A erva de São João é uma planta fácil de identificar e forragem É possível encontrá-la nas bermas das estradas, nos campos e nas orlas das florestas.

Ultimamente, o hipericão tem recebido muita atenção pelo seu potencial medicinal, pelo que aprender a identificar o hipericão significa que pode fazer os seus próprios remédios em casa .

Como identificar a erva de São João

Hipericão perforatum O hipericão, vulgarmente conhecido como erva de São João, é uma planta perene com flores amarelas e é utilizado tanto na medicina tradicional europeia como na ervanária popular. A origem desta planta remonta à sua utilização pelos antigos gregos. A planta floresce por altura da festa de São João Batista, no final de junho, e daí o seu nome.

Características que ajudam a identificar a planta erva de São João:

A erva-de-são-joão é caracterizada por pontos pretos na extremidade das cinco pétalas amarelas das flores, que também se encontram frequentemente nas folhas. Pertence à família Hypericaceae, com um tamanho médio de flor de cerca de 2-2,5 cm. As flores são amarelas brilhantes com 5 pétalas; as folhas são geralmente pequenas e opostas, com um tamanho de 1-2 polegadas. Cresce geralmente de junho a agosto e atinge uma altura máxima de2 pés (60 cm).

O nome da espécie "perforatum" refere-se ao facto de as folhas da planta serem "perfuradas" ou parecerem ter pequenos orifícios de alfinetes - pequenas glândulas de óleo - que só são visíveis após uma inspeção atenta.

Se alguma vez não tiveres a certeza de que encontraste o hipericão, basta segurares uma folha contra a luz. Se conseguires ver através de numerosos orifícios translúcidos que parecem picadas de alfinete, então é muito provável que tenhas encontrado o hipericão.

Outro teste para ter a certeza de que a planta em questão é de facto hipericão é espremer uma flor e um botão entre os dedos. Se for hipericão, libertará um óleo avermelhado ou arroxeado.

Onde é que cresce a erva de São João?

Localização:

Esta espécie bem conhecida é originária da Europa, do Norte de África e da Ásia Ocidental e cresce atualmente em quase todo o mundo. climas temperados a nível mundial.

Pode ser encontrada frequentemente perto de drenagens de prados, riachos e sopés de montanhas e prefere muito sol e solo seco. Não é raro ver esta planta resistente a subir pelas fendas dos passeios ou em locais improváveis.

Quais são os benefícios da erva de São João?

O hipericão pode ser utilizado para tratar uma variedade de doenças, incluindo depressão, ansiedade e insónia resultante, e cicatrização de feridas.

Erva de São João para a depressão:

A erva de S. João tem a reputação de poder ajudar a tratar a depressão. De facto, tinturas ou extractos Os produtos à base de erva de São João são utilizados para tratar a depressão há mais de 100 anos na Alemanha, tendo sido demonstrada uma eficácia e segurança significativas em estudos com animais e em ensaios clínicos.

Se não é um forrageador Para encontrar esta erva sob a forma de tintura em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas online Amazon Como já foi referido, esta erva cresce naturalmente na natureza e pode ser facilmente identificada e colhida para ser utilizada nos seus próprios remédios à base de plantas. Aprenda a fazer uma tintura aqui.

Erva de São João para a ansiedade e as consequentes insónias:

Os extractos desta planta também ajudam a combater a ansiedade e a insónia.

Estudos relatam as provas que sugerem que a erva de São João pode proporcionar algum alívio da ansiedade, ajudando o cérebro a utilizar os neurotransmissores (mensageiros químicos) serotonina, dopamina, ácido gama-aminobutírico (GABA) e norepinefrina de forma mais eficaz, o que pode levar a sentimentos de bem-estar geral e felicidade e pode reduzir os sintomas de ansiedade.

Embora não existam muitos estudos a longo prazo que examinem a utilização da erva de São João para a ansiedade, as descobertas existentes são encorajadoras. Estes estudos descobriram que a erva de São João produziu uma mudança positiva nas respostas emocionais em relação aos sinais negativos em apenas 7 dias.

A erva de São João também ajuda a dormir, aumentando a produção da hormona do sono do corpo, a melatonina.

A melhor forma de tomar erva de São João:

Quando tomada internamente para a depressão, ansiedade ou insónia, a erva de São João é melhor consumida como um tintura ou chá. Enquanto a maioria dos remédios à base de plantas podem ser facilmente feitos com ervas aromáticas compradas em lojas A erva de São João é diferente. A erva só é potente quando usada ou extraída fresca, e a erva de São João seca é mais ou menos inútil. Por este motivo, a minha forma preferida de obter os benefícios desta erva é prepará-la como tintura ou chá.

Se comprar ervas, recomendo vivamente Ervas da Rosa da Montanha (sim, sou um afiliado).

Óleo de infusão de hipericão (sim, é suposto ser vermelho)

Erva de São João para a pele:

Esta erva fantástica é um ingrediente frequentemente utilizado na medicina tradicional e popular para o tratamento de feridas, abrasões, queimaduras, queimaduras solares e doenças inflamatórias da pele. A sua utilização na cicatrização de feridas pode ser justificada pelos seus efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e adstringentes.

Para utilizar na pele, a planta de hipericão é infundida num óleo de base que pode depois ser utilizado tal e qual ou como base para loções, cremes, bálsamos, pomadas e salvas.

Precauções:

Embora a erva de São João seja natural, tenha em conta que pode interagir com certos alimentos e medicamentos prescritos, especialmente os que também afectam os níveis de neurotransmissores. Antes de utilizar este ou qualquer outro remédio à base de plantas, consulte sempre o seu médico.

A erva de São João pode causar problemas de saúde se for utilizada incorretamente ou em grandes quantidades. Muitas ervas não foram testadas em mulheres grávidas, lactantes ou crianças. Por este motivo, temos poucas informações de segurança sobre a erva de São João para mulheres grávidas ou crianças. Fale com os profissionais de saúde se estiver grávida ou a amamentar ou se estiver a pensar dar um suplemento dietético a uma criança.criança.

Declaração de exoneração de responsabilidade Não sou um profissional de saúde. Toda a informação aqui partilhada é apenas para informação e entretenimento. Faça a sua própria pesquisa e consulte o seu profissional de saúde antes de se tratar com qualquer produto, planta ou mistura.

Gladi Tor

Por Gladi Tor