Para que serve o Dandelion Salve?

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando os dentes-de-leão começam a aparecer é esta bela pomada de dente-de-leão. Esta é uma receita artesanal tão simples que é adequada para herboristas principiantes.

Assim, enquanto os meus vizinhos estão a fazer tudo o que podem para ter relvados sem dentes-de-leão, eu estou a apreciar a visão destas belezas douradas.

Aposto que se está a perguntar para que é que se pode utilizar o dente-de-leão. Na verdade, ele é altamente nutritivo e medicinal.

As flores de dente-de-leão têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que faz desta pomada de dente-de-leão a fórmula herbácea perfeita para dores e dores e para a pele seca, gretada ou com comichão... além disso, os dentes-de-leão são muito fáceis de apanhar.

Quanto tempo dura o Dandelion Salve?

O prazo de validade dos óleos de infusão coados é normalmente de cerca de 1 ano e é o tempo que pode esperar que o seu bálsamo dure.

Utilizo sempre latas de qualidade alimentar para as minhas pomadas e mantenho-as num local fresco para que não se liquidifiquem.

Como se faz a pomada de dente-de-leão?

Salva de dente-de-leão

Esta receita de pomada de dente-de-leão caseira é especialmente boa para músculos doridos, articulações e pele seca. Sem classificações ainda Imprimir Receita Pin Receita Tempo de preparação 10 minutos Minutos Tempo de cozedura 10 minutos Minutos Tempo de infusão 14 dias d Tempo total 14 dias d 20 minutos Minutos Porções 12 latas de 2 oz

Equipamento

  • Frasco de pedreiro de um litro
  • Peneira de malha fina
  • Pano de algodão
  • Caçarola pequena
  • Copo medidor de vidro pequeno
  • Latas

Ingredientes 1x2x3x

Óleo com infusão de dente-de-leão

  • 1 chávena de flores de dente-de-leão secas
  • 1 ½ chávena de óleo de base à sua escolha. Os meus favoritos são o azeite, as amêndoas doces ou a jojoba.

Salva de dente-de-leão

  • 1 chávena de óleo de infusão de dente-de-leão
  • 1 onça de cera de abelha
  • 1 onça de manteiga de karité refinada
  • 12-24 gotas de óleos essenciais à sua escolha lavanda e laranja doce funcionam bem opcional

Instruções

Óleo com infusão de dente-de-leão

  • Coloque as flores de dente-de-leão secas num frasco de meio litro e cubra-as com o óleo de base da sua escolha.
  • Deixe o seu óleo de dente-de-leão repousar num local escuro durante uma semana ou duas, mas não muito mais do que isso, pois pode estragar-se muito rapidamente.
  • Coe as flores utilizando um coador de malha fina e um pano de algodão para poder espremer toda a bondade do dente-de-leão.

Salva de dente-de-leão

  • Crie um banho-maria improvisado, colocando uma tigela pequena ou um copo de medição de vidro Pyrex sobre uma panela com cerca de 2,5 cm de água a ferver.
  • Coloque o óleo de dente-de-leão e a cera de abelha na tigela pequena ou no pirex e aqueça até que a cera de abelha se dissolva completamente no óleo, mexendo ocasionalmente.
  • Adicione a manteiga de karité e mexa até dissolver completamente.
  • Juntar os óleos essenciais.
  • Deite cuidadosamente a mistura em pequenos frascos ou latas e deixe repousar até a pomada endurecer completamente.

Notas

As flores de dente-de-leão têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, pelo que esta pomada é boa para todo o tipo de dores, sendo particularmente boa para músculos e articulações doridos e cansados.

Porquê utilizar o dente-de-leão seco?

É essencial secar as flores de dente-de-leão antes de as infundir em óleo. Aqui estão algumas razões para isso:

  1. Evitar o crescimento de bolor: As flores de dente-de-leão contêm humidade e, se as infundir em óleo enquanto ainda estão frescas, o óleo pode ficar contaminado com bolor ou bactérias. Secar as flores primeiro garante que toda a humidade foi removida, evitando o crescimento de bolor ou outros microrganismos.

  2. Melhorar o processo de infusão: A secagem das flores de dente-de-leão ajuda a quebrar as paredes celulares, facilitando a extração dos compostos benéficos do material vegetal pelo óleo, o que pode resultar num óleo mais potente e eficaz.

  3. Reduzir o risco de deterioração: Os óleos de infusão podem deteriorar-se com o tempo, especialmente se contiverem água ou humidade. Ao secar as flores de dente-de-leão antes de as infundir, reduz o risco de deterioração e prolonga o prazo de validade do seu óleo de infusão.

De um modo geral, secar as flores de dente-de-leão antes de as infundir em óleo é um passo essencial que pode ajudar a garantir a qualidade e a eficácia do produto final. É fácil secar as flores de dente-de-leão espalhando-as numa única camada numa superfície limpa e seca, como um tabuleiro ou um tabuleiro, e deixando-as secar ao ar durante vários dias. Quando estiverem completamente secas, pode começar a infusãoprocessar e desfrutar dos muitos benefícios desta erva versátil.

Saiba mais sobre os benefícios de saúde e medicinais do dente-de-leão

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor