numerosos benefícios para a saúde e tem aplicações medicinais emergentes cientificamente comprovadas.

Anis roxo Hissopo

(Agastache foeniculum)

Esta planta de floração deliciosa apresenta flores agrupadas que se dispõem ao longo de hastes quadradas erectas. As flores azuladas e púrpuras, semelhantes a lanças, erguem-se acima da folhagem de junho a setembro no Connecticut. As hastes de floração individuais podem atingir até 15 cm de comprimento. As flores desta planta perene atraem várias espécies de abelhas, traças, borboletas e beija-flores.

As plantas maduras atingem uma altura de 2 a 4 pés e uma largura de 1 a 3 pés. O hissopo de anis cresce melhor em sol pleno a parcial e em solo bem drenado. O hissopo de anis prospera nas zonas de robustez 4 a 8 do USDA e é nativo da América do Norte.

A folhagem de folhas largas do hissopo de anis é aromática e perfeita para fazer chá ou adicionar a saladas. As folhas têm um aroma a menta e alcaçuz e as sementes, que também são comestíveis, podem ser adicionadas a produtos de pastelaria.

Sementes de carraça

(Coreopsis Spp.)

Uma adição alegre aos jardins de abelhas, as plantas de sementes de carraça, também conhecidas como Pote de Ouro, são apreciadas pelas suas flores amarelas brilhantes e alegres. Embora o amarelo seja a cor mais comum, algumas variedades apresentam flores vermelhas, cor de laranja, rosa-rosado ou bicolores. As flores semelhantes a margaridas adornam prolificamente a folhagem aglomerada vertical desta planta e florescem no início do verão até ao outono.

Algumas variedades de sementes de carraça têm pétalas arredondadas, enquanto outras têm pétalas afiladas e dentadas. As pétalas saem em quarto lugar de centros amarelos, cor de laranja ou pretos em forma de orbe. A cor e a forma da folhagem também variam consoante a espécie.

Com mais de 100 espécies diferentes, há muitas variedades por onde escolher. As sementes de carraça podem ser perenes ou anuais, dependendo da variedade que escolher. As plantas de sementes de carraça atingem normalmente 2 a 4 pés de altura, toleram solos pobres, são tolerantes à seca e adoram sol pleno. As sementes de carraça são excelentes hospedeiras de abelhas e borboletas e são normalmente ignoradas pelos veados.

Nativa da Nova Inglaterra, e estendendo-se até Connecticut e Massachusetts, a Tall Tickseed (Coreopsis tripteris) pode crescer até 8 pés de altura. O chá feito a partir das folhas desta tickseed foi usado no passado pelos nativos americanos para tratar hemorragias internas.

Girassol do bosque

(Helianthus divaricatus)

Nativo da Nova Inglaterra e estendendo-se até ao Maine, Connecticut, New Hampshire, Rhode Island, Vermont e Massachusetts, o girassol-da-mata é uma planta essencial para uma variedade de insectos, incluindo numerosas espécies de abelhas e uma variedade de borboletas que dependem do seu néctar e das suas folhas.

As flores amarelas brilhantes do girassol da floresta são semelhantes a margaridas e têm cerca de 5 cm de largura, com uma única camada de pétalas alongadas. As pétalas partem de centros amarelos e afunilam até uma ponta. A floração ocorre de meados do verão até ao outono. As folhas desta planta são longas e em forma de lança.

Esta planta perene tolera solos variáveis e bem drenados, desenvolve-se a pleno sol ou parcialmente ao sol e atinge entre 4 e 6 pés de altura. O girassol da floresta cresce melhor nas zonas de robustez 3 a 8 do USDA.

Ásteres de madeira

(Eurybia divaricate)

As flores são em forma de disco e têm pétalas estreitas e pontiagudas que saem delicadamente do centro amarelo-alaranjado brilhante. São uma delícia para as borboletas e para as abelhas.

O áster é uma erva nativa perene, resistente como as unhas e que floresce até ao outono. O áster é também conhecido como a margarida de Michaelmas porque tende a florescer até à festa de São Miguel, que se realiza no final de setembro.

Aqui em Connecticut, temos cerca de 3 variedades principais que se dão muito bem aqui. Temos o Aster Aromático Oriental com as suas flores azul-púrpura, o Aster de Nova Iorque com as suas flores brancas e o Aster de Nova Inglaterra que também tem flores brancas. O Aster Aromático tem flores maiores, floresce mais tarde na estação e enche o ar com uma fragrância encantadora de bálsamo quando roçado ou soprado pelo vento.

Os ásteres orientais dão-se melhor ao sol ou à sombra parcial, requerem um solo bem drenado e precisam de uma boa circulação de ar. Estas variedades são resistentes à seca, aos veados e aos coelhos. Além disso, as folhas jovens dos ásteres de madeira branca são comestíveis depois de cozinhadas. Este arbusto de flores silvestres é o complemento perfeito para um bosque, uma casa de campo ou para jardins de abelhas e é a saia perfeita à volta de árvores mais velhas. Crescemelhor nas zonas 3 - 8.

Bergamota selvagem em jardins de abelhas

Bergamota selvagem

(Monarda fistulosa)

Também conhecida como Bálsamo de Abelha Selvagem, Hortelã de Cavalo e Bergamota Oriental, esta herbácea perene é um prémio nos jardins de abelhas. As suas flores rosa-púrpura brilhantes parecem uma mini explosão de fogo de artifício, com pétalas delicadas a irradiar para cima e para fora a partir de um centro abobadado. A bergamota também existe noutras cores, incluindo uma variedade vermelho-escarlate (Monarda didyma) que partilha muitas das mesmas características da Bergamota Selvagem.No entanto, a espécie roxa selvagem é a melhor para os nossos visitantes.

As abelhas de todos os tipos adoram esta planta e são atraídas com prazer para se alimentarem das suas flores perfumadas durante o verão. Os beija-flores e as borboletas também apreciam a bálsamo de abelha.

Plante a sua bálsamo de abelha em pleno sol ou sombra parcial com um solo variável e bem drenado. Quanto mais sol a sua bálsamo de abelha receber, melhores serão as suas flores. Regue na base da planta para evitar o oídio. Uma vez estabelecida, a sua bálsamo de abelha irá naturalmente expandir-se e espalhar-se ano após ano.

Devido ao facto de o estado de Connecticut ter uma estação de crescimento mais curta, a bergamota deve ser cultivada no interior se for cultivada a partir de sementes. Tenha em mente que a bergamota leva 720 dias para florescer a partir do momento da germinação, o que significa que a planta florescerá no segundo ano após a plantação e atingirá o seu tamanho maduro no terceiro ano.

As folhas e flores desta planta fantástica dão um chá maravilhoso e podem até ser incluídas em saladas. Eu gosto de secar as minhas folhas e flores de bálsamo de abelha durante o verão para poder apreciá-las durante os longos meses de inverno. Não se esqueça de guardar algumas das flores para as suas abelhas. O bálsamo de abelha é nativo da maior parte da América do Norte e prospera nas zonas 3 a 9.

Jardins das abelhas

Juntar tudo

A jardinagem é um passatempo muito gratificante, e espero que se esforce por ter os seus próprios jardins de abelhas robustos e florescentes. Convidar abelhas para o seu jardim é uma forma maravilhosa e gratificante de polinizar as suas outras plantas. Isto é especialmente verdade se estiver a cultivar plantas comestíveis como pimentos, tomates, abóboras e outras plantas com flores semelhantes que dependemdos nossos polinizadores locais para se reproduzirem.

Se gosta de passear na floresta e explorar os trilhos, esteja atento a estas flores silvestres perenes nativas. Descobri que a chave para jardins de abelhas bem estruturados é observar a mãe natureza e ver o que funciona melhor nas terras selvagens. Podemos então incorporar o que a natureza já aperfeiçoou na nossa própria paisagem.

Ao planear os jardins de abelhas, certifique-se de que espaça bem as suas plantas. Como estas são plantas nativas, deve esperar que as suas pequenas plântulas se desenvolvam e floresçam rapidamente. Muitas continuarão a espalhar-se, ano após ano. Além disso, certifique-se de que as rega regularmente quando se estabelecem. Mesmo para as plantas que são tolerantes à seca, é sempre uma boa ideia regar as suas plântulas regularmente.

Obrigado pela sua visita, foi um prazer recebê-lo. Volte sempre para saber mais sobre a vida baseada na natureza.

Boa jardinagem para as abelhas!

Fontes & Recursos

Melissa de olhos negros

  • //www.bhg.com/gardening/plant-dictionary/perennial/black-eyed-susan/
  • //www.almanac.com/plant/black-eyed-susans
  • //thegardeningdad.com/best-time-to-start-black-eyed-susan-seeds-in-connecticut/#:~:text=If%20they%20aren%E2%80%99t%20in%20a%20room%20that%20is,sowed%20outside%20and%20should%20only%20be%20started%20indoors.

Erva borboleta

  • //www.thespruce.com/growing-butterfly-weed-in-your-garden-2539531
  • //www.fs.usda.gov/wildflowers/plant-of-the-week/asclepias_tuberosa.shtml
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/asclepias-tuberosa/
  • //www.wildflower.org/plants/result.php?id_plant=astu

Vara dourada

  • //www.ediblewildfood.com/goldenrod.aspx
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/solidago/
  • //beyondyourbackdoor.net/2021/09/30/you-wont-sneeze-with-these/
  • //www.thespruce.com/goldenrod-wildflowers-2132951

Erva daninha Joe Pye

  • //www.ct-botanical-society.org/plants/Plants/view/202
  • //www.bhg.com/gardening/plant-dictionary/perennial/joe-pye-weed/
  • //www.thespruce.com/joe-pye-weed-eupatorium-purpureum-1402848
  • //www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/joe-pye-weed/growing-joe-pye-weed.htm

Coreopsis de folha larga

  • //www.gardenia.net/plant/coreopsis-lanceolata
  • //www.fs.usda.gov/wildflowers/plant-of-the-week/coreopsis_lanceolata.shtml

Erva-leiteira

  • //birdwatchinghq.com/milkweed-in-connecticut/
  • //www.fws.gov/story/spreading-milkweed-not-myths
  • //monarchjointventure.org/blog/more-than-monarchs-bumble-bees-role-in-milkweed-pollination
  • //www.connecticut.sierraclub.org/milkweed#:~:text=Entre%20as%20oito%20espécies%20de%20milkweed%20Baker%20estudou%2C%20três, e%20para%20detalhes%20sobre%20onde%20comprá-las%20.

Flor de cone roxa

  • //gobotany.nativeplanttrust.org/species/echinacea/pallida/
  • //www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/coneflower/growing-purple-coneflowers.htm
  • //www.almanac.com/plant/coneflowers
  • //www.thespruce.com/echinacea-purple-coneflowers-1402840
  • //www.mountsinai.org/health-library/herb/echinacea#:~:text=Usos%20gerais,%2C%20antivirais%2C%20e%20efeitos%20antioxidantes.

Anis roxo Hissopo

  • //www.honey-plants.com/calendar/connecticut/anise-hyssop/
  • //www.gardenia.net/plant/agastache-foeniculum
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/agastache-foeniculum/

Sementes de carraça

  • //www.gardenia.net/plant-variety/tickseed-coreopsis
  • //plantaddicts.com/tickseed-care/
  • //gobotany.nativeplanttrust.org/species/coreopsis/tripteris/

Girassol do bosque

  • //gobotany.nativeplanttrust.org/species/helianthus/divaricatus/
  • //www.prairienursery.com/woodland-sunflower-helianthus-divaricatus.html
  • //www.illinoiswildflowers.info/savanna/plants/wd_sunflower.html

Ásteres de madeira

  • //www.ctpublic.org/environment/2020-08-20/connecticut-garden-journal-asters
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/symphyotrichum-oblongifolium/#:~:text=Aromatic%20aster%20is%20a%20native,its%20rigid%20stems%20are%20crushed.
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/eurybia-divaricata/common-name/wood-aster/
  • //www.gardenia.net/plant/eurybia-divaricata
  • //gobotany.nativeplanttrust.org/species/eurybia/divaricata/

Bergamota selvagem

  • //thegardeningdad.com/best-time-to-start-bergamot-seeds-in-connecticut/
  • //growitbuildit.com/monarda-fistulosa-wild-bergamot/
  • //plants.ces.ncsu.edu/plants/monarda-fistulosa/
Gladi Tor

Por Gladi Tor