Preparação do jardim para o inverno

Quando chega o outono, é altura de recolher e conservar alimentos, renovar os canteiros do seu jardim antes da chegada do inverno e planear a época de plantação do próximo ano. A minha lista de verificação de preparação do jardim para o inverno consiste em 10 coisas que pode fazer para preparar o seu jardim para o inverno e para uma época de crescimento abundante.

1) Transforme as suas colheitas em conforto de inverno

À medida que os dias se tornam mais curtos e frios, pode ser difícil sentir que se tem energia para fazer muita coisa ao ar livre depois de todos os meses passados a cuidar da horta. Mas se alguma vez teve comida cultivada em casa na ponta dos dedos durante os meses frios de inverno, sabe que não há maior conforto do que esse.A ponta dos dedos é fantástica.

Assim, a primeira coisa a fazer para preparar a sua horta para o inverno é colher todos os frutos, legumes e ervas aromáticas que passou o ano a cultivar.

As cenouras, as batatas, as beterrabas ou os nabos podem ser deixados a amadurecer até estarem suficientemente duros para serem armazenados numa cave subterrânea ou num local fresco e seco, como a sua cave.

Secar ervas como o endro, a salva, os orégãos, o tomilho e o alecrim, pendurando-as secas de cabeça para baixo.

Outros métodos de conservação dos legumes incluem a decapagem em vinagre, o enlatamento (ou engarrafamento), a confeção de compotas ou a desidratação dos produtos.

Os seguintes recursos podem ajudá-lo com a sua horta e colheita de outono:

  • Noções básicas de enlatamento 101 para uma conservação de alimentos bem sucedida
  • 5 melhores culturas de cobertura para o outono
  • Compostagem 101: Um guia fácil de como fazer compostagem
  • Jardinagem e Permacultura para uma vida sustentável
Preparação do jardim para o inverno

2) Eliminar as plantas mortas e em decomposição

Quando chega o outono, parece que me deparo sempre com uma confusão de plantas a morrer, entusiasmo a murchar e ervas daninhas a prosperar. É tentador ignorar tudo isto, mas passar mais tempo no jardim agora pode poupar-me muitas dores de cabeça na próxima primavera. Haverá menos pragas, menos doenças e menos ervas daninhas.

É muito importante, quando se prepara o jardim para o inverno, limpar o material vegetal morto, especialmente as plantas hortícolas gastas, como a abóbora e o tomate. Estas plantas são um íman para doenças e pragas. Todas as plantas doentes devem ser queimadas ou deitadas fora, enquanto as que não estão doentes podem ser adicionadas ao monte de composto.

A jardinagem durante o outono também requer a remoção, limpeza e armazenamento de estruturas temporárias de jardim, como treliças de vegetais e marcadores de plantas. Lembre-se de remover todas as ervas daninhas vivas e invasoras - isto poupar-lhe-á muito trabalho na primavera!

Gosto de guardar as plantas secas mais bonitas para fazer uma coroa de flores caseira ou um arranjo floral de outono - é muito fácil e divertido! Também as pode utilizar como decorações festivas caseiras.

Preparação do jardim para o inverno

3) Cortar as plantas perenes

É importante saber quais as plantas que beneficiam da poda de outono e quais as que não beneficiam. Por exemplo, o funcho beneficia da poda de outono, mas a framboesa não, uma vez que os ramos continuam a nutrir a copa da planta durante o inverno. Os mirtilos também preferem uma poda de primavera, porque os seus ramos ajudam a protegera planta contra a exposição a doenças e ao stress.

Gosto de concentrar os meus esforços de poda outonal em flores como as rosas; ervas aromáticas como o alecrim e o tomilho; e legumes como os espargos e o ruibarbo.

Deixo muitas das plantas perenes floridas nos meus jardins até à primavera, especialmente as que têm cabeças de sementes abundantes, como as coneflowers ou as rudbeckia, porque os pássaros apreciam as suas sementes durante o inverno e é importante cuidar dos nossos amigos selvagens.

