A natureza é para mim um remédio curativo. O que é que nos faz elevar o espírito quando caminhamos numa floresta? É a extensão do céu, o brotar das árvores e da flora, a sensação de respirar o ar fresco e de estar rodeado por milhões de organismos vivos, tanto visíveis como invisíveis. É a sensação de estar ligado à natureza a um nível espiritual. Isto cura o corpo, a mente eOs japoneses criaram o termo banho na floresta ou shinrin-yoku para descrever o que muitas culturas em todo o mundo sabem há milénios: que a natureza é mágica, restauradora e curativa tanto para o corpo como para a mente.

Este conceito de banho de floresta é a prática de mergulhar na natureza e consumi-la com todos os seus sentidos físicos. Significa deixar que todas as vistas, sons, sabores e texturas da natureza o "lavem".

Na década de 1980, o investigador Dr. Qing Li começou a estudar os efeitos fisiológicos de estar na natureza. Os seus estudos provaram que passar tempo na natureza reduzia efetivamente os níveis de cortisol e o ritmo cardíaco. Estudos como este têm sido repetidos ao longo dos últimos 30 anos com resultados semelhantes. Recomendo vivamente o seu livro intitulado Forest Bathing: How Trees Can Help You Find Health and Happiness

O banho de floresta é uma forma de nos sintonizarmos, através dos nossos sentidos, com o que está à nossa volta e dentro de nós e de explorarmos o que nos dá prazer. É um convite a abrandar e a ficar quieto, a reparar na luz que se filtra através dos pinheiros, a ouvir o canto dos pássaros, a sentir a brisa na pele, a respirar ocheiros terrosos de terra e cogumelos, reparar nas texturas das árvores, das pedras, das folhas.

Ao abrandar desta forma, damos ao nosso cérebro uma pausa no processamento constante de informações. Podemos sentir o nosso ritmo cardíaco a abrandar, a nossa mente acalma-se e ficamos mais em sintonia com os ritmos e sensações do nosso corpo. Ao ligarmo-nos mais profundamente à natureza, somos capazes de reavivar um sentimento de admiração pelo mundo natural, de nos reconectarmos com o nosso eu genuíno e de aprendermos a amar e a respeitaroutros seres vivos.

Este fascínio pelos poderes da ligação à natureza levou-me a criar o blogue Outdoor Apothecary para poder partilhar as maravilhas e os benefícios da natureza com pessoas como você, que nem sempre se dão o tempo e o espaço de que necessitam para simplesmente "estar".

O que é que as florestas nos proporcionam?

As florestas e as árvores fornecem-nos literalmente tudo o que precisamos para existir.

  • Fornecer oxigénio
  • Limpar o ar que respiramos
  • Purificar a nossa água
  • Ajudar a travar as inundações e a erosão dos solos
  • Fornecer alimentos, vestuário e abrigo
  • Fornecer material de construção e ferramentas
  • Fornecer medicamentos

Porque é que deve começar a tomar banhos de floresta

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o americano médio passa mais de 93% do tempo dentro de casa - cerca de seis dias e meio em cada sete dias. Todo esse tempo dentro de casa significa geralmente menos exercício e mais exposição a toxinas provenientes de materiais de construção sintéticos, mobiliário doméstico, produtos de higiene pessoal, pesticidas, produtos de limpeza domésticos e muito mais.

Os banhos de floresta significam uma imersão na natureza, abrindo intencionalmente os seus sentidos para absorver toda a medicina curativa da natureza. Tal como o ioga ou a meditação, os banhos de floresta são uma forma de relaxamento que envolve tirar a sua mente do stress da vida quotidiana. Mas há mais do que isso: passar tempo na natureza também lhe dá benefícios para a saúde física.

Os benefícios para a saúde dos banhos de floresta

A boa notícia é que mesmo um pouco de tempo passado na natureza pode ter um grande impacto na sua saúde e bem-estar geral. Qualquer tempo passado ao ar livre ajuda-o a desligar-se da tecnologia e a abrandar. Trá-lo-á para o momento presente e ajuda-o a desestressar e a relaxar. Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde desta imersão na natureza:

  1. Diminui o stress

    • diminuindo as hormonas do stress cortisol e adrenalina
    • suprimindo o sistema de "luta ou fuga" do organismo
    • reforçando o sistema de "repouso e recuperação" do organismo
    • diminuindo a pressão arterial e aumentando a variabilidade da frequência cardíaca
  2. Melhorar o sono

    • o tempo de sono aumenta em média 15% após uma caminhada de duas horas na floresta
    • a qualidade do sono melhora após os banhos de floresta
    • os passeios à tarde melhoram mais a qualidade do sono do que os passeios matinais
  3. Reforçar o sistema imunitário

    • aumento do número de células analgésicas naturais do organismo (NK)
    • Acredita-se que a inalação das substâncias químicas das plantas, conhecidas como fitoncidas, proporciona um enorme impulso ao sistema imunitário. Estas substâncias químicas aumentam o número de células NK e reforçam a atividade das proteínas anticancerígenas.
  4. Melhorar o humor

    • caminhar em ambientes florestais tem um efeito positivo sobre o vigor e a fadiga e está provado que aumenta os níveis de energia e de concentração.
    • Os banhos de floresta reduzem a ansiedade, a depressão, a raiva e a confusão.
    • as pessoas que têm uma exposição prolongada à natureza e que vivem onde há árvores e espaços verdes são mais felizes - os efeitos positivos das árvores no bem-estar das pessoas duram mais tempo do que os aumentos de felicidade a curto prazo, como um aumento de salário ou o casamento.

Começar a utilizar os banhos de floresta

Os banhos de floresta tornaram-se numa indústria altamente lucrativa. Existem cursos de formação para pessoas que querem ensinar os banhos de floresta e retiros para aqueles que querem fazer parte de uma experiência de grupo enquanto estão imersos na natureza. No entanto, para os introvertidos como eu, é importante notar que pode definitivamente experimentar os benefícios dos banhos de floresta por si próprio sem pagarpara programas ou tratamentos dispendiosos.

Começar é fácil: basta passar algum tempo ao ar livre e centrar-se na natureza. Nem sequer precisa de uma floresta; qualquer cenário natural serve, desde que se afaste do ruído e do stress da vida quotidiana.

Quanto tempo devo investir para colher os benefícios?

Por isso, onde quer que viva, quer seja num ambiente urbano, numa pequena cidade ou completamente rural, encontre um espaço verde onde haja árvores ou espaço aberto para começar o seu banho de natureza.

  • Reserve 2 a 3 horas por semana para passar algum tempo numa zona florestal ou num parque com árvores.
  • Abrace o momento. Esta não é a altura certa para fazer uma caminhada de força ou aumentar o seu ritmo cardíaco.
  • Dê um passeio lento, observando a natureza à sua volta.
  • Parar e cheirar as rosas.
  • Reserve algum tempo para explorar o que lhe interessa.
  • Utiliza todos os teus sentidos.
  • Pratique a atenção plena. Se a sua mente vaguear para o trabalho ou para as listas de tarefas, concentre-se no que o rodeia, nos sons dos pássaros ou do vento, no aroma das árvores.

Passar algum tempo na natureza ajuda-o a voltar a concentrar-se nos aspectos mais belos da vida. À medida que somos apanhados pela nossa vida quotidiana, esquecemo-nos por vezes da beleza que nos rodeia. A natureza proporciona um ambiente de cura natural e uma distração perfeita. Tomar banho ao ar livre é uma excelente forma de libertar o stress, descontrair e restabelecer a ligação.

Formas de melhorar a experiência

Vários estudos demonstraram que, quando nos ligamos à natureza, somos recordados de que fazemos parte de algo maior do que nós próprios. Perante a vastidão do universo, podemos sentir-nos inundados de admiração, gratidão, contentamento e felicidade. Eis algumas formas de tirar o máximo partido da sua experiência de banho na floresta:

1. desligar o telemóvel

Não recomendo que deixe o seu telemóvel para trás em caso de emergência, mas desligá-lo é uma obrigação enquanto toma banho na floresta. A chave para libertar o poder da natureza é limitar as distracções e envolver totalmente os seus cinco sentidos para permitir que a natureza entre através dos seus olhos, nariz, boca, pele, mãos e pés.

2. experimentar o ioga ao ar livre

Respire profundamente e concentre-se em relaxar. Absorva as vistas e os cheiros do espaço que o rodeia.

3. comer na floresta

Se tiver experiência, procure alimentos silvestres comestíveis (nunca coma uma planta silvestre a não ser que tenha 100% de certeza da sua identidade). Não há melhor forma de provar o sabor de uma região do que comer os alimentos que aí crescem, especialmente os que crescem naturalmente e de forma selvagem.

4. andar descalço

Quando foi a última vez que tirou os sapatos e se ligou diretamente à Terra? Se não o faz regularmente, está a perder uma experiência fantástica que pode ter um impacto profundo na sua saúde e bem-estar.

Estou a falar de ligação à terra ou grounding - um movimento crescente que se centra nos benefícios da ligação à energia natural da terra, caminhando descalço ao ar livre.

A teoria subjacente à ligação à terra é que o nosso corpo foi concebido para estar em contacto direto com a terra, o que mantém o potencial elétrico do corpo ao nível do solo terrestre. Desde a antiguidade que os seres humanos andavam descalços e dormiam no chão. No entanto, hoje em dia, a maioria das pessoas está desligada desta prática milenar e vive em ambientes isolados que os protegem dela - casas, escritórios eautomóveis - onde prevalecem os CEM (frequências electromagnéticas) artificiais.

Consequentemente, podemos sofrer de inflamação crónica no nosso corpo devido ao excesso de iões positivos no nosso sistema. Quando andamos descalços na relva ou no solo, os iões negativos da terra entram no nosso corpo, neutralizando os efeitos nocivos destes iões positivos. Há cada vez mais provas de que a ligação à terra pode ajudar a reduzir a dor e a melhorar a qualidade do sono, reduzindo a inflamação e o stress.

5. planear uma cerimónia de chá

No Japão, as caminhadas shinrin-yoku terminam frequentemente com uma cerimónia de chá que envolve chá feito a partir de plantas selvagens comestíveis da floresta. Adoro este ritual e considero-o o final perfeito para uma experiência significativa como o banho na floresta.

Trazer a floresta para dentro de casa

Gosto de alargar a prática dos banhos de floresta trazendo uma sensação do ar livre para dentro de casa e, acredite ou não, pode experimentar muitos dos mesmos benefícios dos banhos de floresta ao fazê-lo. Não é maravilhoso? Também pode beneficiar da natureza dentro de sua casa! Aqui estão três ideias para começar:

1. encher a sua casa de plantas

Não só são bonitas de se ver, como também melhoram a qualidade do ar interior dos espaços que ocupam. Isto ajuda-o a respirar melhor, uma vez que as plantas são purificadores naturais do ar. Aqui estão as melhores plantas purificadoras do ar, de acordo com o Clean Air Study realizado pela NASA:

  • A língua da sogra
  • Palmeira de bambu
  • Azélia
  • Dracaena de bordos vermelhos
  • Planta aranha
  • Planta-cobra
  • Lírio da paz
  • Pothos dourado
  • Hera inglesa
  • Crisântemo
  • Margarida

2. utilizar um difusor de óleos essenciais

Acredito muito no poder do olfato. Os cheiros afectam o nosso humor e comportamento porque estão ligados às nossas emoções e memórias. Os cheiros têm a capacidade espantosa de desencadear respostas emocionais imediatas. Com isto em mente, a utilização de óleos essenciais em sua casa que invocam os aromas da floresta ou os cheiros terrosos do ar livre pode criar uma sensação de bem-estar semelhante à que obteriaNão há difusor? Não faz mal, as velas com aroma a madeira podem fazer o truque muito bem. Aqui estão alguns dos meus aromas a madeira favoritos:

  • Qualquer aroma de coníferas, como pinheiro, abeto, cedro, zimbro ou abeto balsâmico
  • Sálvia
  • Árvore do chá
  • Sandlewood
  • Eucalipto

3. decorar com a natureza

A decoração com elementos naturais contribui para uma atmosfera doméstica tranquila e serena. Combine a decoração natural com objectos que já possui e que são pessoais e significativos para si, e tem a receita perfeita para um espaço acolhedor, convidativo e descontraído. Assim, mesmo que não possa ir para uma floresta ou outro ambiente natural, pode continuar a ligar-seAqui estão algumas ideias simples para começar:

  • Escolha flores silvestres, pequenos ramos ou galhos e qualquer outro material vegetal que lhe pareça atraente e coloque-os num vaso onde os possa ver frequentemente.
  • Recolha objectos nos seus passeios para tomar banho na floresta (bolotas, pinhas, pequenas pedras, vagens de sementes, etc.) e coloque-os no parapeito de uma janela ou numa tigela decorativa quando chegar a casa, como recordação do tempo de paz passado ao ar livre.

Então, de que está à espera? Vá para a floresta, para as praias ou para o jardim do seu quintal. Viva uma vida em comunhão com a natureza e desfrute das maravilhas dos banhos de floresta!

Mais para explorar

10 maneiras fáceis de desfrutar da natureza no inverno

Celebrar a primavera com actividades na natureza para toda a família

6 Rituais de Lua Cheia para restaurar a sua feminilidade sagrada e ligar-se à natureza

Porque é que deve começar a escrever um diário sobre a natureza: mais 20 páginas para imprimir GRÁTIS

12 maneiras fáceis de começar a ligar-se à natureza para melhorar a sua saúde mental

Rewilding for Women: 24 Brilliant Ways To Rewild Your Life

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor