A verbena é uma das várias ervas perenes atraentes, o nome dado aos membros do género Verbena. A espécie mais conhecida é a verbena europeia (Verbena officinalis), que tem uma longa e vasta história de utilização na medicina herbal e na magia.

Para além da V. officinalis, as variedades menos comuns incluem a verbena azul (Verbena hastata) e a verbena branca (Verbena urticifolia). Estes tipos menos comuns de Verbena podem ser encontrados em estado selvagem em muitos países, mas em abundância no Canadá e nos EUA.

A verbena azul é a variedade sobre a qual me vou debruçar neste artigo.

Se está a pensar como identificar a verbena azul, então este artigo é para si. Depois de ler este artigo, será capaz de identificar a verbena azul onde quer que ela cresça, bem como conhecer os seus benefícios e utilizações medicinais.

História e tradições

A verbena tem uma longa história como erva mágica sagrada de poderes e está presente no folclore das culturas celta, do norte da Europa e romana.

O nome Verbena significa "planta de altar" e era utilizada como erva de altar pelos egípcios, romanos e gregos. Conhecida como erva sagrada, era queimada nos templos romanos e espalhada nos altares, enquanto os seus soldados levavam ramos de verbena como proteção.

Os anglo-saxões da época medieval utilizavam a verbena para se protegerem da peste, das mordeduras de cobras e dos espíritos malignos.

Os antigos egípcios acreditavam que a verbena tinha sido criada a partir das lágrimas de Ísis, a deusa egípcia da cura e da magia, quando chorou pelo seu falecido marido Osíris.

A verbena também está relacionada com a crucificação de Jesus. Segundo uma lenda, esta erva foi pressionada nas feridas de Cristo e utilizada para parar a hemorragia.

No século XVI, tornou-se a erva "oficial" dos boticários ingleses, que a utilizavam para tratar pelo menos 30 doenças.

Embora tenha caído em desuso à medida que a medicina herbal evoluiu para além dos fundamentos históricos do herbalismo, ainda hoje tem um lugar na medicina herbal moderna.

Onde encontrar a verbena-azul.

A verbena-azul (Verbena hastata), também designada por alegria do simplório e planta do encantador, é uma erva nativa da América do Norte e está estreitamente relacionada com a verbena (V. officinalis). Pode atingir 1,5 m de altura e produz pequenas flores azuis. Na natureza, encontra-se mais frequentemente em zonas perturbadas, pradarias e prados húmidos, em torno de nascentes e margens de ribeiros e em bosques baixos e abertos.

Como identificar a verbena.

A verbena azul é uma flor silvestre perene que não emite cheiro.

  • Caules: Os seus caules quadrados podem ser verdes ou vermelhos com finos pêlos brancos.
  • Folhas: As suas folhas, que se desenvolvem aos pares ao longo do caule, têm cerca de 15 cm de comprimento por 1 cm de largura, são verdes e ásperas ao tato, com margens duplamente dentadas ou serrilhadas.
  • F baixa: As flores azul-arroxeadas desabrocham em panículas alongadas e vistosas, com até 5 polegadas de comprimento, que se assemelham aos braços de um candelabro. Cada flor tem cerca de 1/4 de polegada de diâmetro e é visivelmente lobada. A verbena azul floresce em meados ou no final do verão; cerca de 1 1/2 meses após a floração, cada flor dá lugar a quatro "nutlets" triangulares-convexos oblongos e castanho-avermelhados.Por vezes, dependendo das condições, algumas plantas produzem flores de cor lavanda e por vezes até brancas.
  • Raízes: A verbena azul propaga-se através de rizomas, produzindo novas plantas.

A verbena azul é comestível?

Surpreendentemente, sim! Tradicionalmente, a verbena azul tinha muitas utilizações entre os povos nativos. O que aprendemos é que as sementes podem ser consumidas torradas ou moídas numa farinha ou refeição. As folhas podem ser utilizadas como chá ou em saladas, sopas, etc. As raízes podem ser colhidas durante todo o ano. As flores são bonitas e podem ser colocadas em saladas para as decorar.

Utilizações medicinais

Os praticantes holísticos e os ervanários acreditam que a verbena tem propriedades curativas, incluindo:

  • Anti-inflamatório
  • Antibacteriano
  • Antiespasmódico
  • Analgésico (alívio da dor)
  • Nervoso

Tratamento do stress

As partes aéreas são colhidas quando florescem e secas, enquanto a raiz também é utilizada.

Mas isso é apenas o começo do que esta planta é boa. Todos os usos adstringentes típicos se aplicam: é usado para expulsar vermes e é um ingrediente em misturas de ervas para epilepsia.

Anti-inflamatório & amp; Alívio da dor

As propriedades anti-inflamatórias, antifebris e analgésicas da verbena azul são semelhantes às da aspirina. Esta erva é também um adstringente suave que tem sido utilizado como elixir bucal para gengivas doridas, inflamadas e a sangrar; como colírio para olhos cansados e inflamados; e para ajudar a síndrome do intestino irritável (SII), tosse ou asma. A sua adstringência combinada com as suas propriedades antiespasmódicas torna-a útil paraSII e alivia a obstipação, além de reforçar o funcionamento dos rins e do fígado.

Equilibrar as hormonas

A verbena é útil para aumentar a transpiração e regular a temperatura, o que ajuda quando se está doente. Tem benefícios positivos que melhoram o humor de uma pessoa, tornando-a um ótimo estimulante durante a recuperação de uma doença. A verbena equilibra as hormonas e normaliza a função da tiroide. É utilizada para tratar problemas menstruais, incluindo dores de cabeça hormonais, e como tintura para arrefecer os afrontamentos da menopausa.

Aumentar a produção de leite

A verbena contém verbenina, um galactagogo que aumenta a produção de leite nas mães que amamentam.

Como utilizar a verbena azul

A verbena é frequentemente utilizada como chá, mas também pode ser tomada como tintura. Se não encontrar verbena a crescer perto de si, pode comprar as partes aéreas secas (folhas e flores) para fazer o seu próprio chá de ervas.

Se não conseguir encontrar as ervas de que precisa localmente, pode comprá-las no Mountain Rose Herbs, o meu sítio preferido para comprar ervas secas orgânicas de alta qualidade e produtos à base de ervas.

Reflexões finais

Apesar de a verbena azul ter sido utilizada para fins medicinais durante séculos, os seus benefícios perderam-se, tal como muitas outras plantas. Vamos parar um momento para redescobrir o que esta erva tem para oferecer! A verbena pode ser utilizada para melhorar a lactação, acalmar o stress e a ansiedade, aliviar uma dor de cabeça e apoiar o fígado, os rins e a digestão.

Precauções

A verbena é bastante segura, mas não deve ser tomada em grandes doses. Não é recomendada durante a gravidez, porque pode estimular o útero, e não deve ser usada com medicamentos para a tensão arterial ou terapia hormonal. Grandes doses podem causar diarreia ou vómitos.

Exoneração de responsabilidade: O outdoorapothecary.com é de natureza informativa e não deve ser considerado como um substituto do aconselhamento médico profissional e não deve ser considerado como um conselho de saúde ou pessoal. Embora nos esforcemos por ser 100% exactos, cabe exclusivamente ao leitor assegurar a identificação correcta das plantas.

Algumas plantas silvestres são venenosas ou podem ter efeitos adversos graves para a saúde. Não somos profissionais de saúde, nem médicos, nem nutricionistas. Cabe ao leitor verificar as informações nutricionais e os benefícios para a saúde junto de profissionais qualificados para todas as plantas comestíveis listadas neste sítio Web. As informações fornecidas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.Procure sempre a orientação do seu profissional de saúde qualificado para quaisquer questões que possa ter relativamente à sua saúde ou a uma condição médica.

Gladi Tor

Por Gladi Tor