Por vezes, ficamos constipados e com gripe, o que não é nada agradável, mas há formas de evitar ou, pelo menos, minimizar os sintomas. Um remédio popular tradicional para a constipação e a gripe é o chá de erva-doce, que tem sido utilizado durante séculos como um remédio natural para muitas doenças.

O chá de Boneset é feito a partir das folhas secas e dos topos floridos da Eupatorium perfoliatum. Esta planta perene cresce em estado selvagem em muitas partes da América do Norte, incluindo a maior parte do leste dos Estados Unidos e do Canadá. A planta também é conhecida por outros nomes, como feverwort e agueweed.

Veja aqui como pode fazer chá de erva-doce em casa e os seus benefícios.

O que é o Boneset?

A Boneset comum é uma das muitas plantas da família (Asteraceae). Pode ser identificada pelo seu aspeto grosseiro, áspero e peludo, crescendo até 1,5 m de altura. Na nossa propriedade tem-na a crescer onde há escoamento de chuva do telhado do celeiro.

As folhas são o que realmente a define: em forma de lança, com pontas afiladas, dentadas, enrugadas e com muitos veios são os descritores para as folhas de 4-8 polegadas que estão unidas nas suas bases à volta do caule da planta.

Em agosto, produz cabeças de flores perfumadas que se abrem revelando pequenas flores tubulares brancas em numerosas cabeças dispostas num cacho com várias ramificações até 10 centímetros de largura.

Quais são os benefícios do chá de Boneset?

O Boneset é utilizado na medicina herbal para tratar febres, constipações, artrite e problemas gastrointestinais.

O Boneset é anti-inflamatório, antiespasmódico, expetorante e diaforético. O Boneset é um ótimo chá para beber como remédio para os sintomas da gripe. Alivia a congestão respiratória, reduz a febre e acalma as dores.

Boneset estimula um apetite fraco e alivia a obstipação. É particularmente útil para pacientes com falta de apetite, debilidade e fraqueza dos músculos abdominais.

Como se faz o chá de Boneset?

O chá de erva-doce é uma infusão feita a partir das folhas secas e dos topos das flores da planta da erva-doce que pode ser usada para tratar constipações, febres e gripes. Pode fazer o chá deitando uma chávena de água a ferver em 1-2 colheres de chá da erva seca, deixando-a em infusão durante 10-15 minutos. Beba-o o mais quente possível durante os períodos de doença. Como a erva-doce é conhecida como um tónico amargo, não será um chá queEu acho que é útil adicionar um pouco de mel para ajudar a torná-lo mais saboroso.

CUIDADO

A erva-doce é uma erva maravilhosa, mas deve ser usada com moderação. Se tiver problemas de fígado ou se estiver grávida ou a amamentar, não use esta erva. Além disso, uma dose demasiado forte pode potencialmente causar náuseas e vómitos. Da próxima vez, reduza a dose. Se for alérgico à camomila, à matricária ou à artemísia, pode muito bem ter uma reação alérgica à erva-doce. Caso contrário, como sempre digo - FAÇA O SEUINVESTIGUE - e seja sensato! Veja a minha declaração de exoneração de responsabilidade completa abaixo. À sua saúde!

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor