Há algo de mágico nos primeiros mirtilos silvestres da estação! São pequenos, mas o seu sabor é tão intenso e único. Procurar mirtilos é uma óptima forma de passar tempo na natureza e de se ligar a ela. Quanto mais aprender sobre eles, mais fácil será identificá-los e encontrá-los.

Este artigo fornece dicas e técnicas para o ensinar a encontrar, identificar e colher mirtilos silvestres! Vou ensinar-lhe os princípios básicos da apanha destes doces frutos de verão e explicar-lhe alguns dos melhores locais para procurar, bem como a forma de os distinguir de outras bagas.

Se estiver interessado noutras plantas silvestres comestíveis para colher, consulte a nossa página sobre colheita de plantas silvestres e artesanato selvagem.

Introdução aos mirtilos selvagens

Nativos das florestas de Nova Inglaterra, os arbustos de mirtilo crescem muito bem na nossa região e são conhecidos pelo seu sabor doce e sumarento e por serem uma grande fonte de antioxidantes. Embora sejam mais pequenos do que os mirtilos cultivados, os mirtilos selvagens crescem em profusão e podem ser encontrados em muitas partes dos Estados Unidos.

As bagas são muito pequenas e têm um sabor mais intenso do que os mirtilos cultivados. Têm uma estação de crescimento curta que vai de julho a agosto, dependendo do clima onde crescem. O fruto está pronto quando passa de verde a azul ou azul-púrpura.

Os mirtilos silvestres são uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais. São também pobres em calorias e não contêm colesterol nem gorduras saturadas. Os mirtilos silvestres são uma das fontes mais ricas em fibra alimentar, o que ajuda a baixar os níveis de colesterol e auxilia a digestão. São também ricos em fitoquímicos que podem prevenir o cancro, doenças cardíacas e outras doenças crónicas.

Existem dois tipos de plantas de mirtilo que encontrei a crescer em estado selvagem perto de mim nas minhas caminhadas: o highbush (Vaccinium corymbosum) e o lowbush (Vaccinium angustifolium). mirtilo selvagem, mas não é invulgar encontrar a variedade highbush a crescer selvagem nos bosques ao lado da variedade lowbush. Foi o caso da minha recente aventura de procura de alimentos.

Muitas vezes, tanto os mirtilos selvagens de arbustos altos como os de arbustos baixos podem ser encontrados mesmo à beira de muitos dos lagos e lagoas de Connecticut, por vezes em florestas públicas ou terrenos de parques estatais e muitas vezes convenientemente encontrados nos lados de trilhos para caminhadas, tornando-os o lanche perfeito à beira do trilho.

Os nativos americanos comiam mirtilos silvestres muito antes da chegada dos europeus à América do Norte. De facto, os mirtilos silvestres foram um dos primeiros alimentos consumidos pelos europeus quando aqui chegaram há 500 anos.

Identificar mirtilos silvestres (a variedade lowbush)

Em primeiro lugar, deve verificar a altura do arbusto de mirtilo. Os arbustos de mirtilo selvagem têm geralmente entre 15 e 30 cm de altura. Preste atenção ao local onde crescem os rebentos. Os arbustos de mirtilo têm canas que crescem diretamente do solo. Estas canas são lisas e não têm espinhos.

Os mirtilos têm folhas que crescem em ramos lenhosos. As folhas não têm pedúnculo ou têm pecíolos muito curtos. As folhas dos mirtilos devem ser verdes ou verdes com uma tonalidade azulada, com um acabamento brilhante. No entanto, no outono, adquirem geralmente tonalidades vermelhas. As folhas dos mirtilos têm uma forma ovada.

Na primavera, as plantas de mirtilo silvestre produzem cachos de pequenas flores brancas a cor-de-rosa em ramos finos. Cada flor é composta por cinco pétalas fundidas numa urna ou em forma de sino. As bagas familiares são redondas e azul-escuras a quase pretas, muitas vezes com um revestimento de uma flor branca pulverulenta na sua pele. O sinal revelador de que encontrou definitivamente um mirtilo silvestre é a presença de um cálice de cinco pontasou coroa numa das extremidades.

Nota: O mirtilo highbush pode atingir os 12 pés de altura, embora seja mais comum ter cerca de metade dessa altura. É frequente encontrar a variedade highbush no mesmo local que o lowbush, juntamente com o seu primo parecido, o huckleberry.

Mirtilos cultivados (Vaccinium corymbosum)

Como é que os mirtilos selvagens diferem dos mirtilos normais (cultivados)

Os mirtilos silvestres são um pouco mais pequenos e compactos do que os mirtilos normais (cultivados). Também têm menos teor de água, pelo que obtém mais frutos silvestres por quilo do que os normais. Têm um sabor mais doce, mais picante e mais intenso do que os mirtilos normais.

Os mirtilos selvagens de arbustos baixos são também mais saudáveis para o cérebro, fornecendo 33% mais antocianinas e o dobro da capacidade antioxidante dos mirtilos normais.

No seu ensaio "Frutos Silvestres", Henry David Thoreau argumentou que as bagas silvestres da Nova Inglaterra eram tão boas como os frutos dos trópicos. Escreveu: "Não trocaria os frutos com eles; porque o objetivo não é apenas obter um navio carregado de algo que se possa comer ou vender, mas o prazer de o colher deve ser tido em conta".

Tweet Mirtilos selvagens (Vaccinium angustifolium)

Onde e quando se reunir

Os mirtilos são nativos da América do Norte e desenvolvem-se bem em solos ácidos, bastante secos e arenosos. Crescem melhor em zonas montanhosas e em pinhais. Amadurecem entre julho e agosto.

O melhor é apanhar os frutos de manhã, quando o tempo está ameno e o campo tranquilo.

Como recolher

Colho mirtilos à mão, num recipiente colocado no chão ou numa lata de café perfurada com dois orifícios, amarrada com fio e pendurada ao pescoço. Esta última é a minha preferida, pois permite-me ter as mãos livres e, ao mesmo tempo, aceder facilmente ao recipiente de colheita. Existem também sacos de colheita vendidos comercialmente que podem ser presos ao cinto ou usados como uma mochila, mas emAlgumas pessoas gostam de utilizar ancinhos de mirtilo, mas não estou convencido de que o tempo gasto a remover os detritos de folhas faça com que este método valha o esforço.

Shortcake de mirtilo com creme de baunilha e mirtilos silvestres frescos

Como comer

Os mirtilos silvestres podem ser utilizados da mesma forma que as variedades cultivadas, embora se possa esperar um sabor superior. Os mirtilos silvestres são deliciosos frescos, mas também dão excelentes conservas e tartes. Também podem ser cozinhados com especiarias silvestres locais, como a erva-espinhosa, para acompanhar carne de porco, pato ou carnes de caça.

Aqui está a minha receita favorita de mirtilos silvestres: Blueberry Shortcake: The Most Amazing Blueberry Dessert (foto acima). Esta receita dá um toque especial às receitas tradicionais de shortcake de mirtilo que normalmente encontra, adicionando uma camada cremosa de creme de baunilha que demora menos de 5 minutos a fazer.

Mirtilos congelados e conservas de mirtilos

Como conservar mirtilos silvestres

Congelar mirtilos

Os mirtilos silvestres congelam-se melhor imediatamente após serem colhidos. Não os lave primeiro. Se o fizer, eles rebentarão e ficarão pastosos quando congelados. A forma mais fácil de congelar mirtilos silvestres é espalhá-los numa folha de biscoitos e congelá-los antes de os colocar em sacos de congelação. Não descongele os mirtilos antes de os utilizar para cozinhar ou assar. Congelá-los numa única camada mantém osas bagas não se aglomeram no saco de congelação.

Secagem de mirtilos

Para secar os mirtilos, comece por escaldá-los para amolecer a pele. Leve uma panela com água a ferver, desligue o lume e adicione imediatamente os mirtilos. Deixe os mirtilos na água quente durante 30 a 60 segundos e depois escorra-os num coador.

Em seguida, coloque-as num desidratador a 57°C (135°F) durante 8 a 18 horas. O tempo varia consoante o desidratador, o tamanho das bagas e os níveis de temperatura e humidade da sua casa.

mirtilos selvagens mirtilos pretos

Sósias de mirtilos selvagens

Os mirtilos não são as únicas bagas que se assemelham aos mirtilos. Os mirtilos, os mirtilos, os mirtilos de serviço e os mirtilos de veado também se assemelham a este fruto. No entanto, algumas destas bagas são venenosas. Estas bagas incluem as beladonas, as sementes de pokeweed e as bagas de Virginia creeper. É importante estar 100% confiante na sua identificação antes de tentar procurar bagas.

Benefícios para a saúde dos mirtilos

Os mirtilos têm muitas utilizações. Pode comê-los crus ou cozinhados e, de qualquer forma, obterá estes fantásticos benefícios para a saúde. Aqui estão alguns benefícios para a saúde destas pequenas mas poderosas bagas.

  • Estão repletos de antioxidantes.
  • Estão repletos de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, K, manganésio e potássio.
  • São bons para o coração e podem reduzir o risco de cancro.
  • São bons para a memória porque atrasam o envelhecimento do cérebro.
  • Podem ajudar a gerir os níveis de açúcar no sangue e a reduzir a tensão arterial elevada.

Reflexões finais

Há algo de muito gratificante em sair para a natureza e procurar alimentos. Lembra-nos de onde vem a nossa comida e ajuda-nos a tornarmo-nos auto-suficientes, em vez de dependermos apenas das mercearias. Muitas plantas e frutos comestíveis podem ser apanhados e colhidos em segurança; basta saber o que é seguro comer e o que não é. Dedique algum tempo a informar-sesobre os alimentos silvestres, e será capaz de os identificar e colher melhor no futuro!

Se quiser encontrar os seus próprios mirtilos, siga as dicas deste artigo para aprender a localizar os mirtilos, distingui-los de outras bagas e descobrir como colhê-los e armazená-los. Ao utilizar esta informação, pode então desfrutar das bagas durante todo o verão ou conservá-las para o inverno.

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor