Reuni vinte e cinco receitas de pessoas de todo o país que estão a utilizar ervas silvestres comestíveis de formas que o vão surpreender e deliciar. Embora adore comer alimentos silvestres por si só, são igualmente deliciosos quando combinados com ingredientes cultivados. E cozinhar com alimentos silvestres é uma óptima forma de ser criativo e experimentar algo novo.

Uma excelente forma de ajudar o nosso ambiente é aprender a utilizar plantas e ervas daninhas invasoras que têm vindo a incomodar a nossa paisagem e jardins e transformá-las em alimentos deliciosos. A melhor parte é que, quando se trata de plantas invasoras, não há forma de colher em excesso. Pode colher o quanto quiser sem qualquer éticaconsiderações.

Aquilo a que chamamos erva daninha é uma planta que cresce no sítio errado.

~ Aldo Leopold Tweet

O que são ervas daninhas invasoras comestíveis?

As espécies invasoras são plantas que foram introduzidas numa nova área, geralmente pelo homem, onde se desenvolveram e multiplicaram. A mostarda de alho e a knotweed japonesa são duas das espécies invasoras de ervas daninhas comestíveis mais conhecidas. As plantas invasoras estão a tornar-se cada vez mais problemáticas. Estas plantas não só ocupam os habitats como também os tornam menos diversificados, eliminando as plantas nativasespécies.

Uma ideia para controlar a sua propagação é utilizar estas plantas pelas suas propriedades comestíveis. Ao fazê-lo, podemos estabelecer relações com estas plantas de uma forma mutuamente benéfica. As plantas silvestres invasoras comestíveis podem ser utilizadas como ingredientes em saladas, sanduíches, sopas, guisados, salteados e muito mais.

Quando começar a procurar, verá que as ervas invasoras comestíveis selvagens estão por todo o lado, muitas vezes escondidas à vista de todos.

25 Receitas de ervas daninhas comestíveis invasoras

Estas 25 receitas levam-no a uma viagem comestível com algumas das nossas ervas daninhas comestíveis mais invasivas.

Azeitona de outono

As bagas de oliveira de outono são um fruto mágico que pode ser encontrado nos meses de outono. Estas bagas têm sido utilizadas para fazer chás e geleias, mas também servem como uma erva para manter a saúde geral.

Saiba mais sobre como identificar, colher e desfrutar dos muitos benefícios das bagas de oliveira de outono. BAGAS DE OLIVEIRA DE OUTONO: UM SUPER ALIMENTO INCRÍVEL

1) Tarte de limão e azeitonas de outono

A Edible Wild Food partilha uma tarte de limão tipo merengue, incrivelmente saborosa e saudável, que certamente se tornará uma das favoritas do outono.

2) Tarte de azeitona de outono

A Northern Woodlands substitui as framboesas por azeitonas de outono nesta saborosa receita de tarte.

3) Tarte de gelado de azeitona de outono

A One Acre Farm sugere que se sirva uma sobremesa que combine camadas de molho de azeitonas de outono cobertas com uma crosta de avelãs e gelado de mascarpone.

Bardana

A raiz de bardana pode ser utilizada em pratos asiáticos, como salteados, refogados e sopas, mas também pode ser descascada, cortada e consumida crua numa salada. Tem um sabor a rabanete com sabor a alcachofra quando consumida crua.

4) Raiz de bardana assada

Colleen, do Grow Forage Cook Ferment, mostra como é fácil assar raiz de bardana. Com alguns salpicos de molho de soja e uma pitada de sementes de sésamo, o sabor a noz da bardana fica ainda mais delicioso.

5) Seriamente Asiático: Receita de Raiz de Bardana Kinpira

Na culinária japonesa, a bardana é um vegetal versátil que pode ser utilizado em guisados, salteados e pickles. A Serious Eats partilha uma receita de Kinpira (bardana salteada) que é um prato simples e caseiro, onde a riqueza da raiz terrosa a torna um complemento bem-vindo. Os únicos temperos necessários para realçar o sabor naturalmente doce e complexo são o saquê, o molho de soja e o açúcar.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma das ervas daninhas comestíveis mais comuns que também podem ser comidas. Toda a planta pode ser consumida de uma forma ou de outra, com exceção do caule, que contém uma substância muito amarga e leitosa. ... As flores do dente-de-leão são uma adição saborosa a panquecas ou fritos. Clique numa das ligações abaixo para obter mais informações sobre esta incrível erva daninha comestível.

  • Benefícios do dente-de-leão - para uma saúde e um bem-estar surpreendentes
  • Como fazer uma fantástica geleia de dente-de-leão: luz do sol num frasco
  • Receita fácil de tintura de raiz de dente-de-leão
  • Incrível bálsamo de dente-de-leão - A sua cura para músculos doridos

6) Massa com folhas de dente-de-leão, alho e pinhões

A Fine Cooking propõe uma receita que combina os sabores dos pinhões doces, do alho torrado e dos dentes-de-leão azedos num prato de massa saudável.

7) Pizza verde primavera selvagem

O pessoal do The Perennial Plate sabe como fazer uma pizza! A sua pizza de verduras selvagens da primavera com dente-de-leão tem um aspeto delicioso.

8) Pesto de sementes de abóbora com dente-de-leão

Utilize estas verduras como substituto do manjericão neste pesto único da Kitchn. Utilizam sementes de abóbora em vez de pinhões para as tostar e equilibrar a ligeira picada dos dentes-de-leão - tal como o sumo de limão e o queijo parmesão. É um pesto bem equilibrado, perfeito para uma massa simples, para barrar uma sanduíche ou para um molho vegetariano.

Bairro do Cordeiro

O Lamb's Quarters é uma planta de folhas que cresce nos EUA. Tem um sabor semelhante ao dos espinafres e pode ser utilizado como ingrediente numa quiche ou noutros pratos.

9) Quarteirão de borrego & amp; Quiche de cogumelos selvagens

O Lamb's Quarters é uma planta folhosa que cresce nos Estados Unidos. Tem um sabor semelhante ao dos espinafres e pode ser utilizado como ingrediente numa quiche ou noutros pratos. Desfrute desta receita do Boticário ao Ar Livre para o Lamb's Quarters & Quiche de Cogumelos Silvestres.

10) Quartos de borrego assados

A Edible Wild Food propõe uma óptima receita de talos de borrego assados. Os talos são tão bons como as folhas e as sementes. Asse-os e desfrute destas saborosas iguarias!

Mostarda de alho

A mostarda de alho selvagem cresce abundantemente em todo o país, é altamente nutritiva e tem um sabor rico e acentuado que é perfeito em saladas frescas ou adicionado a pratos salgados. A colheita da mostarda de alho também é fácil, assim que souber o que procurar na planta. Saiba mais sobre comoEncontre e colha estas ervas daninhas comestíveis incrivelmente invasivas. Forrageando a erva daninha da mostarda do alho: uma deliciosa invasora

11) Pesto de alho e mostarda de forragem

O pesto de mostarda com alho colhido é fácil de fazer, saboroso (com um carácter de alho super fresco) e barato devido ao facto de ter colhido a mostarda com alho. Além disso, é invasivo, por isso não precisa de se preocupar com a colheita excessiva.

12) Rebentos de mostarda com alho e manteiga de rampas

A receita do The Forager Chef de rebentos simples de mostarda com alho escaldados, servidos com manteiga derretida de folhas de rampas, é um delicioso acompanhamento de primavera.

Amoras dos Himalaias

As amoras dos Himalaias são difíceis de controlar, mas os seus frutos são deliciosos e podem ser utilizados em qualquer receita que exija framboesas.

13) Bolo de amora e amêndoa; bolo de ruibarbo de cabeça para baixo

O blogue da Rosemary partilha uma receita de um bolo de ruibarbo e farinha de milho que ela adaptou Livro de receitas de sobremesas do noroeste dos melhores lugares Foi uma receita do Restaurante e Bar Higgins em Portland, Oregon. Aqui está a minha adaptação:

14) Compota de amora silvestre de lote pequeno

Esta receita de compota de amoras silvestres é a minha preferida porque só tem três ingredientes e não requer pectina. Tudo o que precisa são amoras ou framboesas, açúcar branco granulado e sumo de limão.

15) Sorvete de amora dos Himalaias com um beijo de coco

Este sorvete é inspirado no Wild Blackberry Sorbet da Food 52, mas utiliza néctar de coco e mel de amora para fazer uma versão de baixo índice glicémico.

Nodular japonês

A Knotweed é azeda, estaladiça e sumarenta; pode ser comida crua ou cozinhada; e pode ter um sabor doce ou salgado, dependendo da forma como é preparada. A Knotweed é, em muitos aspectos, a coisa perfeita para a forragem: sabe bem, é fácil de encontrar e - ao contrário de muitas ervas selvagens comestíveis - as pessoas podem comê-la sem a ameaça de uma colheita excessiva.

16) Erva-doce japonesa em conserva

O The Spruce Eats partilha uma receita fácil de pickles de frigorífico que não requer um banho de água quente.

17) Húmus de nódulos japoneses

A Gardinista partilha uma receita deliciosa utilizando rebentos tenros de knotweed japonesa, que acrescenta a nota cítrica normalmente fornecida pelo sumo de limão.

Beldroegas

A beldroega é uma verdura suave, estaladiça e com sabor a limão, que pode ser utilizada crua em saladas ou cozinhada como acompanhamento.

18) Salada de beldroegas selvagens com azeite e molho de limão

A Food.com partilha uma salada maravilhosamente refrescante com um sabor único.

19) Salada de beldroegas, pepino e tomate com hortelã

Muitos jardineiros nos EUA consideram-na uma erva daninha, mas a EatingWell considera-a um valioso ingrediente para saladas e desenvolveu uma receita saborosa para esta erva daninha comum de jardim.

20) Booshala (Sopa picante de iogurte e ervas aromáticas)

Hilda's Kitchen partilha uma receita de uma sopa tradicional assíria, conhecida como Booshala, que é feita com iogurte e ervas aromáticas, como a beldroega.

Azeda de ovelha

A azeda tem um sabor ácido e cítrico, e é especialmente boa com marisco. Note que o molho de azeda pode ser guardado no congelador e utilizado em vários pratos (como peixe ou outras receitas que o exijam). A sopa de azeda também é um prato delicioso.

21) Salmão com molho de azedas

A Food 52 partilha uma receita de salmão com molho de azeda que pode ser executada do princípio ao fim em menos de 30 minutos, mesmo por um cozinheiro relativamente novo. O resultado é um prato elegante, que pode ser utilizado para um jantar de festa, ou apenas numa noite da semana, quando se procura fazer algo um pouco especial. Uma nota: se não encontrar azedas, pode substituí-las por espinafres baby.

22) Sopa de azedas à francesa

Hank Shaw, do site hunter-angler-gardener-cook, partilha uma receita de sopa de azeda que é um despertar ácido, brilhante e suave de um longo inverno.

Urtiga

As urtigas devem ser escaldadas para remover o ferrão, por isso qualquer salada crua está fora de questão. Em vez disso, procure receitas que possam incluir folhas de espinafre cozidas - quiches, caril, sopas e empadas de peixe. Use urtigas como substituto em qualquer receita que peça espinafre. As urtigas têm sabores verdes tão grandes que não dependem de outros ingredientes.

23) Sopa de urtiga

A AllRecipes partilhou esta receita de Sopa de Urtiga, uma sopa densa, verde escura, perfeita para quando as urtigas estão na época da primavera. Tenha o cuidado de usar luvas quando manusear as plantas de urtiga ou ficará com a pele picada.

24) Molho de urtiga e alcachofra

Quer esteja à procura de um molho para a sua próxima festa ou para dar um toque culinário à sua próxima refeição, esta receita de Molho de urtiga e alcachofra da Meateater parece tão deliciosa quanto parece. Começando com o básico de urtigas, corações de alcachofra e especiarias, o autor adiciona vários tipos de queijo para fazer um molho verdadeiramente surpreendente.

25) Bolo de limão com urtiga

Se quiser comer alimentos saudáveis e ainda assim saboreá-los, experimente este bolo de urtiga! Cozinhar as urtigas retira-lhes o ferrão, para que possa saborear este bolo de camadas verdes feito pelo pessoal das sobremesas vegetarianas.

Gladi Tor

Por Gladi Tor