Nome científico: Forsythia suspensa

Outros nomes: Fruto da forsítia chorona, Fruto da campainha-dourada

Propriedades: * Antiescrófula * Diurética * Emenagoga * Febrífuga * Tónica para a pele * Vermífuga

Aqui no Nordeste, a forsítia é uma visão comum. Pode vê-la a florescer nos quintais e nas bermas das estradas por volta de meados de abril. As suas belas flores amarelas brilhantes significam que a primavera está finalmente e verdadeiramente aqui.

Para além da sua presença alegre, há um número surpreendente de outras utilizações para a forsítia. As suas flores e folhas jovens podem ser comidas e os seus frutos usados como medicamento. Neste artigo, vou mostrar-lhe os benefícios e utilizações da forsítia, bem como a forma de fazer um chá, um xarope, um óleo de infusão e um bálsamo usando esta planta encantadora.

Como identificar a forsítia

Antes de tentar fazer qualquer preparação à base de ervas, é extremamente importante ser capaz de identificar positivamente e com precisão a planta pretendida. Felizmente, a forsítia não tem muitos sósias, o que a torna bastante fácil de identificar. Recomendo vivamente a compra de um bom guia de identificação de plantas silvestres e comestíveis, como este aqui.

As forsítias têm folhas estreitas, verde-escuras com a parte inferior mais clara, em pares opostos, a margem é serrilhada. Há também um grande número de variedades de folhas variegadas e douradas. Flores amarelas, quatro pétalas estreitas em ângulos rectos formam um tubo curto. Uma a três flores por nó.

Forsítia para alimentação

Uma das utilizações surpreendentes da forsítia é como fonte de alimento. Embora a forsítia não seja particularmente nutritiva, contém rutina, que tem fortes propriedades antioxidantes e que protege e prolonga a atividade de outro importante antioxidante - a vitamina C.

As flores e as folhas muito precoces são comestíveis e podem dar um toque bonito quando polvilhadas sobre saladas ou usadas como guarnição em pratos, acrescentando um elemento de fantasia simples às refeições.

Forsítia para medicina

Partes utilizadas: Fruto - cápsula dura em forma de noz

Depois de as flores da forsítia terem desaparecido, surge o fruto, uma pequena cápsula em forma de noz. Estas cápsulas são a parte da planta que contém as sementes. As cápsulas da forsítia são estruturas duras e secas que se abrem em duas câmaras. Estes frutos desenvolvem-se a partir das flores polinizadas.

O fruto, chamado lian qiao na China, é utilizado internamente para calafrios, febres, dores de cabeça, dores musculares e expulsão de parasitas internos, e externamente para queimaduras, cortes, arranhões, infecções e erupções cutâneas.

A forsítia é rica em ácido oleanólico e acredita-se que pode ajudar a manter o músculo cardíaco, bem como a capacidade de ajudar a manter uma pressão arterial saudável.

Além disso, a medicina tradicional chinesa mostra que a forsítia tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias de largo espetro. Sugere-se que a preparação de um chá de folhas jovens e tenras pode ajudar com os sintomas de dor de garganta, diarreia e gripe.

Efeitos secundários

Li que os riscos de efeitos secundários físicos do forsythia são baixos. No entanto, existem provas científicas que demonstram que o forsythia pode retardar a coagulação do sangue, o que significa que acarreta um risco de hemorragia adicional e que não deve ser utilizado durante, pelo menos, duas semanas antes da cirurgia.

As mulheres grávidas são aconselhadas a não utilizar a forsítia.

Cultivo da forsítia

Li que preferem solos húmidos, bem drenados e a pleno sol, mas sei por experiência própria que também se dão bem em condições menos que ideais, e até parecem prosperar em solos pobres e secos e em locais com sombra parcial. Na minha opinião, a forsítia é uma óptima planta de baixa manutençãopara todos os jardineiros.

Propagação e poda de arbustos de forsítia

A poda deve ser efectuada após a floração do arbusto, pois as flores formam-se nos ramos velhos e não no crescimento da nova estação.

A forsítia é uma das plantas mais fáceis de propagar e de multiplicar.

Depois de a sua forsítia ter florescido, pode cortar alguns ramos. Normalmente, pego em ramos com 2 pés de comprimento e coloco-os em cerca de 15 cm de água num balde de 5 galões. É isso. Espere algumas semanas, certificando-se de que há sempre água no balde. Voilá! A sua estaca deve ter enraizado.

Preparações medicinais de Forsythia

Existem várias formas de obter os benefícios medicinais da forsítia. Algumas delas são:

  • Chá/decocção
  • Xarope
  • Óleo em infusão
  • Salve

Chá de forsítia

Ingredientes:

  • 1 chávena de flores de forsítia
  • 1 chávena de água (de poço ou destilada)

Equipamento:

  • Frasco de vidro

Direcções:

  • Colher as flores do arbusto de forsítia.
  • Colocar as flores de forsítia num frasco de meio litro.
  • Aqueça a água e verta-a sobre as flores.
  • Deixe a mistura de chá em infusão durante pelo menos várias horas ou durante a noite.

Seguem-se os benefícios para a saúde atribuídos a este chá:

  • Pode ajudar a combater o vírus e a aliviar as constipações, a febre e a tosse.
  • Pode ajudar a combater a gripe.
  • Pode ajudar a combater as alergias.
  • Pode ajudar a diminuir as inflamações.
  • Acredita-se que ajuda a aliviar a amigdalite e a faringite.
  • Pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol.
  • Pode ajudar as funções cardiovasculares.

Xarope de forsítia

Este xarope de cor dourada é delicado, delicioso e é a cobertura perfeita para o seu próximo pequeno-almoço de panquecas. Cheira ligeiramente a mel e a flores de forsítia e é totalmente agradável. Vai certamente adorar a sua beleza simples e é apenas uma das utilizações culinárias da forsítia.

Ingredientes para o xarope de forsítia:

1) Flores de forsítia 1 chávena

2) 1 chávena de água

3) 1/2 a 3/4 chávena de mel cru não refinado (gosto de usar mel local)

Modo de preparação do xarope de forsítia:

Etapa 1) Colher as flores

Arrancar as flores do arbusto de forsítia.

Passo 2) Deixar em infusão durante a noite numa infusão de água

Coloque as flores de forsítia num frasco de meio litro. Aqueça a água e verta-a sobre as flores. Deixe o chá de flores em infusão durante várias horas ou durante a noite, até arrefecer completamente à temperatura ambiente.

Passo 3) Faça o seu xarope simples

Coe as flores e, em seguida, misture o mel no chá. Adicione mais ou menos mel a gosto, dependendo do nível de doçura desejado.

4.) Armazenar o seu xarope

Conservar no frigorífico até 4 semanas.

Dosagem: 1 colher de sopa

Óleo de infusão de forsítia

Se quiser usar a forsítia em preparações de cuidados da pele mais tarde, então preparar um óleo com infusão de forsítia agora é uma boa ideia. Este óleo pode ser feito com antecedência para ter à mão para loções, cremes, sabonetes e barras de loção.

Passo 1). Recolha flores frescas de forsítia e espalhe-as numa única camada sobre panos de cozinha limpos ou toalhas de papel. Deixe secar ao ar livre durante alguns dias, uma vez que não quer que o teor de água seja demasiado elevado ou o óleo pode ficar rançoso.

Passo 2). Encha um frasco até meio com as suas flores secas ao ar, deite óleo no frasco até cobrir completamente as ervas.

Recomendo: azeite (para fazer sabão) ou rosa mosqueta, grainhas de uva, amêndoas doces, caroço de alperce ou farelo de arroz para loções e cremes.

Passo 3). Cobrir com uma tampa e infundir à temperatura ambiente num local quente e escuro durante 4 a 6 semanas antes de coar e utilizar.

Para uma infusão mais rápida, coloque as ervas numa panela de barro ou em banho-maria e cubra com o seu óleo de base, deixando pelo menos uma polegada ou duas de óleo acima das ervas. Aqueça em lume brando (100º - 140º F) durante 1-5 horas, certificando-se de que não sobreaquece as ervas. Desligue o lume e deixe arrefecer, depois coe através de um pano de algodão ou de um coador de malha fina. Engarrafe o seu óleo num vidro limpo rotulado (com o conteúdo eConservar em local fresco, seco e escuro até 6 meses.

Sugestão: Adicionar óleo de vitamina E antes de o armazenar pode ajudar a prolongar o prazo de validade do seu óleo. Adicionar a uma

Salva de forsítia

Fazer uma pomada medicinal é um dos grandes usos da forsítia, e pode ser usada externamente para queimaduras, cortes, arranhões, infecções e erupções cutâneas. Abaixo está um método básico para fazer pomada e pode ser usado para muitos tipos de ervas curativas da pele, como dente-de-leão, confrei, banana-da-terra, etc... dependendo da ação que você gostaria que a pomada tomasse.

Utilize aproximadamente 1 chávena e meia de óleo de infusão aquecido (receita acima).

2 onças de cera de abelha cortada em pequenos pedaços ou usar 2 onças de pellets de cera de abelha

2 onças de óleo de coco sólido

Adicione a cera de abelha e o óleo de coco ao óleo quente coado e continue a aquecer até que todos os óleos estejam derretidos e combinados.

Verter em pequenas latas ou frascos de vidro.

Esta pomada solidifica rapidamente quando é retirada da fonte de calor.

Agora que já sabe mais sobre a planta, não se surpreenda se encontrar uma forsítia, aprenda a ajudá-la a crescer e relembre as muitas utilizações da forsítia e aproveite os seus benefícios medicinais.

NOTA: Se estiveres interessado em aprender mais sobre como criar as tuas próprias fórmulas à base de plantas, dá uma vista de olhos a esta aula de Mastering Herbal Formulations através da Herbal Academy!

Declaração de exoneração de responsabilidade Não sou um profissional de saúde. Toda a informação aqui partilhada é apenas para informação e entretenimento. Faça a sua própria pesquisa e consulte o seu profissional de saúde antes de se tratar com qualquer produto, planta ou mistura.

Gladi Tor

Por Gladi Tor