No final do outono, quando acabo de colher as últimas ervas, sei que não falta muito para começar a desenterrar raízes para fazer tinturas de raízes. A melhor altura para o fazer é depois de algumas geadas fortes. É nessa altura que as plantas enviam a sua energia para as raízes, o que as torna mais potentes do que em qualquer outra altura.

Pode fazer tinturas de raízes mesmo durante o inverno, desde que ainda consiga identificar corretamente a planta que está a colher e até o solo estar demasiado congelado para a sua pá.

O que é uma tintura?

As tinturas são extractos concentrados de ervas que utilizam álcool em vez de água, vinagre ou glicerina como solvente. As tinturas podem ser tomadas diretamente do frasco ou diluídas em chá ou água. Em suma, são outra forma de extrair os componentes activos de uma erva.

Faça as suas próprias tinturas de raízes medicinais

  1. Ao colher as raízes, não deve tentar puxar as raízes das plantas à força, mas sim escavar à volta delas, retirando o solo um pouco de cada vez até conseguir retirar suavemente cada raiz.
  2. Lavar as raízes escavadas para remover a sujidade.
  3. Cortar as raízes em pedaços de 1 cm com uma faca afiada.
  4. Coloque as raízes cortadas num frasco limpo, não é necessário encher todo o frasco.
  5. Cobrir as raízes com vodka 100-proof e tapar.
  6. Rotular o frasco com o tipo de tintura, o menstruum da tintura (por exemplo, vodka 100 proof) e a data em que a tintura foi feita.
  7. Verificar o nível do líquido no dia seguinte e completar se necessário. As raízes devem estar sempre submersas no álcool.
  8. Deixar a tintura no balcão para ganhar potência durante quatro a seis semanas.
  9. Coar o material vegetal.
  10. Engarrafar em frascos de tintura âmbar e rotular.

Quatro semanas dão uma tintura boa e forte, mas eu gosto de seis semanas para obter a potência máxima. As tinturas de raízes devem ser boas durante muito tempo. As raízes não são muito aquosas, por isso o álcool dos licores à prova de 80 deve preservar a sua tintura indefinidamente.

Três raízes para principiantes

  1. Tintura de raiz de bardana - A bardana é utilizada para aumentar o fluxo de urina, matar os germes, reduzir a febre e "purificar" o sangue. Também é utilizada para tratar constipações, cancro, anorexia nervosa, problemas gastrointestinais, dores nas articulações (reumatismo), gota, infecções da bexiga, complicações da sífilis e problemas de pele, incluindo acne e psoríase.
  2. Tintura de raiz de dente-de-leão - A raiz de dente-de-leão é uma das ervas desintoxicantes mais eficazes. Actua principalmente no fígado e na vesícula biliar para ajudar a eliminar os resíduos, ao mesmo tempo que estimula os rins a eliminar as toxinas na urina.
  3. Tintura de raiz de margarida amarela - A doca amarela pode ser tomada como uma tintura para apoiar o sistema digestivo, incluindo o fígado e a vesícula biliar, e é útil para a obstipação.

Desenhar para dentro

Uma das razões pelas quais gosto tanto do inverno é o facto de nos tornarmos muito parecidos com estas raízes; recolhemo-nos e restauramo-nos enquanto desfrutamos deste tempo de silêncio.

Durante esta época do ano, à medida que os ciclos da natureza se afastam da criação e da produção de vida, sentimos uma atração por momentos de reflexão tranquila, de descanso e de autocuidado. Reabastecemos as nossas reservas energéticas como as plantas fazem nas suas raízes, abaixo da superfície.

À medida que os ciclos do mundo natural mudam, sentimos a atração de nos ligarmos às energias misteriosas que subjazem à existência e de restabelecermos a nossa ligação à terra... esta é uma época verdadeiramente mágica.

Também durante esta época do ano, procuro praticar mais o autocuidado em preparação para os dias atarefados que nos esperam ao virar da esquina. Não demorará muito até que o ciclo das estações recomece e, com ele, também nós despertaremos e começaremos a mexer-nos.

De manhã, vou para o bosque respirar o ar frio do inverno e sentir a sua magia envolver-me. É uma altura tranquila em que saboreio os momentos a sós, antes de sentir as pressões do dia.

À noite, pratico a gratidão, escrevendo frequentemente aquilo por que estou grata. Volto a lembrar-me de que não faz mal abrandar. O meu corpo e a minha mente precisam disso e, por uma vez, ouço.

Declaração de exoneração de responsabilidade Não sou um profissional de saúde. Toda a informação aqui partilhada é apenas para informação e entretenimento. Faça a sua própria pesquisa e consulte o seu profissional de saúde antes de se tratar com qualquer produto, planta ou mistura.

Gladi Tor

Por Gladi Tor