A erva-joia é uma planta com flor que cresce nos Estados Unidos e que tem muitos nomes comuns, incluindo jewelweed, Impatiens capensis, jewel-weed, spotted jewelweed e spotted touch-me-not.

Identificação da erva-joia

A planta da erva-joia pode atingir mais de um metro de altura, com folhas tenras, de forma oval e recortadas. Quando a água se acumula nas folhas, estas parecem pequenas jóias, que muitas vezes se desprendem.

Pode haver pêlos finos ou nenhum pelo na superfície superior da folha; se a joaninha tiver pêlos em todas as superfícies, é geralmente mais robusta. A superfície inferior das folhas da joaninha também pode ter pêlos finos.

As flores da joazeira são únicas ou em grupos de duas ou três e crescem nas axilas das folhas (o ponto onde o caule da folha se encontra com o caule principal). As flores que crescem em grupos são normalmente parecidas e podem variar de cor, desde o amarelo vivo ao laranja e ao vermelho; no entanto, as flores individuais da joazeira que crescem sozinhas podem ter tonalidades um pouco diferentes. Algumas plantas de joazeira não produzemEm vez disso, ramificam-se dos caules principais com muitos botões minúsculos branco-esverdeados ao longo do seu comprimento, cerca de 2,5 cm acima das folhas - estes botões aparecem antes das flores.

A planta da joia é uma planta perene, o que significa que vive vários anos e produz sementes todos os anos até a planta finalmente morrer. Depois de as suas flores desaparecerem, as plantas da joia produzem vagens verdes brilhantes, que se abrem quando estão maduras para expelir as suas sementes!

A erva-joia é venenosa?

A planta joia não é tóxica para o homem e para os animais.

Aliados de Jewelweed Look

As plantas da erva-joia são muito parecidas com a Impatiens pallida (Impatiens pallida) e têm vagens triangulares com manchas coloridas. No entanto, a erva-joia tem um caule quase sem pêlos, exceto alguns pêlos nos nós perto das flores e das folhas. Floresce de junho a outubro.

Onde se encontra a erva-joia?

A erva-joia é uma erva comum que se encontra frequentemente em zonas húmidas e semi-sombreadas em todo o norte e leste da América do Norte. Cresce frequentemente de forma densa em florestas que se encontram em zonas baixas e propensas a inundações, ao longo de rios e em torno das margens florestais de pântanos e turfeiras. A erva-joia também coloniza habitats perturbados, como valas e bermas de estradas.

O que acontece quando tocamos em mim e não na planta?

A erva-joia é muitas vezes chamada de "não-me-toques" porque quando os pêlos são tocados, libertam subitamente as suas sementes. A planta da erva-joia precisa de humidade para o fazer - é por isso que a erva-joia é normalmente encontrada a crescer ao longo de cursos de água.

Jogo divertido: Quando passas por uma joaninha no verão, as sementes explodem violentamente sobre quem passa por elas. Podes encorajar esta explosão tocando-lhes. Não só é uma sensação divertida, como também estás a ajudar a espalhar as sementes e a criar novas plantas.

A erva-joia é comestível?

Surpreendentemente, é possível utilizar a erva-joia como fonte de alimentação com moderação. As sementes minúsculas têm um sabor semelhante ao das nozes e podem ser consumidas com segurança, tal como as flores, que ficam tão bonitas numa salada de verão. Também são boas cozinhadas e adicionadas a salteados.

Para consumir os caules e as folhas da planta, colhê-las ainda jovens na primavera e fervê-las durante 10 a 20 minutos (mudando a água pelo menos duas vezes) antes de as consumir, o que ajuda a eliminar as quantidades elevadas de oxalatos de cálcio e de selénio que estas partes da planta contêm.

Recomenda-se não comer grandes quantidades de joia, mesmo quando cozinhada, porque pode ter um efeito laxante ou contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais devido ao seu elevado teor de oxalato.

Erva-joia para a hera venenosa

A erva-joia é mais conhecida pela seiva que se encontra no seu caule e nas suas folhas. Diz-se que esta seiva alivia a comichão e a dor de uma variedade de doenças, incluindo urticária, hera venenosa, picadas de insectos, urtiga, queimaduras solares e outras irritações da pele. A seiva também demonstrou ter propriedades anti-fúngicas e pode ser utilizada para tratar o pé de atleta.

Utilizações medicinais da erva-joia

A erva-joia pode ser usada como um remédio para a dermatite da hera venenosa (uma erupção cutânea causada pelo óleo urushiol). Esfregue o sumo de erva-joia nas bolhas da hera venenosa e noutras partes da sua pele que tenham sido expostas ao óleo venenoso. Isto ajudará a diminuir a gravidade da reação e a tratar a área. Também pode aplicar diretamente a seiva ou as folhas de erva-joia na sua pele, se não tiver sumo de erva-joia disponível. Algunsas pessoas aplicam sumo de joazeiro na pele antes de entrarem em zonas de hera venenosa - isto ajuda a criar uma barreira protetora.

{Sumo de erva-japonesa

Esta é a forma mais fácil que encontrei para preservar a erva-joia para utilização futura como tratamento e prevenção da hera venenosa.

  • Basta fazer um puré de erva-joia com um pouco de água, coar e congelar o sumo resultante em tabuleiros de gelo.
  • Pode descongelar uma porção durante várias horas no frigorífico, ou esfregar ligeiramente um cubo congelado diretamente sobre os pontos que provocam comichão, conforme necessário, ou, melhor ainda, aplicar uma camada fina como barreira protetora antes de ir para áreas propensas a hera venenosa.
  • A quantidade de água que adiciona à mistura depende realmente de si e do grau de suculência da sua planta.
  • Basta adicionar o suficiente para facilitar a mistura e garantir uma boa quantidade de sumo.

{Repelente de insectos de joaninha

  • Recolha o máximo de erva-joia que conseguir esmagar e esmagar num frasco de um litro.
  • Encha o frasco com cerca de 2 chávenas de vinagre de cidra de maçã.
  • Deixar em infusão durante cerca de 2 semanas, agitando uma ou duas vezes por dia.
  • Coe para um frasco de spray limpo e adicione 10-20 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: lavanda, hortelã-pimenta, cedro e alecrim. Agite bem antes de utilizar.

Este spray mantém-se forte durante cerca de um ano e é perfeito para as noites de verão cheias de insectos. Os insectos detestam-no!

Conclusão

O nome latino da planta, Impatiens capensis, traduz-se literalmente por "sem pressa", o que descreve adequadamente a ausência de dor associada ao extrato de erva-joia quando aplicado topicamente ou tomado por via oral. Este artigo aborda a forma como pode utilizar esta erva como um tratamento alternativo para a hera venenosa e outrasSe quiser obter mais informações sobre ervas daninhas úteis para o quintal nos nossos arquivos, não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

Achamos que também pode gostar disto

Queen Anne's Lace: História, identificação, semelhanças tóxicas e utilizações

26 de agosto de 2023

Desvendar a magia da bergamota selvagem: identificação, utilização e atração de polinizadores

8 de agosto de 2023

A magia medicinal do chá de bálsamo de abelha & Preparar a chávena perfeita

1 de agosto de 2023

Preparar a chávena perfeita de chá de trevo branco: um néctar para a saúde e a serenidade

20 de julho de 2023

Chá para o alívio das alergias: abrace os remédios naturais para o conforto sazonal

18 de julho de 2023

Trevo branco: o paraíso dos polinizadores e o tesouro medicinal da natureza

13 de julho de 2023

Declaração de exoneração de responsabilidade Não sou um profissional de saúde. Toda a informação aqui partilhada é apenas para informação e entretenimento. Faça a sua própria pesquisa e consulte o seu profissional de saúde antes de se tratar com qualquer produto, planta ou mistura.

Gladi Tor

Por Gladi Tor