É verdade que, mesmo nas regiões mais a norte do Nordeste, ainda há algumas plantas silvestres comestíveis para colher. Há algumas verduras resistentes, como o agrião-de-inverno e a erva-de-são-joão, que se aguentam mesmo na neve. Pode ser mais difícil encontrá-las, mas com um pouco de persistência, é possível encontrar estes pequenos tesouros.

Infelizmente para mim, não tenho áceres na minha propriedade (vivo numa floresta de carvalhos), mas se tiver a sorte de ter áceres, pode aproveitar o produto mais famoso da nossa região - o xarope de ácer - que só pode ser colhido no final do inverno.

Abaixo, vou partilhar algumas das plantas selvagens que pode comer e que tenho tido sucesso a cultivar no Connecticut durante os meses de inverno.

Separei-as por geografia e condições ambientais de onde essas plantas específicas normalmente crescem.

Se vive no Nordeste, também deve ter boa sorte com estas plantas.

Prados abertos, solos perturbados, zonas soalheiras & nos limites das zonas soalheiras

Erva-de-passarinho

Stellaria media

A erva-de-bico é uma daquelas ervas robustas que se mantêm durante o final do outono e até mesmo no inverno.

Como identificar

A Chickweed é uma planta perene que cresce de cerca de 15 cm a 2 pés de altura, tem caules peludos, folhas ovais e flores brancas semelhantes a estrelas.

Como recolher

Basta pegar num punhado na mão e, com uma tesoura afiada, cortar os primeiros 5 a 10 cm da planta. Essencialmente, o que está a fazer é podar a planta e encorajar o seu crescimento para futuras colheitas.

Como comer

Todas as partes aéreas da erva-de-bico são comestíveis, incluindo as flores, e são melhor consumidas cruas. A erva-de-bico é uma das plantas silvestres que se pode comer e apreciar melhor sem cozinhar. Gosto de a juntar a uma sanduíche como se faz com rebentos ou de fazer um bom pesto com ela, juntando alho, nozes, azeite, sal e pimenta e batendo-a num liquidificador.

Avisos

A erva-de-bico assemelha-se à Euphorbia maculata, que é uma planta venenosa. A forma mais fácil de distinguir é partir um caule. Se escorrer uma seiva branca e leitosa, não se preocupe... não é erva-de-bico. Se for tomada em doses excessivas, a erva-de-bico pode provocar diarreia e vómitos. Não tomar durante a gravidez.

Identificação de Chickweed: Erva daninha selvagem comestível para usos culinários e medicinais

Zimbro

Espécies de Juniperus

Os zimbros e as bagas, tal como a maioria das coníferas, são óptimos para a procura de alimentos no outono e no inverno.

O gin obtém o seu famoso sabor desta pequena joia, mas não é tudo o que se pode fazer com o zimbro. As "bagas" têm sido tradicionalmente utilizadas para temperar chucrute, mas também conferem um sabor interessante a molhos e para temperar caça selvagem.

Como identificar

O zimbro é uma planta perene que pode assumir a forma de um arbusto ou de uma pequena árvore. Tem uma casca fibrosa fina, castanho-avermelhada, que se desprende em tiras. Pode reparar que existem dois tipos diferentes de folhas que se encontram frequentemente na mesma planta. Uma tem folhas curtas e afiadas, semelhantes a agulhas, que são na realidade as folhas jovens da árvore. A outra, mais madura, é mais plana, com folhas semelhantes a escamas. As "bagas",que são a parte comestível da árvore, não são de facto bagas, mas sim cones que crescem apenas nas plantas femininas.

Os bagos são redondos e, quando maduros, têm uma cor negro-azulada. É frequente encontrar na mesma árvore bagos pouco maduros, verdes, que não devem ser colhidos, mas deixados a amadurecer na árvore.

Como recolher

Quando colher as bagas de zimbro, é melhor usar mangas compridas, a não ser que não se importe de ter os braços arranhados... esta é uma planta espinhosa! Depois, basta colher as bagas maduras. Gosto de usar um recipiente em vez de um saco para não danificar as bagas, uma vez que podem ser moles e esmagar-se facilmente.

Como comer

Como já foi dito, as "bagas" maduras são as partes a colher.

Avisos

Não sei se alguém gostaria de comer grandes quantidades deste produto, pois é melhor como acompanhamento de outros alimentos, mas vale a pena salientar que o zimbro tem sido relatado como tóxico em grandes quantidades. Por outras palavras, trate o zimbro como se fosse um tempero e não o prato principal.

Incrível Bagas de Zimbro: Identificação, Usos & amp; Benefícios

Rosa Mosqueta

Espécies de Rosa

A roseira brava, para simplificar, é o que as flores de rosa acabam por se tornar. Não só são saborosas quando preparadas corretamente, mas também trazem uma dose necessária de vitamina C para a mesa durante os meses de inverno. Na verdade, contêm uns impressionantes 2000 miligramas de vitamina C por 100 gramas de fruta.

Como identificar

As roseiras são de cor vermelha a alaranjada, de forma oblonga ou redonda, consoante o tipo de roseira em que crescem. As roseiras parecem ter pequenas mechas de "cabelo" que sobressaem da parte inferior. As da foto acima são rosa rugosa ou mais vulgarmente chamadas rosas da praia.

Como recolher

Não se esqueça de que temos de partilhar a generosidade com as outras criaturas que nos rodeiam, por isso, embora algumas espécies de rosas sejam invasivas, devemos tentar deixar algumas para os pássaros comerem, especialmente no inverno, quando a comida é escassa.

Como comer

As roseiras estão no seu melhor e mais saborosas depois dos primeiros toques de geada de inverno terem descido sobre nós. Penso que as roseiras estão no seu melhor quando têm cores vivas, mas também quando estão ligeiramente enrugadas e macias. Podem ser usadas para fazer uma variedade de guloseimas deliciosas, como compota, vinho, chá e xarope. Nunca se deve comer as roseiras inteiras, pois o seu interior contém um núcleo peludo e sem sementesPode retirar este centro antes de utilizar ou coar o conteúdo após o processamento.

A minha preparação preferida: Recolha cerca de 2 chávenas de roseira brava. Utilize uma panela de esmalte ou de aço inoxidável. Adicione metade da quantidade de água que tem de roseira brava. Cozinhe até ficarem tenras. Esmague-as e passe-as por um coador fino. A este puré, adicione uma quantidade igual de açúcar e deixe ferver até o açúcar se dissolver. Em alternativa, pode adicionar mel sem necessidade de ferver. Guarde no frigorífico e desfrute de uma colherada por dia para obter vitamina C.

Avisos

A maior advertência em relação à roseira brava é remover o núcleo peludo ou forçá-lo a passar por um coador de malha muito fina antes de a comer. Não quer que os pequenos pêlos fiquem presos na sua garganta, o que sabemos que não seria agradável.

Receita fácil de xarope de rosa mosqueta para uma dose elevada de vitamina C

Sumac de chifre de vaca

O sumagre é um arbusto de folha caduca da família dos cajueiros, uma planta de floração norte-americana que se encontra principalmente no sudeste do Canadá, no nordeste e centro-oeste dos Estados Unidos e nos Montes Apalaches.

Como identificar

É frequente ver arbustos de sumagre em locais abertos e soalheiros, nas bermas das auto-estradas, nas margens dos prados e noutras áreas abertas. São arbustos ou árvores que crescem até 25 pés de altura e que ostentam belos cachos de bagas cor de ferrugem que crescem em forma de cone.

As folhas deste arbusto são pontiagudas, alternas, compostas, com margens dentadas.

Os caules são felpudos como os chifres de um veado e são verdes quando jovens, tornando-se castanhos com a idade. Não há dúvida de que esta planta recebeu o seu nome.

Como recolher

As bagas, também designadas por drupas, estão prontas a ser colhidas quando adquirem uma cor ferrugínea, o que acontece normalmente entre meados do verão e o início do outono. Para saber se estão maduras, faço um teste de sabor no campo. Se as bagas tiverem um sabor a limão e azedo, estão prontas a ser colhidas.esta planta tem uma acidez deliciosa.

O sumagre pode ser colhido durante todo o inverno, embora o sabor provavelmente não seja tão intenso como quando colhido no verão. Por isso, experimente-o, se for deliciosamente limonado e azedo, vá em frente e colha-o. Se não for, não se incomode.

Para colher o sumagre, basta partir alguns cones (cachos de flores vermelhas e felpudas) num dia seco e recolhê-los num balde ou noutro recipiente resistente. Também pode utilizar uma tesoura, mas considero-a desnecessária, uma vez que se partem facilmente na base do cone. Retire os cones das suas pequenas sementes aveludadas, enrolando-as do caule com o polegar e o indicador.

Utilize uma tesoura para cortar os rebentos e as folhas jovens, ou para cortar um ou dois ramos para obter a sua casca interior e exterior.

Como comer

Pode comer tanto os rebentos jovens como as bagas do sumagre.

As bagas de sumagre são ácidas e picantes, como o limão azedo, e constituem um excelente substituto selvagem do limão em receitas culinárias.

Avisos

Uma pequena percentagem de pessoas são alérgicas ao que consideramos "sumagre seguro". Qualquer pessoa que tenha sofrido reacções alérgicas graves (que necessitem de intervenção médica) a hera venenosa, sumagre venenoso, carvalho venenoso, caju ou manga deve manter-se afastada dos sumagre comestíveis de cor vermelha, uma vez que todos pertencem à mesma família.

Saiba mais sobre o Staghorn Sumac: //www.outdoorapothecary.com/staghorn-sumac/

Agrião-de-inverno, também conhecido por rúcula amarela

Barbarea vulgaris

Tal como o seu nome indica, este belo verde continua a crescer durante todo o inverno, especialmente nas regiões de clima mais ameno do Nordeste. No entanto, mesmo nos locais mais frios, esta planta resistente é frequentemente a primeira a aparecer quando a neve cede. O agrião de inverno é um membro da família da mostarda e é rico em vitamina C e contém quantidades razoáveis de beta-caroteno.

Como identificar

O agrião-de-inverno é uma planta silvestre muito nutritiva que pode ser consumida e que se assemelha muito às folhas de rúcula. Todas as folhas da planta do primeiro ano têm geralmente uma forma bastante uniforme. Têm lóbulos terminais que são maiores do que todos os outros lóbulos. As folhas crescem alternadamente em caules ramificados com poucos ou muito poucos pêlos.

Como recolher

As folhas são a parte que deve ser colhida, o que pode ser feito com uma pinça ou com uma tesoura pequena para cortar as folhas individualmente.

Como comer

O agrião de inverno é consumido da mesma forma que a rúcula. Pessoalmente, gosto de cozinhá-lo numa quiche da mesma forma que os espinafres.

Ler mais em Saber jardinar: O agrião é comestível: Usos do agrião diretamente do jardim //www.gardeningknowhow.com/edible/herbs/wintercress/is-wintercress-edible.htm

Bosques e zonas parcialmente sombreadas

Agulhas de pinheiro

Pinus Strobus

No inverno, uma das minhas coisas favoritas para procurar é o pinheiro para fazer chá de agulhas de pinheiro. No canto tranquilo do Connecticut onde vivo, o pinheiro branco oriental é abundante e dá origem a um delicioso chá que está repleto de vitamina C e também é rico em vitamina A. Na verdade, contém 4-5 vezes a quantidade encontrada no sumo de laranja.

Como identificar

Este tipo de pinheiro é também uma óptima escolha porque é muito fácil de identificar. Pode ver na fotografia abaixo que as agulhas nos galhos crescem em grupos de cinco

Como recolher

Basta apanhar um punhado na mão ou cortar os ramos de pinheiro com uma tesoura afiada.

Como comer

Como já deve ter percebido, a forma mais comum de utilizar estas agulhas de coníferas para fins medicinais é fazer um "chá de agulhas de pinheiro" com elas.

Avisos

Embora a maioria dos pinheiros possa ser utilizada para o chá de agulhas de pinheiro, alguns não são seguros para consumo. Há alguns que são venenosos ou tóxicos, pelo que é extremamente importante saber quais os pinheiros seguros e ser capaz de identificar positivamente a árvore antes de a colher.

Entre os que deve evitar incluem-se o pinheiro-manso, o pinheiro-monterey, o pinheiro-ponderosa, o pinheiro-de-norfolk (pinheiro-australiano), o pinheiro-loblolly, o zimbro-comum e, embora não seja um pinheiro, o teixo. Uma boa regra geral é evitar agulhas planas.

Tal como indicado na minha biografia, sou um colecionador de guias de campo. Recomendo vivamente o Audubon Society Field Guide to North American Trees.

Wintergreen Leaves & Berries a.k.a Teaberry

Gaultheria procumbens

O Wintergreen era popular entre as populações indígenas do nosso país, aqui no Nordeste, que o utilizavam para tratar dores de costas, reumatismo, febre, dores de cabeça, dores de garganta e outras condições.

O salicilato de metilo, uma forma ligeira de aspirina, pode ser criado através da preparação e fermentação das folhas durante alguns dias e é provavelmente a razão pela qual a erva-dos-invernos foi utilizada tão extensivamente para o tratamento de tantas doenças.

Como identificar

É altamente aromático e cheira a pastilha elástica fresca... só que melhor. É um arbusto muito baixo que cresce apenas cerca de 6 "de altura com folhas ovais de couro, pequenas flores brancas ou rosa pálido em forma de sino e frutos vermelhos brilhantes.

Como recolher

Para a colheita da gaultéria, deve colher as folhas individualmente, colhendo apenas uma folha de cada caule. Normalmente, seco as folhas colocando-as num saco de papel num local escuro durante uma semana e utilizo-as mais tarde para chá. O sabor da gaultéria é muito refrescante.

Como comer

As folhas colhidas são utilizadas para fazer um "chá" delicioso e aromático, ideal para beber junto a uma fogueira de inverno. As bagas são um bom petisco durante a sua aventura de procura de alimentos e também servem para refrescar o hálito. As bagas podem ser adicionadas a um batido em casa. Costumo juntar esta planta selvagem comestível a outras ervas e plantas com as quais faço chás de ervas ou tisanas.

Avisos

As pessoas sensíveis à aspirina não devem tomar wintergreen internamente. O óleo de wintergreen nunca deve ser tomado internamente, nem aplicado na pele de crianças com menos de 12 anos, exceto sob supervisão profissional.

Alho do campo

Allium vineale

Posso sempre contar com a recolha de alho do campo, mesmo durante os meses mais frios do inverno, o que é uma sorte, pois considero-o uma necessidade culinária. Na minha opinião, esta é uma das plantas silvestres mais saborosas que se pode comer.

Como identificar

O alho do campo é fácil de passar despercebido, uma vez que, à distância, parece apenas um tufo de erva. No entanto, se o observarmos mais de perto, notará que as folhas desta planta são tubulares e ocas e não em forma de lâmina e planas como as folhas da erva. De facto, o aspeto das folhas é semelhante ao do cebolinho selvagem e pode ser comido como tal, mas a parte que realmente quer é subterrânea. Quando desenterrado, háNão há que enganar o cheiro a alho dos pequenos bolbos que podem ser utilizados da mesma forma que o alho comercial.

Como recolher

Se desejar os bolbos de alho, procure as touceiras com folhas de maior diâmetro, pois estas darão os bolbos maiores, embora ainda sejam pequenos.

Como comer

A grande diferença é que a variedade selvagem é mais difícil de limpar. Depois de cortar as raízes rijas na parte inferior das raízes, pode mergulhar os bolbos em água para remover qualquer sujidade e para remover a bainha de papel que cobre os bolbos. Em alternativa, pode simplesmente utilizar um espremedor de alho e evitar todo o incómodo de mexer no papelcobertura.

Zonas húmidas, margens de rios, margens de lagos e pântanos

Rizomas de taboa

Typha angustifolia

As taboas não são a minha coisa favorita para colher no inverno, principalmente porque crescem em zonas húmidas e eu não sou fã de frio e humidade, mas quando as colhi e fui recompensada com rizomas jovens e tenros, valeu totalmente a pena.

Como identificar

As taboas são bastante fáceis de identificar e, na minha opinião, assemelham-se mais a um grande corndog do que a uma cauda de gato. No inverno, a cabeça castanha da semente que é visível muito acima de qualquer água em que esteja a crescer terá perdido a sua cor e será mais esbranquiçada.

Como recolher

As taboas são plantas de zonas húmidas que crescem enraizadas na lama no fundo de águas pouco profundas. No inverno, deve colher a raiz, ou rizoma, onde todo o amido é armazenado para o seu próximo ciclo de crescimento.

Para colher o rizoma lateral imaturo, é necessário mergulhar na lama e apalpar o rizoma até à sua extremidade. Se não se curvar para cima, está pronto para ser colhido. Quando encontrar a primeira raiz fibrosa, dobre-a para cima e arranque-a.

No caso dos rizomas maduros, é possível penetrar na lama e levantá-los para cima e para fora. Em seguida, use uma faca afiada para cortá-los da planta.

Como comer

Os rizomas laterais mais jovens podem ser consumidos crus ou salteados com um pouco de manteiga e são tenros e deliciosos.

Uma vez cozinhada, comer uma raiz de taboa é semelhante a comer as folhas de uma alcachofra - retire o amido das fibras com os dentes. O rizoma maduro mais velho é fibroso e difícil de comer, no entanto, quando separa o amido das fibras, pode utilizá-lo como espessante para sopas ou fazer uma espécie defarinha.

Para fazer farinha: Também pode utilizar as raízes para fazer farinha, utilizada como agente espessante na culinária. Raspe e limpe várias raízes de taboa. Coloque as raízes num tabuleiro ligeiramente untado num forno a 200º F para secar durante a noite. Pele as raízes e remova as fibras. Triture as raízes até ficarem finas. Deixe secar durante a noite. Peneire e está pronto a utilizar. Os rizomas laterais jovens e imaturos são tenros, deliciosos e podem sercomidos crus ou salteados com um pouco de manteiga

Agriões de água

Capuchinha (Nasturtium officinale)

Há muito que o agrião é valorizado como uma planta selvagem que pode ser consumida e também pelas suas propriedades medicinais. Esta planta aquática, perene e de sabor apimentado cresce naturalmente ao longo das margens dos riachos que alimentam as nascentes. O agrião está no topo da lista dos frutos e legumes mais ricos em nutrientes, de acordo com investigadores da Universidade William Paterson, em NJ. O agrião ocupa o primeiro lugar comÉ rico em vitaminas C, A, B e K. Contém mais cálcio do que o leite e mais ferro do que os espinafres. Contém também magnésio, potássio e fitonutrientes.

Por isso, se tiveres a sorte de o encontrar, não deixes passar esta oportunidade.

Como identificar

O agrião é uma planta de crescimento baixo que não ultrapassa normalmente 30 cm de altura e cresce em águas pouco profundas. A planta em si tem folhas de 1 1/2 polegada a 6 polegadas de comprimento que são profundamente lobadas, com os lóbulos arredondados alinhados em pares ao longo da nervura central e um grande lóbulo único na extremidade.

Como recolher

Basta cortar os talos das folhas à mão.

Como comer

As folhas de agrião são óptimas em sanduíches ou salteadas e adicionadas a quiches, omeletes ou sopas.

Aviso

Para eliminar o risco de ingestão de bactérias, o agrião deve ser fervido durante dez minutos para se ter a certeza de que todas as bactérias foram eliminadas.

Gladi Tor

Por Gladi Tor