As caldeiradas de ervas podem ser preparadas de várias formas e podem ser utilizadas ervas frescas ou secas.

Normalmente, as ervas são adicionadas à água quente e o vapor é inalado. Este parece ser o método mais eficaz, no entanto, é possível criar um vapor de ervas no duche.

Os vapores de ervas não precisam de se restringir a apenas algumas ervas, uma vez que uma grande variedade de ervas funciona bem para ajudar a tonificar a pele ou para limpar a congestão.

Algumas pessoas preferem inalar o vapor diretamente da panela onde as ervas foram cozidas. Considero que este método é bom para descongestionar, mas quando utilizado para apoio holístico da pele, prefiro o método da taça, tal como descrito abaixo.

O método da taça para o vapor facial DIY

O método da tigela é bastante simples para o seu vapor facial caseiro. Tudo o que precisa de fazer é colocar ervas frescas ou secas numa tigela resistente ao calor e, em seguida, deitar água quente por cima.

Em geral, é necessária uma mão-cheia de ervas secas ou duas mãos-cheias de ervas frescas para um litro de água quente (não é necessário ser exato).

Prefiro utilizar materiais naturais sempre que possível e incorporá-los na maioria dos meus rituais de autocuidado. Por exemplo, gosto muito de utilizar tigelas de barro ou de cerâmica seguras para o calor, como a da receita abaixo. Também utilizo uma colher de pau para mexer as ervas.

Acho que estas coisas simples contribuem para a minha prática de atenção plena quando estou a cuidar de mim.

Os benefícios do vapor facial para a pele

O vapor facial caseiro é ótimo para a pele. Ajuda a abrir os poros e a soltar a sujidade acumulada para uma limpeza mais profunda. A abertura dos poros também amolece os pontos negros, tornando-os mais fáceis de remover.

O vapor de ervas também promove a circulação. O vapor quente provoca a transpiração que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e aumenta a circulação.

Com que frequência posso vaporizar o meu rosto?

Recomendo a realização de uma sessão de vaporização facial caseira não mais do que uma vez por semana, durante cerca de 10 minutos por sessão. Mais do que isso e corre o risco de secar a pele ou causar inflamação.

O que fazer depois de vaporizar o rosto

  1. Enxaguar com água morna e secar com uma toalha. A sua pele estará muito sensível, pelo que não deve irritá-la esfregando-a com uma toalha.
  2. Aplique um creme ou sérum hidratante. Os efeitos do seu hidratante ou sérum serão potenciados após a vaporização, por isso use algo que nutra.
  3. Massajar o rosto.

Vapor facial Ervas

Aqui estão algumas combinações de ervas para experimentar, dependendo do seu tipo ou condição de pele.

Pele normal: Camomila, alecrim, alfazema, hortelã-pimenta, erva-cidreira ou calêndula. Vaporizar durante 10-15

Pele irritada: Camomila Vapor durante 5-10 minutos.minutos

Pele seca: Camomila, alfazema, rosa, funcho. Vaporizar durante 3-5 minutos.

Pele oleosa: Lavanda, camomila, hortelã-pimenta ou salva. Vaporizar durante 10-15 minutos.

Pele mista: Camomila, Calêndula, Limão ou Alecrim. Vaporizar durante 10-15 minutos.

Pele congestionada: Camomila, Alfazema, Alecrim, Limão. 10-15 minutos.

Pele irritada: Camomila Vapor durante 5-10 minutos.

Imprimir 3.67 de 3 votos

Vapor facial à base de ervas

Este vapor facial à base de ervas pode ser feito com quaisquer ervas e especiarias culinárias ricas em óleos voláteis que tenha à mão. Experimente partes aéreas de tomilho (Thymus vulgaris), partes aéreas de alecrim (Rosmarinus offcinalis), partes aéreas de salva (Salvia officinalis), partes aéreas de manjericão (Ocimum basilicum), partes aéreas de manjerona (Origanummajorana), partes aéreas de hortelã (Mentha spp.), partes aéreas de bálsamo de abelha (Monarda fistulosa ou M.didyma), casca de canela (Cinnamomum spp.), botão de cravinho (Syzygium aromaticum), cascas de citrinos ou qualquer combinação destes ingredientes. Tempo de preparação 5 minutos Autora: Barbi Gardiner

Equipamento

  • chaleira para ferver água
  • 1 colher de pau
  • 1 toalha

Materiais

  • ¼ de chávena de ervas secas picadas em partes aéreas
  • 4-6 chávenas de água de 32-48 fl. oz

Instruções

  • Coloque as ervas numa tigela grande ou numa panela.
  • Levar a água a ferver.
  • Deite a água acabada de ferver sobre as ervas e mexa rapidamente para incorporar as ervas.
  • Cobrir imediatamente.
  • Deixar em infusão, tapado, durante 5-10 minutos, enquanto a água arrefece o suficiente para ser cozida a vapor.
  • Quando a água tiver arrefecido até uma temperatura vaporosa confortável, sente-se em frente da tigela e
  • Coloque uma toalha sobre a cabeça para criar uma tenda.
  • Feche os olhos e respire profundamente enquanto cozinha a vapor durante 5-15 minutos

Notas

Adoro rituais de autocuidado. Permitem-me "desligar", estar presente no momento e fazer com que me sinta revigorada. Este é um ritual muito simples que pode fazer. A taça de vapor de ervas perfeita.

*A vaporização não é recomendada para peles extremamente sensíveis, inflamações graves, infecções, pele queimada pelo sol ou pelo vento, rosácea, pele com acne extrema ou quando são visíveis muitos pequenos capilares partidos. Evite utilizar ervas se estiver grávida.

Gladi Tor

Por Gladi Tor