O outono é a estação ideal para guardar sementes. A vegetação está a morrer e a secar e as plantas estão a deixar cair as suas sementes. É altura de colher sementes de plantas que passaram o verão a crescer, a florescer e a produzir frutos ou legumes. Quer esteja a passear por um terreno selvagem ou apenas a caminhar pelo seu jardim, esta é uma óptima altura para colher sementes.

Quando se trata de jardinagem, há poucas coisas tão gratificantes como deixar as suas plantas germinarem, recolher essas sementes e depois partilhá-las com os seus amigos e familiares. Os jardineiros passaram o seu amor pela natureza e pelas histórias de geração em geração através desta prática de reciprocidade.

Guardar sementes não é difícil - é apenas necessário um pouco de conhecimento de base que um jardineiro experiente deve possuir! Este guia responde a todas as suas perguntas e oferece dicas para se tornar um guardião de sementes bem sucedido.

Porquê guardar sementes?

Guardar sementes é uma experiência alegre que o liga novamente às origens dos alimentos e à sua capacidade de sustentar a vida. Guardar sementes é também uma oportunidade de estar ao ar livre, de se relacionar com a natureza e de aprender como as coisas crescem. Quando começar a guardar as suas próprias sementes, nunca mais olhará para as lojas ou catálogos de sementes da mesma forma.

As pessoas têm muitas razões para guardar sementes, incluindo as seguintes:

1) Frugalidade

Cultivar os seus próprios alimentos a partir de sementes que guardou é uma óptima forma de reduzir o custo da produção de alimentos saudáveis.

2) Preservar a diversidade genética

Há algumas gerações atrás, cultivar e guardar sementes era uma parte comum da jardinagem e do cultivo de alimentos. As crianças colhiam sementes juntamente com os seus pais, avós, tias e vizinhos e comercializavam-nas localmente como parte de uma tradição sazonal. Guardavam sementes que se adaptavam bem aos ambientes locais e passavam as variedades de herança de geração em geração.

Guardar as suas próprias sementes preserva a diversidade genética e as suas variedades favoritas. As empresas de sementes comerciais cultivam um pequeno punhado de variedades de culturas, enquanto muitas variedades hereditárias desapareceram completamente do mercado. Ao guardar sementes, garante que terá acesso às variedades que conhece e adora para sempre. Nunca se sabe quando um catálogo de sementes pode descontinuar um coração favorito.A única garantia de ter acesso às suas variedades favoritas é guardar as suas sementes.

3) Sabor

Se alguma vez comprou um tomate de excelente sabor num catálogo de sementes e depois descobriu que essa variedade já não está disponível no ano seguinte, talvez queira interessar-se por guardar sementes. Os guardiões de sementes não têm esse problema!

4) Ligue-se à sua terra & Ancestrais

Guardar sementes significa que as gerações futuras podem desfrutar das mesmas variedades de tomates e feijões saborosos que os nossos avós cultivavam. Os jardineiros que cultivam e guardam variedades autóctones estão a preservar a história e a cultura; se não fossem eles, estas variedades estariam provavelmente extintas. Cada semente tem uma ligação ao futuro e ao passado. Desde a 'Grandma's Morning Glory' que foi transmitida deDa avó para o neto, para o tomateiro desgarrado de que guardou sementes e que vai passar aos seus filhos, as histórias das sementes ligam-nos à nossa história, à nossa cultura, à nossa família e à nossa noção de quem somos.

5) Ajude a #SaveTheBees

Enquanto esperamos que as nossas flores produzam sementes, elas estão a fornecer um alimento valioso para as abelhas, borboletas e escaravelhos. Estas criaturas são vitais para o fornecimento de alimentos e dietas saudáveis. Permitir que as culturas floresçam e produzam sementes fornece uma fonte de alimento inestimável para as abelhas, borboletas e escaravelhos.

6) Construir uma comunidade

A partilha de sementes é uma atividade comunitária. Pode ajudar os seus vizinhos, uma horta comunitária ou um novo jardineiro, partilhando sementes com eles.

7) Promove a autossuficiência

Quando os tempos são difíceis e as sementes são escassas, pode contar com o seu próprio abastecimento pessoal. A poupança de sementes torna o seu abastecimento alimentar mais seguro.

8) Guardar sementes melhora a qualidade das culturas futuras

Guardar sementes é uma das melhores maneiras de adaptar as plantas ao seu jardim. Ao guardar sementes das suas plantas mais saudáveis, mais saborosas e mais robustas, está a melhorar a sua qualidade ao longo do tempo.

Que sementes podem ser conservadas?

Para compreender como guardar sementes, é importante saber que tipos de sementes podem ser guardadas, bem como a terminologia básica de plantas e sementes. Quer seja novo na conservação de sementes ou queira aperfeiçoar a prática, estas noções básicas de conservação de sementes são um bom ponto de partida.

Saiba se a sua planta-mãe é uma variedade híbrida ou de polinização aberta.

As plantas híbridas são o resultado do cruzamento de duas variedades de plantas diferentes, que não produzem descendentes com as mesmas características que a planta-mãe. As sementes guardadas de variedades de polinização aberta, por outro lado, produzirão plantas idênticas à planta-mãe. As sementes hereditárias são variedades de polinização aberta com um historial de transmissão de geração em geração. Só se deve guardar sementes de plantas de polinização aberta.

Conheça o nome binomial das suas plantas (género e espécie).

A polinização cruzada é a transferência de pólen de uma variedade de planta para outra. Para conservar sementes puras, é preciso evitar a polinização cruzada entre duas variedades diferentes da mesma espécie. Plantar apenas uma variedade de uma espécie permite conservar sementes puras.

O nome científico de cada planta é importante porque indica quais as plantas que podem fazer polinização cruzada. Leia sobre os hábitos de polinização cruzada das plantas de que está a guardar sementes para garantir que não terá problemas.

Compreender como é que as suas plantas polinizam.

Para evitar a polinização cruzada, informe-se sobre os métodos de polinização das plantas de jardim. Algumas plantas, como os tomates e as ervilhas, autopolinizam-se antes mesmo de as flores estarem abertas. Não estão envolvidos insectos neste tipo de métodos de polinização. Outras plantas polinizadas - abóboras ou pepinos - são polinizadas por insectos ou pelo vento. Este tipo de plantas tem maior probabilidade de polinização cruzada com outras plantas.

Colher as sementes na altura certa

As sementes estão prontas para serem guardadas quando estão completamente maduras, o que nem sempre coincide com o momento em que uma planta ou fruto está pronto para ser colhido. O momento certo é importante para guardar as sementes, uma vez que as sementes colhidas demasiado cedo não germinarão. Os tomates são uma exceção a esta regra; as suas sementes podem ser colhidas quando o fruto ainda está verde. Considere o espaçamento e o momento certo quando planear a sua horta para guardar sementes.

Como guardar sementes

Guardar sementes

  • Colha as suas sementes quando estiverem completamente maduras. Para sementes secas, como ervilhas, feijões, alface e grãos, tudo o que tem de fazer é colher as plantas quando as sementes estiverem duras e secas. Para sementes de ervilha e feijão, saberá que estão prontas se chocalharem na vagem quando sacudidas. Para sementes húmidas - como sementes de tomate, abóbora, pimentos, abobrinha e beringela - deve deixar as plantas amadurecerem completamente antes de colher as sementes.plantas para que as sementes também possam amadurecer completamente. Exceção -Pode colher sementes de tomates na fase verde madura, em vez de ter de esperar que fiquem completamente vermelhos na planta.
  • Depois de colher as sementes secas das vagens ou as sementes húmidas de um fruto, é necessário certificar-se de que as sementes estão completamente secas antes de as conservar.
  • Para secar os feijões e as ervilhas, coloque-os numa única camada sobre uma toalha de papel e deixe-os num local bem ventilado e ao abrigo da luz solar direta durante algumas semanas. Para testar quando estão completamente secos, bata numa semente com um martelo - se esta se abrir, está pronta; se não, deixe as sementes secar durante mais tempo.
  • Para outros tipos de sementes, colocá-las num saco de papel ou num envelope de papel e deixar secar as sementes durante cerca de uma semana.
  • Fermentar as sementes de tomate em frascos de vidro. Para fermentar as sementes de tomate, escolha frutos das plantas mais saudáveis e corte-os ao meio. Esprema as sementes e a polpa para um frasco de vidro, adicione alguns centímetros de água à mistura, cubra-a com um pano de algodão ou um filtro de café e coloque-a ao sol durante cerca de três a cinco dias, até se formar uma camada de bolor na superfície. Retire o bolor e enxagúeretirar as sementes num coador até ficarem limpas antes de as deixar secar ao ar durante cerca de cinco dias antes de as guardar

Como armazenar corretamente as sementes

Para garantir a longevidade, coloque cada variedade de semente num envelope de papel ou num pequeno pacote etiquetado com o nome da variedade e a data em que foi colhida. Guarde estas sementes em frascos de pedreiro num local fresco e escuro. A maioria das variedades manter-se-á viável durante, pelo menos, vários anos, embora algumas culturas possam manter-se durante uma década ou mais.

Para resumir...

  • Não se dê ao trabalho de tentar guardar sementes de plantas híbridas, mas sim de plantas de polinização aberta ou de variedades autóctones.
  • Escolha plantas de autopolinização em vez de polinização cruzada se estiver a começar ou se quiser manter as coisas simples.
  • Guarde as sementes das suas plantas mais saudáveis, mais saborosas e mais produtivas. Ao fazê-lo, melhora a sua qualidade ao longo do tempo...
  • Deixe os frutos amadurecerem completamente antes de guardar as sementes, para garantir que as sementes tiveram tempo suficiente para amadurecer completamente (com exceção do tomate).
  • Secar completamente as sementes ao ar antes de as guardar, mantendo-as afastadas da luz solar direta e de temperaturas elevadas.
  • Guarde as suas sementes num local fresco, escuro e seco, com bastante ventilação para evitar o aparecimento de bolor. Um envelope de papel é perfeito para isso.

Seguindo as dicas acima, também pode guardar as suas próprias sementes e continuar esta prática consagrada pelo tempo. Guardar sementes é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa e este guia irá ajudá-lo a começar. Quer esteja a começar uma horta nesta primavera ou não, ou apenas goste da ideia de cultivar os seus próprios legumes, aprender a guardar sementes é uma excelente competência a ter!

Gladi Tor

Por Gladi Tor