Colheita de fetos ( Matteuccia struthiopteris ) é uma grande aventura e não deve ser perdida! É uma das coisas que mais anseio no início da primavera. São habitualmente consumidos na Nova Inglaterra e são considerados uma iguaria sazonal. Neste blogue, vou partilhar as principais dicas para colher fetos fiddlehead com sucesso: como identificar se uma planta é de facto um feto fiddlehead, as melhores práticas sobre como colher com segurança ecolheita sustentável e, finalmente, como os preparar.

À medida que a primavera começa a dar nas vistas, o nordeste do Connecticut começa a descongelar, os pintarroxos regressaram e em breve será altura de começar a procurar alimentos para a primavera. As efémeras da primavera, como o lírio-da-truta-amarelo, estão disponíveis se souber onde e quando procurar.

O que são fetos de cabeça de peixe?

Os fiddleheads são os rebentos enrolados de fetos jovens. Nos Estados Unidos, as pessoas comem mais frequentemente o feto canela ( Osmunda cinnamomea ), o feto de Bracken ( Pteridium aquilinum ), e feto de avestruz (Matteuccia struthiopteris Hoje, vamos concentrar-nos nos fetos de avestruz e naquilo a que me referirei indistintamente como fiddleheads - são os meus favoritos e os que se encontram mais frequentemente aqui no Nordeste.

Caso se esteja a perguntar, o nome das cabeças de violino deve-se à sua semelhança com as cabeças dos violinos, que são normalmente esculpidas de forma ornamentada para parecerem enroladas.

Por The Cosmonaut - Trabalho próprio Esta imagem foi criada com darktable, CC BY-SA 2.5 ca, //commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=89978871

Sugestão 1 - Identificar os fetos

A procura de fetos no ano anterior pode ajudá-lo a encontrar os locais onde crescem. Isto permitir-lhe-á estar à espera quando os fetos surgirem do solo no início da primavera. Também recomendo que invista em alguns guias de campo realmente bons para levar consigo para o campo. Não sabe o que comprar? Aqui está um artigo sobre os melhores guias de identificação de plantas e de campo que pode ser do seu interessetu.

  • O que procurar

Embora o feto da avestruz seja muito semelhante a vários outros fetos comestíveis, os seus caules apresentam uma ranhura ao longo do seu comprimento na parte superior. A ranhura e o facto de os caules não serem felpudos tornam mais fácil distingui-los dos outros fetos. Outra caraterística que identifica o feto da avestruz é a presença de escamas castanhas, semelhantes a papel, soltas nas frondes firmemente enroladas.

As frondes verdes, quando abertas, são bastante grandes, chegando muitas vezes a atingir 1,5 m de comprimento! As frondes verdes, quando desenroladas, são mais largas do meio para a ponta do que na base. A sua forma e a maneira como se inclinam para a frente em direção ao solo, fazem lembrar as penas de avestruz.

Cada planta tem 5-7 frondes que crescem numa roseta na base. No centro de cada roseta crescem frondes acastanhadas e erectas que contêm os esporos.

  • Onde procurar

Os Fiddleheads preferem o tempo fresco e os terrenos húmidos e pantanosos com solo profundo e rico. Procure-os perto de riachos, ribeiros e rios onde o solo é húmido.

As frondes recém-emergidas são a parte que procura e podem ser encontradas no início da primavera. Dependendo do local onde vive, isto pode significar desde abril ou até junho, se viver em zonas mais setentrionais como o Canadá. Aqui, encontrei-as em meados ou finais de abril e maio.

Dica 2 - Como colher os fetos

A maioria das pessoas prefere comer a parte superior da cabeça do violino bem enrolada, mas a secção reta da folha não aberta também é boa. Depende de si e do seu gosto. Trago comigo uma faca afiada, que é um dos utensílios que tenho sempre no meu saco de recolha de alimentos.

A sustentabilidade é fundamental - recolher apenas metade dos violinos por coroa, e nunca À medida que os recursos selvagens vão diminuindo devido à colheita excessiva e a práticas pouco éticas, é cada vez mais importante ser um forrageador consciencioso. Pode aprender mais sobre a colheita ética e os princípios da colheita sustentável aqui: 9 Princípios Básicos de Artesanato Selvagem Ético para Principiantes

*Nota - Infelizmente, só apanho fiddleheads selvagens em quantidade suficiente para uma refeição por estação, uma vez que estas saborosas verduras estão a tornar-se cada vez mais raras no sul de Nova Inglaterra, mas gosto muito desta refeição!

Dica 3- Como preparar os fetos

Estas saborosas maravilhas vegetais são muito nutritivas e podem ser consumidas cozinhadas, constituindo uma excelente fonte de vitaminas A & amp; C, bem como de cálcio, ferro, fósforo e proteínas.

*Nota: Algumas fontes afirmam que os fiddleheads podem ser consumidos crus em pequenas quantidades. Já os mordisquei no trilho sem quaisquer efeitos secundários nocivos, mas nunca como mais do que alguns. Para jogar pelo seguro, prefiro-os cozinhados.

  • Como limpar

Para preparar estas deliciosas iguarias, os caules rectos e os topos enrolados devem primeiro ser bem lavados em água fria para remover as escamas de papel. Normalmente, encho um lava-loiça limpo e atiro os pés-de-pilão para lá. Esfrego apenas com as mãos todas as escamas que acabam por flutuar para cima, enquanto os próprios pés-de-pilão se afundam no fundo.os pés de peixe limpos.

  • Como cozinhar

A minha forma preferida de comer fetos é cozidos a vapor (10-12 minutos) ou fervidos (15 minutos) até ficarem tenros e depois ligeiramente salteados em manteiga com apenas uma pitada de sal. O sabor e a textura são semelhantes aos espargos e são simplesmente deliciosos!

*Nota Antes de saltear os pés de peixe, é importante cozê-los a vapor ou a ferver. Os pés de peixe crus podem conter vestígios de toxinas que podem causar doenças de origem alimentar. A fervura e o vapor matam os microrganismos nocivos. E como a fervura ou o vapor lhes retiram o amargor, a sua refeição de pés de peixe será mais saborosa.

  • Preservação

Uma vez que só colho o suficiente para fazer uma refeição saborosa em cada primavera, nunca tenho o suficiente para guardar para mais tarde, mas se tivesse, conservava-os escaldando-os e congelando-os da mesma forma que faço com as urtigas ou a serralha.

  • Em primeiro lugar, limpe bem os pés de peixe como descrito

    acima.

  • Escalde os pés de peixe durante dois (2) minutos.
  • Mergulhe os pimpolhos em água fria e depois escorra-os.
  • Deitar fora a água de branqueamento.
  • Coloque os pés-de-pato escorridos em recipientes ou sacos de congelação.
  • Conservar no congelador até um ano.
  • Quando estiver pronto para preparar os pés-de-pato para comer, siga as instruções de cozedura descritas acima.

Ter paciência

Se decidir embarcar numa busca de fetos, saiba que a procura exigirá prática e paciência. Não desespere se falhar nas suas primeiras tentativas de encontrar a saborosa guloseima. E nunca coma nada a menos que tenha a certeza de que é seguro fazê-lo. Aprenda sobre estas guloseimas esquivas lendo sobre a sua biologia e aparência. Depois disso, é apenas uma questão de procurar até encontrarNo final, vale a pena o esforço, especialmente se estiverem a começar a ficar disponíveis sazonalmente no local onde vive.

Manter um diário de recolha de alimentos

Se planeia procurar alimentos ao longo das estações, recomendo que comece a manter um diário de onde e quando encontra plantas silvestres comestíveis. Considero isto incrivelmente útil. Se planeia procurar alimentos sazonalmente, como eu faço, pode ser difícil confiar na sua memória para recordar o local exato ou o mês em que procurou uma determinada planta.futuro.

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor