Não há necessidade de comprar refrigerantes comprados em lojas quando se pode fazer as suas próprias bebidas fermentadas caseiras em casa com um inseto do gengibre. Esta cultura de criação livre é fácil de apanhar e manter para que possa fazer bebidas probióticas durante todo o ano.

A boa notícia é que, ao contrário dos refrigerantes comprados em lojas, estes são realmente bons para si!

O que é um Ginger Bug?

Um ginger bug é uma bebida probiótica fermentada selvagem e é o primeiro passo para fazer o seu próprio refrigerante probiótico caseiro. Um ginger bug é uma mistura de gengibre fresco ralado ou finamente picado, açúcar e água. A levedura natural na superfície do gengibre irá alimentar-se do açúcar e fermentar, criando dióxido de carbono que irá carbonatar naturalmente as suas bebidas.

Só demora cerca de 5 dias para que o seu inseto de gengibre comece a borbulhar e se torne ativo. Depois disso, está pronto a ser utilizado!

Que equipamento é necessário?

O único equipamento de que precisa para começar a fazer um inseto de gengibre é um frasco com tampa (eu uso estes frascos) e um coador. Quando o seu inseto de gengibre estiver pronto, também vai precisar de algumas garrafas para fermentar a soda (eu uso estas garrafas).

Por que razão deve fazer o seu próprio produto?

Porque é que deve fazer o seu próprio inseto de gengibre? Uma vez que os insectos de gengibre são alimentos fermentados, são naturalmente ricos em probióticos, nomeadamente bactérias lactobacillus e leveduras selvagens. Estes organismos ajudam a apoiar a saúde metabólica e digestiva, bem como o sistema imunitário.

O inseto do gengibre é bom para si, especialmente se tiver problemas gastrointestinais. Não são as enzimas do gengibre que são benéficas, mas sim os probióticos que se formam durante a fermentação.

Os probióticos do inseto do gengibre podem ajudar:

  • SII (Síndrome do Intestino Irritável)
  • Refluxo ácido
  • Prisão de ventre
  • Diarreia

Os refrigerantes de gengibre também contêm muito menos açúcar do que as marcas compradas em lojas. Por isso, embora as bebidas feitas com gengibre não deixem de ser uma guloseima, são muito melhores para si do que os refrigerantes normais. Melhor ainda: pode personalizá-las de acordo com os seus gostos.

Os refrigerantes feitos com um inseto do gengibre são alcoólicos?

Então, um ginger bug é alcoólico? Nem por isso. No entanto, tem algum álcool, à semelhança da kombucha. Eu também não considero a kombucha alcoólica porque a quantidade de álcool é muito baixa, mas há quem o considere. Por isso, se estiver preocupado com o álcool, sugiro que experimente esta receita antes de se comprometer a fazer uma fornada inteira de refrigerante.

As sodas produzidas com um inseto do gengibre não são tecnicamente consideradas bebidas alcoólicas. As leveduras selvagens não conseguem fermentar a níveis de álcool muito acima de 1% ABV. Usando o inseto do gengibre, é improvável que chegue mesmo a 0,5% ABV.

Se quiser fabricar cerveja de gengibre alcoólica, terá de utilizar levedura de cerveja comercial, o que constitui um tipo de receita diferente.

Fazer o seu inseto de gengibre

Inseto de gengibre selvagem fermentado

Não há necessidade de comprar refrigerantes comprados em lojas quando pode fazer as suas próprias bebidas fermentadas caseiras em casa com um inseto de gengibre. Esta cultura de criação livre é fácil de apanhar e manter para que possa fazer bebidas probióticas durante todo o ano. 5 de 2 votos Imprimir Receita Pin Receita Tempo de preparação 10 minutos mins 7 dias d Tempo total 7 dias d 10 minutos mins Curso Bebidas Cozinha Americana

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de raiz de gengibre biológico finamente picado ou ralado
  • 1/2 chávena de açúcar O açúcar branco de mesa é o melhor
  • 2 chávenas de água não clorada
  • Mais açúcar e gengibre para a alimentação

Instruções

  • Coloque o gengibre, o açúcar e a água num frasco de vidro de boca larga com um quarto de tamanho e agite suavemente até o açúcar se dissolver.
  • Cubra o frasco com um pano de algodão e um anel de tampa, ou um filtro de café e um elástico, e coloque o frasco num local quente para fermentar.
  • Todos os dias, durante os próximos 5-7 dias, adicione uma colher de sopa de gengibre finamente picado (ou ralado) no frasco com uma porção igual de açúcar. À medida que adiciona estes ingredientes, deve notar alguma ação borbulhante no frasco e pode notar um ligeiro cheiro a levedura. Estes são todos sinais de que a fermentação está a acontecer como deve ser! Se não vir qualquer ação borbulhante após uma semana, ou se se formar bolor nosuperfície, pode ser necessário começar de novo.
  • O ginger bug está pronto a ser utilizado na sua receita de soda caseira assim que se formarem bolhas no topo. Deite a quantidade necessária para a sua receita de soda e reponha o ginger bug para receitas futuras.
  • Para manter o teu inseto de gengibre vivo, alimenta-o uma vez por dia, como descrito acima. Se não fores utilizar o inseto de gengibre durante algum tempo, podes guardá-lo no frigorífico e alimentá-lo uma vez por semana. Quando estiveres pronto para voltar a utilizar o teu inseto de gengibre, retira-o e deixa-o aquecer até à temperatura ambiente.

Notas

****Dê ao inseto do gengibre um mexer bem uma ou duas vezes por dia Gosto de colocar uma tampa de plástico e agitar suavemente a mistura. palavra-chave gengibre, lacto fermentado, probiótico, fermentação selvagem Já experimentou esta receita? Diga-nos como foi!

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor