O que é o Samhain

Na Roda do Ano, o Samhain é um festival pagão que celebra o fim da época das colheitas e dá as boas-vindas à metade escura do ano. É celebrado de 31 de outubro a 1 de novembro, quando se pensa que o véu entre os mundos está mais fino.

É também uma altura para homenagear os nossos antepassados, olhar para trás, para o ano que passou e para o novo ano que se aproxima, e refletir sobre onde estivemos e para onde vamos.

O Samhain é uma altura de transição de uma estação para outra; é quando todas as coisas têm de chegar ao fim, incluindo a própria vida. Isto pode ser triste para algumas pessoas, mas outras acham-no reconfortante porque significa que a morte não é algo assustador ou negativo - é apenas parte da vida!

Para os antigos celtas, o Samhain era o mais significativo dos quatro festivais trimestrais do fogo, ocorrendo no ponto médio entre o equinócio de outono e o solstício de inverno.

Durante esta época do ano, as lareiras das casas de família eram deixadas a arder enquanto as pessoas se reuniam em espaços comunitários sagrados para acender uma fogueira e participar numa festa. Uma chama era então levada para a lareira de cada casa para iluminar o caminho e aquecer o lar durante o inverno escuro e frio que se avizinhava.

Por volta da época em que o Halloween começou a tornar-se popular, as famílias do período medieval faziam tradicionalmente bolos de alma em memória dos mortos. As crianças e as pessoas pobres iam de porta em porta, cantando ou rezando e recebendo um bolo de alma em troca. O costume era conhecido como souling e os bolos eram por vezes conhecidos como almas. A tradição ainda é seguida em alguns locais. Épensa-se que tenha estado, pelo menos em parte, na origem do nosso costume moderno de pedir doces ou travessuras.

Eis a nossa receita de bolos de alma para entrar no espírito de Samhain: Receita de bolos de alma: uma oferenda aos nossos antepassados

Porquê celebrar o Samhain?

É a altura do ano em que o véu entre o nosso mundo e o outro mundo está mais fino. De facto, acredita-se que na noite de Halloween é possível atravessar para essa outra dimensão e encontrar os antepassados que passaram antes de nós.

Hoje em dia, não é raro as pessoas realizarem um ritual de Samhain para honrar estes espíritos ancestrais. Alguns rituais simples incluem danças, banquetes, passeios na natureza e a construção de altares para honrar os seus antepassados.

Abaixo encontra o meu ritual simples de Samhain favorito para honrar aqueles que já passaram.

Ritual simples de Samhain para honrar os nossos antepassados

  • Para realizar um ritual em honra dos nossos antepassados, é necessário, em primeiro lugar, criar um espaço sagrado. Para designar um espaço sagrado, comece por identificar uma área da sua casa que lhe pareça segura para realizar o seu ritual, onde possa estar sozinho. Em seguida, comece a pensar em designar uma área na sua casa para realizar os seus rituais. Idealmente, este pode tornar-se um espaço sagrado ao qual regressa regularmente. O seu altar torna-se o seuAlimentando-a com a sua presença, reforça o laço e melhora a qualidade da ligação.
  • Se fizer o seu ritual de Samhain no exterior, seleccione um local que lhe pareça seguro e onde não seja incomodado. Este local deve proporcionar-lhe uma boa sensação - um local onde possa regressar para fomentar uma relação com os espíritos do lugar.

Venha preparado para fazer uma oferenda que represente algo significativo para si. Pode ser água que tenha abençoado ou com a qual tenha falado gentilmente; talvez uma pedra limpa à luz da lua; talvez folhas e outros tesouros da natureza que tenha encontrado; até mesmo um fio de cabelo. Reserve algum tempo para estabelecer uma ligação com este lugar especial e peça permissão para realizar o seu ritual aí, sendo testemunhado eabençoado pelos espíritos desse lugar.

  • Organize a área de uma forma que lhe agrade. Pode ser tão simples ou tão elaborada quanto desejar. Considere as suas linhagens ancestrais, tradições culturais e sistemas de pensamento indígenas enquanto prepara o seu altar. Como se alinha com os elementos? Como é que eles influenciam a sua espiritualidade?
  • Crie um "altar dos espíritos" para homenagear os membros falecidos da sua família ou outras pessoas que já faleceram. Coloque fotografias, relíquias de família e outras recordações no altar, juntamente com várias velas votivas. Acenda as velas em memória das pessoas que homenageia, dizendo os seus nomes em voz alta e expressando votos de felicidades. Sente-se em silêncio durante algum tempo e concentre-se no que sente. Anote quaisquer mensagens que receba no seu diário.Este altar espiritual pode ser criado apenas para o Samhain ou mantido durante todo o ano.

Conclusão

Este ritual foi concebido para o ajudar a ligar-se aos antepassados que vieram antes de si e que afectaram a sua vida de alguma forma.

Antes de começar, é importante saber porque é que isto é útil. Ao reconhecer os nossos antepassados desta forma, mostramos-lhes que estamos conscientes da sua presença e do efeito que têm nas nossas vidas. Não só isso, mas ao mostrar respeito de alguma forma por aqueles que vieram antes de nós, podemos honrar a linhagem que partilhamos uns com os outros. Pense nisto como um exercício de gratidão.

Se gostaria de organizar uma celebração sazonal para a última colheita, esta publicação 6 ideias para organizar a celebração perfeita do Samhain pode ser útil.

Gladi Tor

Por Gladi Tor