Introdução

Quer que o seu jardim tenha um ótimo aspeto e quer criar um espaço de que possa desfrutar todos os dias. Mas como fazê-lo?

Há muitas maneiras de melhorar o aspeto e a produção do seu jardim. Algumas são fáceis, outras podem ser um pouco difíceis, mas todas são boas escolhas. Antes de começar, a primeira coisa que precisa de fazer é definir alguns objectivos realistas para si próprio. Isto significa saber o que pode e não pode fazer no seu jardim com base nas suas necessidades de espaço, horário, tempo e orçamento.

Não importa se é novo ou experiente em jardinagem, segure-se bem porque há muito para aprender! Prepare-se para conhecer um dos métodos e ideias mais interessantes que podem mudar a forma como pensa sobre a jardinagem - a hugelkultur. Hoje vamos falar sobre o porquê de ser uma das melhores escolhas para o seu jardim!

O que é hugelkultur?

Quando ouvi pela primeira vez o termo hugelkultur, pensei que se tratava de um tipo de método calmante. Acontece que não é, mas é um método de construção de canteiros elevados para jardim! Hugelkultur é um método de jardinagem em que o solo é moldado em montes. A palavra "hugelkultur" (pronuncia-se hoogle-culture ou hoogle-cool-tour) é alemã para "monte de colina" ou "cultura de colina".

Criar a sua cama Hugelkultur

Os canteiros elevados Hugelkultur são utilizados há muito tempo e são uma forma eficaz e sustentável de jardinagem. Consistem em construir um canteiro elevado empilhando troncos e ramos em forma de monte e depois colocando terra, composto e cobertura vegetal por cima.

O que torna esta técnica tão boa é que os troncos e os ramos funcionam como uma esponja, retendo a humidade e libertando-a lentamente para o solo. A madeira em decomposição fornece então nutrientes ao solo.

Abaixo estão os passos que tomámos para construir a nossa cama. Há muitas maneiras de conceber uma cama Hugelkultur e, para nós, a parte mais importante foi utilizar a matéria orgânica que já tínhamos. Considere o que tem na sua propriedade e como pode utilizá-lo para criar camadas de matéria orgânica e criar uma cama Hugelkultur épica. Pense na cama como camadas de matéria orgânica em cima de madeira apodrecida.

O bosque desbravado

Passo 1) Começar com uma boa base

Decidimos construir a nossa hugelkultur num terreno que desbravámos para o nosso futuro pomar e jardim de plantas autóctones. Decidimos utilizar uma árvore caída com 6 metros de comprimento, que se tem estado a decompor há vários anos, como base para o nosso canteiro.

Se estiver a construir o seu canteiro no seu quintal, comece por desenterrar qualquer relva (guarde-a para o passo 3). Em seguida, cave uma vala com 12 a 18 polegadas de profundidade, mantendo a mesma profundidade a todo o comprimento do canteiro. Os canteiros têm de ser suficientemente estreitos para que possa chegar ao centro; sugerimos que não tenham mais de 1,5 metros de largura. Adicione os maiores troncos, ramos e material em decomposição mais longo ao fundo da vala. Este será o seucamada de base.

Camadas de madeira podre e galhos

Passo 2) Adicionar ramos e galhos

Adicione uma camada de ramos e galhos. Recomenda-se uma mistura de madeiras duras e macias, mas é melhor evitar certos tipos de madeira, folhas ou lascas. Estas representam um risco para as suas plantas. Algumas árvores alelopáticas incluem a nogueira (particularmente a nogueira preta), o eucalipto, a árvore do céu, a manzanita, o bordo de açúcar, o carvalho vermelho, o plátano, o goldenrod, o olmo americano e a pimenteira. As folhas destas plantas podem potencialmenteEmbora acabem por se decompor e perder os compostos perigosos, é melhor evitá-los desde o início.

Construção do monte

Passo 3) Colocar em camadas

Como se estivesse a construir um jardim de lasanha em cima de madeira, coloque material orgânico como relva e aparas de relva - ou qualquer outro material orgânico - e embale firmemente. Se tiver removido a relva, coloque-a com a raiz para cima sobre a madeira. Preencha quaisquer fendas ou espaços de ar com relva, folhas, composto e estrume.

Adubo/solo a adicionar na primavera

Passo 4) Adicione a sua terra

Em seguida, adicione, pelo menos, terra e embale-a o mais firmemente possível. Adicionar a quantidade certa de solo superficial a uma cama elevada hugelkultur é muito importante para garantir o crescimento saudável das plantas. De um modo geral, deve procurar adicionar uma camada de solo superficial com, pelo menos, 20 a 25 cm de profundidade, embora possa ser mais profunda, se desejar. Esta camada superior de solo deve ser composta por uma mistura de composto, estrume envelhecido eEsta combinação de materiais ajudará as suas plantas a obter todos os nutrientes de que necessitam para se desenvolverem.

O monte pode ser tão longo e alto quanto quiser, mas eu sugiro uma cama com 2 a 3 pés de altura, pois é mais fácil de trabalhar (e pode durar sem água durante duas ou três semanas). O meu tem provavelmente mais de 4 pés de altura. Felizmente, temos um trator para ajudar a tornar a tarefa de adicionar terra à camada superior muito mais fácil.

Passo 5) Regar

Não se esqueça de regar bem o seu canteiro depois de adicionar o solo superficial para o ajudar a assentar e para encorajar as raízes das suas plantas a espalharem-se através dele.

Etapa 6) Completar

Por fim, cubra o canteiro com uma camada de cobertura vegetal. Adicionar uma camada de cobertura vegetal ao seu canteiro hugelkultur é extremamente importante. A cobertura vegetal ajuda a manter os níveis de humidade no solo, protege-o do sol e fornece nutrientes às plantas. Também ajuda a reduzir as ervas daninhas, que de outra forma podem tomar conta do seu jardim. Além disso, a cobertura vegetal pode melhorar a textura do solo, permitindo uma melhor ventilação eTodos estes benefícios fazem da cobertura morta uma parte essencial da manutenção de qualquer canteiro de hugelkultur.

O melhor deste método é que lhe permite utilizar técnicas de permacultura para reduzir a quantidade de materiais necessários para encher os seus canteiros de hugelkultur. Ao mesmo tempo, pode utilizar alguns dos ramos, troncos e outros materiais lenhosos que possa ter por aí. Se for bem feito, a parte de hugelkultur do seu canteiro deve ser gratuita e poupar-lhe-á algum dinheiro

Os benefícios da Hugelkulture Gardening

  • O solo é solto e bem arejado, o que retarda o congelamento do solo nas zonas frias.
  • O método de amontoar ou inclinar o canteiro elevado aumenta a superfície, permitindo mais área de cultivo, o que é particularmente útil em jardins pequenos com espaço limitado.
  • Aumenta a retenção de água no solo, reduzindo a necessidade de regas frequentes. A madeira actua como uma esponja e equilibra os níveis de humidade.
  • Melhoria da fertilidade do solo e dos nutrientes devido à decomposição do material lenhoso na cama. Mesmo os vegetais com uma elevada necessidade de nutrientes podem ser cultivados sem a utilização de fertilizantes adicionais.
  • Excelente forma de utilizar ramos, pequenos troncos, lascas de madeira, restos de madeira e praticamente qualquer outro material lenhoso que tenha.
  • Redução do crescimento de ervas daninhas e da competição por água e nutrientes.
  • Redução da mão de obra para a preparação e manutenção do solo.
  • A decomposição da madeira no interior cria calor, que por sua vez aquece o solo mais rapidamente na primavera, permitindo um início de crescimento e colheitas mais precoces.
  • Aumento da biodiversidade devido à variedade de plantas e microorganismos suportados.
  • Complemento esteticamente agradável para qualquer jardim ou espaço exterior.

A hugelkultur funciona mesmo?

Sim! Este incrível método de hugelkultur pode trazer-lhe alguns benefícios espectaculares. Este método pode ajudá-lo a manter a humidade num só lugar, aumentar a fertilidade e até maximizar a superfície necessária para as plantas crescerem sem qualquer obstrução.

Os canteiros elevados hugelkultur são excelentes para dar às suas plantas a humidade de que necessitam durante o período de crescimento. A madeira utilizada na criação destes canteiros elevados fornece nutrientes que as plantas podem utilizar durante muito tempo, e a madeira também pode fornecer bastante calor, o que significa que o período de crescimento das plantas pode ser prolongado desta forma.as suas plantas para a estação, esta é muito provavelmente a melhor maneira de o fazer.

Qual a duração dos canteiros hugelkultur?

Um canteiro hugelkultur pode durar muito mais tempo do que outras técnicas de canteiros elevados, devido à forma como é construído, e é uma óptima maneira de adicionar nutrientes ao seu jardim ao longo do tempo. A decomposição dos materiais orgânicos no seu canteiro hugelkultur depende de alguns factores, tais como o tipo de madeira utilizada, o clima e a quantidade de água disponível.

O processo de decomposição adiciona matéria orgânica ao solo, que por sua vez fornece nutrientes para as plantas do jardim. À medida que a madeira é lentamente decomposta, também ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumentando a drenagem e o arejamento. Em geral, as camas elevadas hugelkultur são uma óptima forma de adicionar matéria orgânica e nutrientes ao seu jardim ao longo do tempo.

Em comparação com outras técnicas de canteiros elevados, como os canteiros de madeira mais comuns, os canteiros hugelkultur oferecem uma maior longevidade e são uma excelente opção sustentável para as suas necessidades de jardinagem.

Com que frequência devo regar o meu canteiro hugelkultur?

Um canteiro elevado hugelkultur é uma excelente forma de cultivar as suas plantas sem precisar de as regar com muita frequência. O monte de madeira e solo actua como uma esponja, absorvendo e retendo a humidade, que é depois libertada lentamente ao longo do tempo. Isto significa que não precisa de regar as suas plantas com muita frequência e que mais água permanece no solo, promovendo o crescimento saudável das raízes.

O monte proporciona igualmente uma drenagem excecional, pelo que, em caso de rega ou de chuvas fortes, a água escorrerá facilmente do monte e não se acumulará.

Lembre-se de que, nos primeiros anos, logo após a criação da cama de hugelkultur, existe um processo de compostagem que produz calor e que aquece o solo. Isto proporciona uma estação de crescimento mais longa, e tudo graças à matéria de madeira em decomposição. A madeira é adicionada como uma solução a longo prazo, libertando os nutrientes para o solo muito lentamente. Pode tirar partido demicroorganismos e nutrientes no solo sem a necessidade de fertilizantes.

Com o passar dos anos, o material de madeira decompõe-se lentamente e as pequenas bolsas de ar abrem-se no solo em decomposição. É assim que o ar chega às raízes das plantas que crescem nos canteiros Hugelkultur.

Qual deve ser a profundidade dos canteiros hugelkultur?

A profundidade também é outra consideração a ter em conta. As camadas combinadas de materiais orgânicos no topo da madeira devem ter pelo menos 12″ de profundidade e entre 2 a 4 pés de largura. A profundidade é importante para garantir que existe solo suficiente para suportar os sistemas radiculares das plantas que vai cultivar. A largura é significativa porque dará às suas plantas espaço suficiente para crescerem e se espalharemas suas raízes.

Além disso, a forma e o tamanho da sua cama elevada Hugelkultur podem ser personalizados para se adaptarem a qualquer espaço disponível no seu quintal ou jardim. As camas elevadas Hugelkultur são uma excelente forma de maximizar a produtividade de um espaço limitado, pelo que é essencial planear cuidadosamente o tamanho e a forma.

O que é que cresce bem na hugelkultur?

Os canteiros Hugelkultur proporcionam excelentes condições para várias plantas. Tudo o que precisa de ter em mente é que o lado norte proporciona uma armadilha solar, por isso concentre-se em adicionar aí as plantas que não precisam de muito sol. A parte superior pode proporcionar um solo bem drenado e ser um espaço excecional para todas as plantas que necessitam de uma boa drenagem. Por outro lado, as plantas que necessitam de muita água podem ser plantadas ema base da hugelkultur, onde a maior parte da água é armazenada.

Tencionamos utilizar a nossa para cultivar abóbora, abóboras e quaisquer outras plantas que tendem a ocupar demasiado espaço na nossa outra horta.

O resultado final

A jardinagem é um ótimo passatempo, mas também pode ser um desafio. É preciso muita pesquisa e experimentação para encontrar a combinação perfeita de plantas, solo e equipamento que funcione para si. Espero que este post tenha fornecido muitas dicas úteis para começar uma cama de hugelkultur elevada.

Estou certo de que agora deseja descobrir mais sobre o assunto, por isso, se quiser ler mais artigos sobre permacultura e jardinagem, sinta-se à vontade para navegar no meu blogue!

Como Associado da Amazon, ganho com compras qualificadas .

Gladi Tor

Por Gladi Tor