Secar o gengibre é fácil e pode ser usado de muitas maneiras. Aqui está como fazê-lo para que nunca mais compre outro frasco de gengibre em pó, NUNCA!

Quais são os benefícios do gengibre para a saúde?

O gengibre é conhecido por acalmar os problemas de estômago e aliviar os sintomas de constipação. A especiaria é também um anti-inflamatório e anti-oxidante natural. O gengibre pode ser utilizado para aliviar dores no corpo, incluindo dores musculares e artrite. A raiz é utilizada há milhares de anos na medicina tradicional chinesa para apoiar a digestão, a circulação e a função imunitária.

O problema de comprar gengibre em pó na loja é que pode estar bastante velho. No entanto, o gengibre fresco em pó - incrivelmente pungente e perfeito para o seu armário de especiarias - dura muito mais tempo do que a sua contraparte pré-moída. O segredo é... não guarde o pó. Moa apenas o que pode utilizar num mês ou dois de cada vez.

FERRAMENTAS PARA ESTE PROJECTO

  • Desidratador (Excalibur ou Cosori são as minhas recomendações)
  • Mandolina ou faca
  • Moinho de café ou moinho de especiarias
  • Frascos e tampas à sua escolha - adoro os frascos Weck.
  • Descascador em forma de Y

Secagem da raiz de gengibre

Passo 1) Descascar a raiz de gengibre

O gengibre deve ser descascado se a pele for dura e lenhosa. Se for macia e maleável, pode deixar a pele quando a triturar ou ralar. A parte mais tenra da raiz de gengibre está mesmo por baixo da pele, por isso pode utilizar alguns métodos para a descascar, se necessário. Prefiro utilizar um descascador de legumes em forma de Y, porque faz o trabalho de forma rápida e fácil.

Também pode utilizar uma colher para retirar a pele do gengibre. Esta técnica é mais complicada se estiver a lidar com um pedaço de gengibre mais nodoso, mas poupa mais do fruto do que com uma faca.

Passo 2) Picar, cortar em fatias ou ralar o gengibre

Existem algumas maneiras de preparar o gengibre antes de o desidratar. Abaixo estão 3 maneiras diferentes de preparar esta erva.

  • Pequenos Bits- Picar o gengibre antes de o desidratar é uma óptima forma de secar grandes quantidades de gengibre. Seca mais rapidamente, é armazenado de forma mais eficiente e transforma-se em pó facilmente.
  • Cortar- Para cortar o gengibre em fatias finas, utilize uma faca afiada ou um bandolim. Um bandolim torna o processo mais rápido, mas certifique-se de que utiliza uma boa luva de corte de segurança para se proteger de ferimentos graves. Prefiro utilizar uma luva de corte em vez da proteção do bandolim para um melhor controlo.
  • Trituração- Se o gengibre for ralado, utilize tapetes antiaderentes nos tabuleiros para ajudar a armazená-lo. O gengibre encolhe muito no desidratador e os pedaços caem facilmente pelos orifícios. Secar o gengibre em pedaços mais pequenos também ajuda a armazená-lo.

3) Secagem do gengibre

Pode secar o gengibre ao sol, num forno baixo ou num desidratador.

  • Secagem ao sol -Para secar o gengibre ao sol, coloque as fatias num prato perto de uma janela ensolarada e deixe-as durante 3-4 dias.
  • Secagem no forno- Para secar no forno, coloque as fatias numa folha de papel vegetal num forno regulado para a temperatura mais baixa (não mais quente do que 150 F). Se o seu forno não for tão baixo quanto isso, abra a porta e coloque-o na posição central durante 1½ - 2 horas. Verifique de 30 em 30 minutos, aproximadamente.
  • Desidratador- O tempo recomendado para secar o gengibre num desidratador é normalmente de 125 °F (cerca de 52 °C), mas eu prefiro baixar a temperatura para 95 °F (cerca de 35 °C) para obter uma maior retenção do sabor e secá-lo durante 4-8 horas ou mais. Este método demora um pouco mais de tempo, mas vale mesmo a pena. O gengibre seca muito rapidamente; no entanto, os tempos são relativos, dependendo da sua preparação, dos níveis de humidade da casa e da sua máquina.

Teste de cozimento

Quando o gengibre parecer seco, retire-o do forno ou do desidratador e verifique se está pronto. Deixe-o arrefecer e verifique se não há humidade e se os pedaços se partem quando os dobra. (Se houver humidade ou não estiver quebradiço, volte a colocar o gengibre no forno ou no desidratador durante mais uma ou duas horas).

É importante que o gengibre esteja completamente seco antes de ser armazenado ou moído, porque mesmo uma pequena quantidade de humidade pode causar bolor.

O gengibre seco é ótimo para fazer gengibre em pó, chá de gengibre e para utilizar mais tarde em misturas de especiarias e receitas culinárias. O gengibre seco também se conserva bem em recipientes herméticos durante meses.

Conservar o gengibre

Fresco- Guarde o gengibre fresco, sem casca, num saco de plástico hermético na gaveta do frigorífico. O saco impede a entrada de oxigénio e humidade, duas coisas que fazem com que o gengibre ganhe bolor. O gengibre assim guardado pode durar até dois meses.

Seco - Depois de seco, guarde o gengibre num recipiente hermético, num local fresco e seco. O gengibre seco pode ser guardado num recipiente hermético durante 5 a 6 meses.

Preparação do gengibre em pó

Para fazer o seu próprio pó de gengibre, basta colocar pedaços secos de raiz de gengibre num moinho de café ou de especiarias. Não recomendo moer grandes quantidades de cada vez, porque pode acabar por ficar com mais do que pode utilizar num mês ou dois (depois disso, o gengibre em pó tende a perder a sua potência). O pó de gengibre pode ser utilizado na culinária, na pastelaria e na preparação de misturas de especiarias caseiras. É especialmente bom paraaromatização de bolachas e bolos.

RENDIMENTO = ¼ C Gengibre desidratado = 2 colheres de sopa cheias de gengibre moído

Como é que se pode saber se o gengibre em pó ainda está bom?

Se ainda conseguir identificar facilmente a especiaria pelo cheiro, provavelmente ainda está boa. Se a especiaria tiver um cheiro fraco ou quase inexistente, está na altura de moer mais!

UTILIZAÇÕES DO GENGIBRE EM PÓ

  • Tempero - tal como com o gengibre em pó comprado em loja, utilize-o para criar misturas de temperos.
  • Utilizar em produtos de pastelaria como bolos e biscoitos
  • Adicionar a receitas para criar um toque asiático
  • Adicionar um pouco de sabor ao Leite Lunar com Especiarias de Abóbora
  • Utilizar em misturas de chás de inverno e bebidas - é um remédio testado pelo tempo para a inflamação e as fungadelas de inverno.

Às vezes é bom ter um pouco de controle sobre os ingredientes que você usa, e o gengibre é um ótimo ingrediente para começar. Espero que este tutorial tenha sido útil e que você experimente secar o gengibre.

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor