O que é o Beltane?

Tradicionalmente celebrado pelos neo-pagãos celtas para reconhecer o ponto médio entre a primavera e o verão (1 de maio), este período marca a época de plantação e é reconhecido como um período de pico de fertilidade. Estamos agora a meio caminho entre o Equinócio da primavera & o Solstício de verão.

Durante o Beltane, honramos o Deus e a Deusa da primavera, representados por uma cerimónia de casamento. A história conta que os amantes estiveram separados durante todo o inverno e que se reencontram na primavera. Hoje em dia, celebramos o seu reencontro durante o Beltane com comida, bebida e maiúsculas multicoloridas, que simbolizam as energias femininas que se envolvem em torno da forma masculina.

Estamos claramente no meio da primavera e há uma diferença notável na energia da Terra em comparação com o início da estação. Podemos ver evidências à nossa volta de que a Roda do Ano mudou. Os dias são visivelmente mais longos, com o sol a pôr-se muito mais tarde do que no Equinócio da primavera. Está consideravelmente mais quente lá fora. No Equinócio da primavera, a nova vida estava apenas a começarmas aqui, no início de maio, não há como negar que a Terra foi empurrada da sua tentativa de novo começo para o despertar total.

De onde vem a palavra Beltane?

Beltane vem da palavra gaélica que se traduz em "fogo brilhante". De facto, as celebrações de Beltane são muitas vezes marcadas por fogueiras como símbolo de proteção. Estes rituais de fogo eram realizados para proteger o gado, as colheitas e as pessoas, e para encorajar o crescimento. Acendiam-se fogueiras especiais e considerava-se que as suas chamas, fumo e cinzas tinham poderes protectores.

No entanto, os celtas não eram as únicas culturas que sabiam celebrar Beltane. Havia muitas outras culturas baseadas na Terra que tinham festivais e celebrações da primavera para assinalar esta época de grande fertilidade para a Mãe Terra. Assim, independentemente da cultura baseada na Terra que celebrava este período, todas elas tinham uma coisa em comum... viam esta época fértil como um período incrivelmente alegre e festivo. É umatempo para nos juntarmos, para celebrar a vida.

Celebrar Beltane para honrar a energia da natureza

Hoje, encorajo-vos a celebrar o Beltane como uma forma de honrar a incrível energia fértil da natureza nesta altura do ano e como uma forma de nos ligarmos ao nosso mundo natural a um nível mais profundo e significativo. Acredito verdadeiramente que, ao reconhecer e celebrar as pequenas mudanças nos ritmos naturais da Terra, podemos ficar mais sintonizados com a natureza e sentirmo-nos mais enraizados na nossa vida quotidiana por causa disso.

A natureza tem uma capacidade espantosa de se reproduzir, e de uma forma tão deslumbrante & bela. É importante honrar este poder que a natureza detém - um poder que nós, como humanos, também detemos. Neste momento, em que a Terra está a transbordar de energia fértil, é uma altura poderosa para reconhecer & celebrar a fertilidade inerente a toda a vida. Beltane é uma altura para celebrar todos os prazeres de estar vivo.

Rituais e símbolos históricos de Beltane:

Os nossos antepassados tinham rituais e formas de celebrar o Beltane que pareciam estar ligados à natureza em quase todos os aspectos. Aqui estão alguns dos rituais e símbolos desta celebração sazonal.

  • Diz-se que os participantes na festa do fogo conduziam o seu gado à volta da fogueira e que, por vezes, saltavam por cima das brasas.
  • As pessoas apagavam todos os fogos domésticos e reacendiam-nos a partir da fogueira de Beltane.
  • As festas e celebrações de Beltane eram acompanhadas de banquetes de comida e bebida.
  • Nas culturas celtas, as oferendas de alimentos provenientes das festas eram feitas às fadas ou aos duendes.
  • As portas, as janelas, os celeiros e o gado eram decorados com flores amarelas de maio, talvez por lembrarem o fogo.
  • Em algumas regiões da Irlanda, as pessoas fazem um arbusto de maio: normalmente um arbusto espinhoso ou um ramo decorado com flores, fitas, conchas brilhantes e lanternas.
  • Também se visitavam poços sagrados e pensava-se que o orvalho de Beltane trazia beleza e mantinha a juventude.
  • Enfeite-se com uma coroa de cabelo ou grinalda feita de flores e plantas que lhe trazem alegria, simbolizando a sua ligação com a terra e o seu próprio poder interior, sexualidade e abundância.

Como celebrar o Beltane hoje:

Se se sente chamado a celebrar o Beltane, mas não sabe por onde começar, não procure mais. É um tempo de novos começos e um tempo de renascimento - e você também o pode celebrar! Aqui estão apenas algumas das formas:

1. montar um altar

Monte um altar de Beltane e encha-o com os símbolos desta estação especial. Pense na primavera (com muito verde) e em coisas que representem a fertilidade, o renascimento e o despertar.

Flores - As flores são um símbolo de Beltane, pois representam o crescimento, a fertilidade e a renovação. Se não conseguir arranjar flores frescas, incorpore-as no design do seu altar com flores de seda ou imagens.

Velas - Honre a tradição do fogo e acenda algumas velas no seu altar. Para o Beltane, tente encontrar velas com cores primaveris (rosa, amarelo) ou aromas florais (como rosa ou lavanda).

Cores - Vermelho, verde, amarelo/dourado são boas cores para usar no seu altar. O verde é especialmente perfeito para esta altura, pois representa crescimento e renovação. O vermelho simboliza bem o fogo e a paixão. O dourado simboliza o sol - um tema central para este Sabbat.

Símbolos - O mastro é outro símbolo comum do Beltane e pode ser representado desenhando-o na toalha do altar ou criando a sua própria réplica em miniatura.

2. fazer uma fogueira

Há séculos que as pessoas se reúnem para celebrar o festival do fogo. Que melhor maneira de celebrar do que com uma bela chama nocturna? Também pode criar um ambiente divertido e festivo com a sua própria fogueira.

O primeiro passo é encontrar um local seguro para fazer a sua fogueira. Certifique-se de que verifica as leis locais relativas a fogueiras abertas antes de começar. Também é importante verificar se existe uma proibição de fogo em vigor na sua área.

Em seguida, junte lenha e gravetos para fazer a fogueira. Se não tiver acesso a lenha, pode também utilizar jornais ou caixas de cartão. O passo seguinte é colocar um anel de pedras à volta da fogueira para que as faíscas não saiam fora de controlo e causem danos. O passo final é acender a fogueira!

Também pode aproveitar para assar marshmallows ou cozinhar cachorros-quentes sobre as chamas.

3. colher flores

Para o Beltane, as flores da primavera começaram a encher o mundo com o seu perfume. Decore a sua casa com flores frescas e verdura, especialmente espinheiro, rosas ou tramazeira. Encha o seu espaço ritual com flores perfumadas e use-as como coroas ou grinaldas para si e para os outros que fazem parte da sua celebração. Dê graças à Mãe Natureza pelas suas bênçãos.

4. usar uma coroa ou grinalda de flores

Use as suas flores e plantas favoritas numa grinalda ou coroa de flores no seu cabelo, simbolizando a sua ligação com a natureza e o seu próprio poder interior, sexualidade e abundância.

5. vestido verde

É um momento para celebrar a renovação da vida e a fertilidade do verão. A cor verde simboliza o crescimento e o nascimento. Por isso, usamos verde com a intenção de trazer crescimento e fertilidade para as nossas vidas.

6) Realizar um Ritual da Deusa

Uma forma de celebrar o Beltane é realizar um ritual da deusa. Como já deve ter adivinhado, este ritual centra-se em atrair os poderes da energia feminina. Pode começar por fazer uma meditação rápida. Acenda uma vela e sente-se calmamente com os olhos fechados. Imagine o seu corpo a encher-se de luz, depois imagine essa luz a espalhar-se até abranger toda a sua casa ou apartamento.

Enquanto medita, pense nas coisas da sua vida que lhe dão alegria e nas pessoas que são importantes para si. Quando terminar, escreva afirmações para a sua vida na próxima estação e depois queime-as como uma oferenda.

7. faça o seu próprio mastro

Crie o seu próprio pequeno mastro de luz, utilizando madeira encontrada, fitas coloridas e encimado por um ponto de quartzo ou outra pedra preciosa da sua coleção. Coloque-o no seu altar.

8. preparar um cabaz de maio

Antigamente, quando abril chegava ao fim, as pessoas juntavam flores e pequenas guloseimas para colocar em cestos de maio e pendurar nas portas dos amigos, vizinhos e entes queridos no dia 1 de maio.

9) Preparar uma festa de Beltane

Quando as pessoas se perguntam como celebrar o Beltane, uma das coisas mais fáceis é cozinhar uma refeição. Celebrar o Beltane com um banquete para a família e/ou amigos é uma forma maravilhosa de honrar esta época especial do ano.

Os nossos antepassados celebravam a vida em conjunto com os ritmos de cada estação. Muitas destas celebrações estavam interligadas e ligadas à natureza e aos ciclos naturais da Terra.

Hoje celebramos o nosso mundo natural e as mudanças sazonais com celebrações intencionais e significativas que renovam a nossa alegria de viver e dão um significado mais profundo à nossa existência humana.

Uma vez que o fogo é tão simbólico desta festa, esta é a altura ideal para limpar o seu grelhador e cozinhar sobre uma chama viva. Pode cozinhar todo o seu banquete desta forma, ou apenas assar marshmallows sobre a sua fogueira. É tudo delicioso.

Abaixo estão três receitas de Beltane que merecem um lugar no menu do seu dia de festa:

  1. Quartas de borrego & Quiche de cogumelos selvagens
  2. Hot Cross Buns: Um presente para a Deusa da primavera
  3. Uma oferenda para a Deusa da primavera: Pão de ló de lavanda e limão

Danças com fogo, fogueiras comunitárias, rituais de fertilidade e a primavera em pleno florescimento - o que há para não adorar?

Agora que já tem algumas ideias de como celebrar o Beltane, saia e agradeça à terra e a tudo o que ela lhe proporciona. Desfrute da beleza das flores e do verde e sinta a energia da terra.

Veja mais artigos sobre a ligação à natureza através de celebrações sazonais.

Gladi Tor

Por Gladi Tor