O boticário ao ar livre é apoiado pelos leitores. Quando compra através de links no nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saiba mais

Limpeza de fumo/incenso

A limpeza do fumo é uma prática antiga que era utilizada para limpar e remover as energias negativas de um espaço ou de uma pessoa. A boa notícia é que isto pode ser feito com muitos tipos de ervas e plantas secas!

O cedro, a artemísia e o alecrim estão facilmente disponíveis e farão o mesmo trabalho que a salva branca. O cedro e a artemísia também são bons para a cura e proteção, enquanto o alecrim tem qualidades purificadoras particularmente úteis. Experimente misturar diferentes ervas para fazer os seus próprios feixes de incenso de ervas.

Siga as instruções passo a passo sobre como fazer os seus próprios feixes de incenso de ervas aromáticas.

O que é necessário

O que é necessário:

  • Ervas secas e frescas ou quaisquer arbustos lenhosos aromáticos, tais como cedro, artemísia, goldenrod, alecrim, tomilho ou alfazema. A quantidade a utilizar depende do tamanho que pretende dar ao seu molho.
  • Fio de algodão
  • Tesoura ou tesoura de poda pequena

Instruções para fazer trouxas de incenso

Passo 1

Decida quais as ervas e plantas que pretende para os seus feixes de incenso.

Junte as ervas e o material vegetal num feixe. Eu optei pelo cedro como base e acrescentei uma variedade de flores silvestres, como a artemísia, o goldenrod, o trevo vermelho, a erva-dos-olhos-pretos e o verbasco.

Passo 2

Dê um nó seguro na base do feixe utilizando fio de algodão.

Passo 3

Para um molho de ervas bem arrumado, enrole o fio em direção ao topo do molho num padrão cruzado e depois enrole novamente até à base. Certifique-se de que cruza bem, mas não tão apertado que esmague as ervas.

Passo 4

Corte o excesso de fio ou deixe-o um pouco mais comprido para poder acrescentar uma etiqueta, se quiser, o que é um toque agradável se o oferecer como presente.

Passo 5

Pendure o seu feixe de incenso de ervas de cabeça para baixo num local fresco e seco durante, pelo menos, uma semana. Isto permitirá que o excesso de humidade saia do feixe, garantindo que o fumo flua livremente quando for altura de queimar.

Para a maioria das pessoas, isto significa pendurar o pacote num armário ou numa área de armazenamento, ou em qualquer outro local seco onde haja bastante circulação de ar.

Passo 6

Está na altura de queimar o seu pacote.

Um molho funciona melhor quando está completamente seco antes de o queimar, por isso, enquanto espera que seque, porque não definir uma intenção para ele?

Definir intenções coloca-o numa mentalidade positiva, o que o ajuda a tirar o máximo partido desta prática mágica. Definir uma intenção pode ser tão simples como dizer algo como: "Quando estou prestes a queimar este feixe de ervas, penso nas coisas da minha vida que quero limpar e libertar."

As possibilidades do que pode fazer com o seu feixe são infinitas. Pode queimar incenso durante rituais, cerimónias, feitiços e meditações. Pode ajudar a criar um espaço sagrado para qualquer objetivo que tenha em mente. Pode também purificar a energia num espaço como a sua casa ou escritório.

Quando o maço estiver pronto a ser utilizado, acenda uma das extremidades sobre uma tigela. Deixe o fumo pairar à sua volta por um momento, depois apague a chama e desfrute do fumo aromático e purificador.

Gladi Tor

Por Gladi Tor