No entanto, há algumas plantas perenes que devem ser cortadas para evitar a propagação de doenças - como o oídio - especialmente a bálsamo de abelha e as hostas. Ao cortar estas plantas, espere até que o solo tenha congelado fortemente e toda a folhagem tenha morrido antes de o fazer. Deixe cerca de 5 cm de caule ao fazê-lo e cubra-as com uma camada espessa de folhas ou palha.

Preparação do jardim para o inverno

4) Plantar culturas de cobertura

A plantação de culturas de cobertura para o jardim de outono tornou-se a minha arma secreta para reabastecer o solo.

As culturas de cobertura, também conhecidas como adubos verdes, são excelentes ferramentas para os jardineiros. Diminuem a erosão do solo durante o inverno, acrescentam matéria orgânica quando são revolvidas na primavera, no final do seu ciclo de crescimento, melhoram a qualidade do solo e acrescentam nutrientes valiosos. Quando se decompõem, os nutrientes são libertados à medida que se decompõem, tal como acontece com a compostagem in-situ (no local).razões para começar a utilizar culturas de cobertura... e todas elas são boas!

Este guia irá ajudá-lo a identificar as culturas de cobertura que irão beneficiar o seu jardim!

Preparação do jardim para o inverno

5) Aplicar cobertura vegetal nos canteiros

Uma das coisas mais importantes a colocar na lista de verificação da preparação do seu jardim para o inverno é cobrir e proteger o seu solo. Se consegue ver o seu solo, precisa de o cobrir. Isto significa que, se não estiver a utilizar uma cultura de cobertura, precisa de aplicar uma camada de boa cobertura vegetal.

O mulching de inverno tem muitos dos mesmos benefícios que o mulching de verão, incluindo a redução da perda de água e a proteção do solo contra a erosão. Mas o mulching de inverno também tem outros benefícios: quando a terra congela e descongela nos meses mais frios, as plantas de jardim sofrem porque as suas raízes são perturbadas por toda essa agitação e elevação. O mulch aplicado sobre a superfície do solo ajuda a regular a temperatura do solo eUma camada espessa de cobertura vegetal à volta das plantas do jardim protege-as contra as geadas fortes e a neve do inverno. À medida que a cobertura vegetal se decompõe, incorpora matéria orgânica fresca no seu solo.

6) Recolher e armazenar sementes

Se está a tentar ser mais autossuficiente e frugal, então uma das melhores formas de preparar o jardim para o inverno é guardar e armazenar sementes para utilizar na primavera.

Corte a cabeça de uma flor com uma tesoura ou uma faca. Recolha as sementes maduras da cabeça da flor e coloque-as em papel encerado para secar durante cerca de uma semana. Limpe as sementes, removendo quaisquer cascas ou vagens. Coloque as suas sementes num envelope e feche-o.

As sementes precisam de humidade, calor e luz para germinar, por isso dê-lhes o ambiente exatamente oposto quando as guardar: seco, fresco e escuro. Coloque as suas sementes num envelope ou saco de papel e feche-as em recipientes de plástico ou frascos de vidro. Se não estiver convencido de que as suas sementes estão secas, elimine o passo do recipiente hermético.

Preparação do jardim para o inverno

7) Plantar bolbos para dar cor no início da primavera

Se quiser anunciar a primavera com uma explosão de cor, tem de planear com antecedência porque muitos bolbos deve Abaixo estão alguns dos meus bolbos favoritos plantados no outono e que são sempre marcadores muito esperados da primavera.

  • Allium
  • Íris barbuda
  • Crocus
  • Narcisos
  • Jacinto
  • Íris
  • Lírios
  • Snowdrops
  • Tulipas

Se quiser dividir e replantar os bolbos de primavera existentes, esta é também uma excelente altura para o fazer. Desenterre os bolbos, soltando o solo a uma distância de 4-8 polegadas dos seus caules em crescimento. Levante suavemente os bolbos do solo e separe os bolbos para transplantação imediata noutro local do seu jardim. Este processo simples ajudará a garantir que os seus bolbos crescerão fortes e saudáveis durante muitos anosanos vindouros.

Pessegueiros e pereiras - Protegidos dos veados e da neve.

8) Proteger as árvores e os arbustos frágeis

  • Podar uma árvore ou um arbusto antes do inverno pode causar mais danos do que benefícios. Embora possa parecer que a sua planta cresceu demasiado, é melhor esperar pela próxima primavera para podar. A poda estimula o crescimento de madeira nova, mas qualquer crescimento novo produzido no outono será morto porque não teve tempo de endurecer ou de se tornar mais lenhoso.
  • Para evitar que a neve pesada parta os ramos, cubra as árvores pequenas e os arbustos de folha caduca com uma estrutura de madeira. Ou, rodeie-as com uma vedação de rede de galinheiro e preencha o espaço entre a árvore e a vedação com palha ou folhas trituradas. Ou, enfie estacas no solo em quatro cantos à volta da planta e envolva serapilheira ou plástico pesado à volta das estacas, fixando-as no topo, no centro e na base comfio.
  • Envolva a parte inferior do tronco das árvores de fruto jovens com um invólucro à prova de pragas para evitar que os ratos e ratazanas roam a casca da árvore.
  • Os dias quentes e ensolarados combinados com noites ainda geladas podem fazer com que a casca fina das árvores jovens se parta. Isto é especialmente prevalecente em árvores com uma exposição a sul ou sudoeste. Envolver os seus troncos com uma folha de proteção para árvores ou protegê-los do sol de inverno pode evitar lesões na casca.

9) Pense nos seus ajudantes de jardim

Durante os meses de inverno, é importante ajudar os nossos ajudantes de jardim. Pode fazê-lo mantendo os comedouros para pássaros cheios e oferecendo-lhes alimentos gordos e altamente energéticos, como o sebo. Deve também disponibilizar-lhes água. Os comedouros devem ser limpos regularmente para manter uma boa higiene.

Se possível, outras coisas que podem ser feitas são deixar as folhas caídas no quintal até à primavera. Estas folhas caídas ajudarão a conservar a água e a melhorar a fertilidade do solo, ao mesmo tempo que proporcionam segurança aos insectos e outras pequenas criaturas.

Os caules, hastes e cabeças de sementes de flores mortas deixados no jardim fornecem alimento e proteção à vida selvagem durante os meses de inverno.

Se tiver tempo, pode construir uma pilha de arbustos, que constitui um local seguro para aves que nidificam no solo, esquilos, coelhos e répteis, anfíbios e insectos em hibernação. Deve ser colocada longe de edifícios ou de outras áreas da sua propriedade onde possa constituir um perigo em caso de mau tempo.

Pode saber mais sobre a criação de habitats para a vida selvagem neste artigo: Como transformar o seu quintal num fantástico habitat certificado para a vida selvagem e num santuário botânico

O meu marido Scott ajuda a preparar o jardim para o inverno

10) Limpe as suas ferramentas e o seu armazém de ferramentas

Pode ser difícil fazer a manutenção das ferramentas durante a época de jardinagem, uma vez que são utilizadas com muita frequência. Mas se reservar algum tempo no final de cada outono, pode prolongar a sua utilidade dando-lhes um pouco de atenção.

Alguns dos meus preparativos para o inverno começam com a limpeza de toda a sujidade e detritos das ferramentas antes de as guardar. É necessário remover a ferrugem das enxadas e pás com uma escova de arame ou uma lixa e afiá-las com uma lima de moinho ou uma pedra de amolar, se necessário. Por fim, é importante lubrificar ligeiramente as podadoras com óleo de máquina para ajudar a evitar a ferrugem no próximo ano.

Se tiver um barracão de ferramentas, também pode querer dedicar algum tempo a limpá-lo e organizá-lo. Se for como eu, o barracão de ferramentas acaba por ficar um pouco desarrumado no final da época das colheitas. Na primavera, ficará contente por ter feito o trabalho extra!

Esperamos que estas dicas ajudem o seu jardim a sobreviver ao inverno e a prosperar na primavera!

Gladi Tor

Por Gladi Tor